Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico à Procura de Lugar na Primeira República Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 11/6/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
Este artigo tem por objetivo traçar um estudo analítico sobre a formação do pensamento católico e sua efetiva abrangência na formação cultural da sociedade brasileira. O recorte historiográfico está no contexto dos finais do século XIX até aproximadamente às três primeiras décadas da Primeira República. Na primeira parte do trabalho, será analisada a revitalização do catolicismo brasileiro que, no seu projeto de sair do regalismo do Período Imperial, começou a afirmar sua autonomia tendo por base o ultramontanismo. Dessa situação, surgiu no país o tradicionalismo como nova reestruturação do pensamento católico que terá ações efetivas de afirmação por parte do clero brasileiro e sua intervenção na vida cultural. Na segunda parte de nossa reflexão, serão demonstrados, os aspectos políticos e sociais da passagem do Império para a Primeira República. A partir dessa perspectiva é que será analisada a renovação do pensamento católico num ambiente em que transitam as ideias positivistas, liberais e cientificistas, e que, à primeira vista, torna-se um lugar inóspito para as ideias filosóficas e teológicas cristãs do catolicismo.
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1141 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CURY, Carlos Roberto Jamil
O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o ensino religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.
Palavras-chave: Ensino religioso. Laicidade. Religião.
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1127 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Quem toca o sino não acompanha a procissão: toques de sino e ambiente festivo em Ouro Preto |
Versão: pdf Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
MONTANHEIRO, Fábio César
Instrumento sonoro de origem oriental, o sino difundiu-se amplamente pelo mundo cristão ocidental. Já a regra de São Bento (século VI) pontuava o dia dos monges por alguma forma de sinal sonoro. Na chamada para os ofícios divinos os monges deveriam, ao primeiro sinal dado para Noa, por exemplo, largar “cada qual o seu trabalho, de modo a estar preparado para quando tocar o segundo sinal” (Regra, 1951, p.60). O texto é claro quanto à existência de um “sinal” para congregá-los, porém não explicita de que natureza seria. Porém, já nessa época os sinos funcionariam como marcadores temporais, pois segundo Le Goff, desde os séculos VI e VII, o tempo da Igreja soado em torres de mosteiros e catedrais passaram a regular não apenas a vida dos homens da Igreja, mas também dos homens em geral.
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1124 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st1.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Em contato com o espaço do além: proposta para uma Geografia do Espiritismo |
Versão: PDF Atualização: 26/4/2011 |
Descrição:
SAHR, Wolf-Dietrich GODOY, Marino Luís Michilin
Este artigo apresenta uma abordagem teórico-metodológica dentro da Geografia da Religião, que estabelece uma compreensão da espacialidade do fenômeno social espírita. Para tanto, consideram-se, aqui, três instâncias de análise principais, a entender: a espacialidade narrativa, a qual busca compreender as relações estabelecidas entre o plano terreno e o espiritual, numa concepção geográfica própria do Espiritismo; a espacialidade prática, que evidencia as práticas e relações estabelecidas entre os espíritas e seu ambiente, caracterizando a geografia social do Espiritismo e dos espíritas; e sua espacialidade institucional, demonstrando as relações entre as atividades individuais e dos Centros Espíritas e os órgãos federativos do Espiritismo.
Palavras-chaves: Geografia da Religião. Espiritismo, EspaçoMUNDO. Espacialidades.
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