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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Antero de Quental foi Budista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FEITAIS, Paulo

Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A visão do budismo em Eça de Queirós Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REAL, Miguel

O Budismo evidencia-se no Eça de Fradique Mendes como uma entre diversas crenças que o homem europeu refinado do final do século XIX deve «experimentar» ou «crer» para uma total compreensão da essência da religião e, por via desta, da essência do homem. Não se trata, portanto, de uma adesão empenhada, mas de realizar o lema fradiquista de tudo experimentar para tudo conhecer. A experiência do Budismo integra-se, assim, na realização plena do homem do mundo próprio de uma mentalidade finissecular. O Budismo evidencia-se, deste modo, como mais uma religião que a «curiosidade» de Fradique Mendes exige conhecer.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato

Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Nirvana (ensaio psicopatológico dum dogma) de Manuel Laranjeira e as relações do Budismo com a Cul Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRAGA, Duarte Drumond

Parece justo afirmar que o desejo de vitalismo leva Laranjeira a projectar no “dogma” do Nirvana os problemas que lhe são caros: o misticismo enquanto a sua doença pessoal (como confessa em vários pontos da sua obra, nomeadamente na correspondência com António Carneiro), fazendo de O Nirvana e de A Doença da Santidade textos que vão além dos seus objectivos estritamente científicos. Assim o Nirvana recebe, em Laranjeira, os contornos simultaneamente de terapia e de doença (de que padecia): terapia do sofrimento universal, e doença, pois é a auto-indução de um esquecimento forçado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Buda e o Budismo num relâmpago em dois momentos de Teixeira de Pascoaes Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRANCO, António Cândido

Budismo e franciscanismo, eis então duas manifestações que em Pascoaes, através de um amor sem limite pelas formas inferiores da vida, parecem congéneres ou concordes uma da outra.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Prendimento e Desprendimento activo considerações de António Sérgio acerca do Budismo Popular Versão: pdf
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
PINHO, Romana Valente

Sérgio interpreta as teorias de Buda a partir das suas leituras anterianas e, especificamente, a partir das perspectivas budistas que Antero de Quental defende na sua obra. Um dos textos onde Antônio Sérgio mais discorre sobre o Budismo é Um problema Anteriano (Sobre a Ideia e a Realidade de Desprendimento Activo na Peregrinação Moral do Autor dos Sonetos), de 1943. Escrito em jeito de diálogo por considerar que, dessa forma, seria mais acessível ao grande público, o autor apresenta quatro interlocutores que inicialmente se mostram dispostos a debater as Cartas de Antero de Quental.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Para um diálogo e uma espiritualidade inter e trans-religiosos: uma reflexão a partir de Agostinho d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORGES, Paulo

Conferência proferida em 5 de Maio de 2007, no I Encontro Internacional de Lisboa – «Religiões, Violência, Razão» – organizado pelo Grémio Lusitano.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A leitura do Budismo na obra de Dalila Pereira da Costa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LOPO, Rui

Dalila Pereira da Costa identifica na tradição cultural portuguesa uma predestinação teleológica ecuménica que seria visível principalmente na acção e obra dos poetas e pensadores da Renascença Portuguesa. Refletindo, sobretudo, a partir do Cristianismo, estes autores teriam previsto, antecipado e proposto uma transformação histórica no sentido de um universalismo real por vir.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Perdição, orientação e a urgência do Caminho - o Budismo e a Cultura Portuguesa, uma abordagem herme Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FEITAIS, Paulo

É nosso propósito neste artigo tentar uma aproximação entre o Ocidente e o Oriente, com o fito da diferença radical e da divagação firmante, e da complementaridade, contrapondo duas, várias na sua intrínseca assunção, provações do Infinito: a intencionalidade mito-poiético que emerge na cultura portuguesa e toma corpo nos seus mais representativos autores, bem como no âmago das tradições populares, e o Budismo, encarado a partir de alguns dos seus mais significativos afloramentos simbólicos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!História do Budismo em Portugal e da União Budista Portuguesa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TEIXEIRA, António Coelho

Sintetizam-se os aspectos históricos principais referentes à introdução do Budismo na Europa, nomeadamente das escolas do Zen, do Theravada e do chamado Budismo Tibetano, dada a influência que as mesmas tiveram na posterior introdução em Portugal. Apresenta-se, cronologicamente, uma visão genérica da história do Budismo em Portugal, desde a sua introdução, por finais dos anos setenta, à fundação das diferentes escolas budistas passando pela União Budista Portuguesa e realçando algumas das principais actividades e realizações empreendidas pelas mesmas até aos dias de hoje.

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