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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei Popular Versão: pdf
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.

Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso e a interpretação da lei Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar

O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São
Paulo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso ameaça o conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Tait, Marcia

Seria o Ensino Religioso uma ameaça ao conhecimento científico? A verdade sobre as coisas é objeto da razão ou da fé? O mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução, ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina? O debate que atravessa séculos surgiu com a própria história do conhecimento humano, e no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status de verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o Ensino Religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado. Conhecimento científico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O divino e o profano: a inserção de novos discursos na festa do divino espírito santo em Barra Velha Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BERNARDES, Juliano

A Festa do Divino Espírito Santo de Barra Velha, era considerada a mais antiga e importante festa do município. Em 1997, foi criada a Festa Nacional do Pirão. Assim como as festas de outubro no Estado de Santa Catarina, a Festa do Pirão visa a incrementação do turismo durante o feriado de sete de setembro. A proibição da comercialização de bebidas alcoólicas nas festas da Igreja tornou a Festa do Divino uma festa secundária no calendário festivo da cidade. A Festa Nacional do Pirão, atualmente é anunciada como a festa mais importante do município de Barra Velha.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O dilema epistemológico do ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Este texto analisa e debate o dilema epistemológico decorrente da inclusão da disciplina ensino religioso no currículo das escolas públicas de ensino fundamental. Insere esse debate nos dilemas epistemológicos dessa disciplina em relação à liberdade de religião numa federação republicana, retomando o debate político acerca da separação entre Igreja e Estado. Analisa as diversas constituições brasileiras e a relação que foram estabelecendo com esse dilema. Analisa, posteriormente, alguns pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre a disciplina ensino religioso e temas correlatos.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Liberdade religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O desafio do ensino religioso na educação infantil: uma reflexão sobre a formação e a prática do edu Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KUCEK, Cornélia Fantini; FELDKIRKER, Kizzy

A Educação Infantil é a primeira etapa do desenvolvimento escolar da criança e sendo nela que toda a base de formação acontece, independente da área do conhecimento a que nos referimos, não é possível deixar de atentar para a importância de uma formação com qualidade para o Ensino Religioso entre estes educandos. O presente texto aborda as dificuldades que os educadores desta faixa etária podem encontrar para desenvolver seu trabalho, no que se refere à falta de formação específica do docente, sendo que em sua maioria, os que trabalham nesta área são professores generalistas; bem como a restrição de materiais didáticos adequados para este ensino. Buscamos levantar polêmica sobre a formação dos professores e ao mesmo tempo evidenciar a necessidade de uma busca de material adequado ao trabalho que deve ser desenvolvido.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino Religioso. Formação de professores. Prática pedagógica. Material didático.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O contexto pluralista para a formação do professor de ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa

O pluralismo religioso no Brasil é cada vez mais explícito, sobretudo no que diz respeito ao processo de busca de algo que transcenda o ser humano. Nesta perspectiva, não apenas a mobilidade entre as opções de pertença a religiões, de modo particular a desinstituicionalização religiosa dos brasileiros, está sendo analisada, mas, neste contexto, está sendo estruturado um novo modelo de ensino religioso que contribua na discussão do aspecto religioso presente nas pessoas e na sociedade deste país.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Brasil. Movimentos Religiosos. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Condado, a Terra-Média e o Mar – A nostalgia de Tolkien Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KLAUTAU, Diego

O livro O Senhor dos Anéis, do escritor inglês J.R.R. Tolkien apresenta em sua formulação uma crítica de matriz agostiniana do processo histórico da modernidade, consonante com a crítica do magistério católico a formulação ideológica do modernismo. Assim, O Condado, a Terra-Média e o Mar expressam a realidade do estado-nação, do capitalismo e da ciência moderna que configuram a modernidade, que a partir dos conceitos de concupiscência de Santo Agostinho, isto é, orgulho, prazer e curiosidade vã, fundamentam o processo histórico como oposição aos valores de uma Cristandade medieval, referência literária de Tolkien. A narrativa tolkieniana apresenta a configuração dessas três bases no processo da arte literária, da criação de mundos secundários, ou subcriação segundo Tolkien, em que o artista reflete em sua obra as bases da criação realizada pelo Deus cristão. Numa perspectiva histórica, segundo Jacques Le Goff e Marc Bloch, e filosófica, a partir de Santo Agostinho, a literatura adquire a espessura de tratado sobre virtudes da criatura como dom e resposta ao Criador, que sustenta e mantém a criação, inspirando a criatura humana, integrante dessa criação, a também ser criadora, ou especificamente subcriadora.

Palavras-chave: Literatura. Modernidade. Agostinho.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Soteriologia na Trilogia Religiosa de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno, O Auto Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COSTA, Marcos Alberto Galdino

Este trabalho tem como alvo, mostrar o conceito de salvação no teatro religioso de Gil Vicente, “a trilogia das barcas”, dando-nos assim, uma oportunidade de percebermos a idéia popular e clerical a respeito de tão relevante assunto, em vésperas da Reforma Protestante. Ainda tentaremos mostrar por meio do conceito de salvação de Gil Vicente que, tanto a salvação pela graça, quanto à salvação por méritos humanos, já eram fundamentos antigos e sólidos, influenciadores na vida cotidiana dos indivíduos, tanto no âmbito clerical quanto no laicato. A salvação nas obras de Gil Vicente que são, tanto pelas obras como também, pela graça divina, mostram conceitos ensinados antes de Gil Vicente, durante sua vida e que perdura até nossos dias, e, que foram e ainda são aceitos pelas sociedades em suas mais variadas formas. Pois, há cristãos que entendem ser a salvação responsabilidade única do ser humano, outros entendem que é obra exclusiva de Deus e, outros que é obra de Deus com a cooperação do ser humano. Temos ainda a pretensão de mostrar que a igreja com sua força religiosa e política, é formadora e transformadora de opiniões na sociedade onde ela está inserida.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Comando da Felicidade sobre a Dimensão Trágica dos Rituais de Cura Nova Era Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMARAL, Leila

O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre cura e espiritualidade Nova Era. Através da interpretação de alguns rituais, denominados “vivências”, pretende-se desenvolver o seguinte argumento: o divertimento e a dor são constitutivos dessa espiritualidade, porque se apresentam como condições eficazes e provocadoras da transformação espiritual requerida. Pretende-se, enfim, chamar a atenção para dois grupos de elementos éticos que emergem dos rituais: a) aqueles que indicam recusa da lógica do poder pela qual se conjugam relações de perdas e ganhos, opressão e resistência e b) aqueles relacionados ao jogo e à brincadeira. Ambos os grupos decorrem de situações voláteis experimentadas pelos participantes. Situações que são criativo-destrutivas, porque oferecem meios rituais para espreitar, no sofrimento, na dor, e nas situações decadentes de suas vidas, a oportunidade de retomar o comando da felicidade.

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