Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Anotações sobre religião e formação de professores Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARIANO, André Luiz Sena

Refletir sobre as questões de diversidade cultural no mundo atual é uma atividade da qual não podemos nos eximir. A configuração de um mundo cada vez mais globalizado, paradoxalmente, ao mesmo tempo que ressalta as particularidades de cada comunidade ou cultura, tem caminhado para uma utopia de homegeneização.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Igreja Católica e Seu Papel Político no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ZEVEDO, Dermi

Este texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A contribuição, do ponto de vista do professor-leitor, da revista diálogo para o Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARDOSO, Cláudia Regina Tavares; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

A Diálogo – Revista de Ensino Religioso – tem contribuído para a formação dos professores no Brasil e na propagação do Ensino Religioso (ER), como área de conhecimento, desde a criação em 1995 até 2005, quando completou 10 anos de criação. Essa contribuição se dá por meio dos temas abordados e também pela ótica dos educadores, que buscam contribuir na elaboração da revista, enviando seus questionamentos e sugestões. A Revista Diálogo é editada pela Paulinas, desde outubro de 1995 e nasceu das aspirações de professores do ER. Criada em pleno debate da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que em 1997 ocorreu a revisão do Artigo 33, da Lei 9.475/97, que reforçou o ER como disciplina curricular e área de conhecimento a ser ensinado nas escolas públicas do ensino fundamental. O formato da Diálogo foi estudado pelos elaboradores, pensando no(a) professor(a)-leitor(a) do periódico, conforme descreve a editora, Irmã Luzia Sena, em entrevista: “(...) nós começamos do zero (...) pensando no formato da revista, colocando-nos no lugar do professor, como ele queria que fosse”. Da relação entre o professor-leitor e o periódico Diálogo há todo um processo de comunicação e recepção em que produto (a Revista) oportuniza ao público-sujeto-leitor-receptor (o professor) aquisição de conhecimento, de informação. O professor-leitor, por sua vez, retorna esse saber e interfere na elaboração da Revista. Para analisar as 134 Cartas dos Leitores da Revista Diálogo buscou-se agrupá-las em categorias, que facilitam o processo de análise. Da participação dos leitores em se corresponder com a direção da Revista Diálogo, 93 são do sexo feminino, sendo que os universos feminino e masculino que escreveram estão concentrados na região Sudeste do Brasil. Como “Formação” entendeu-se na leitura das cartas que são utilizadas, ao menos, com três fins específicos: na informação e atualização do(a) leitor(a)-receptor(a); como subsídio para atuação do professor em sala de aula e como material de apoio, manuseado pelos estudantes. Ao analisar as cartas, observando a formação e atuação dos receptores da Diálogo consegui-se delinear o perfil desse(a) leitor(a). Entre os correspondentes, 46,25% (62 leitores) não especificaram a formação ou a atuação profissional e 31,34% são professores do ER nas redes pública e particular e também religiosos(as). No uso da Revista Diálogo como “subsídios para a atuação em sala de aula” percebe-se a satisfação de 37,31% dos(as) leitores(as). Como o(a) receptor(a)-leitor(a) percebe a revista, pode vir a influenciar em seus sentimentos com relação ao objeto do conhecimento, neste caso o ER. O formato da Revista, a visualização, com imagens, fotos e ilustrações interferem na assimilação do objeto lido. Entre o universo de correspondências, 74 referem-se positivamente a apresentação da Revista Diálogo.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Periódico. Público-sujeto-receptor. Professor-leitor. Comunicação.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Livro Religioso no Brasil Recente: Uma Reflexão sobre as Estratégias Editoriais de Espíritas e Eva Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LEWGOY, Bernardo

O segmento do livro religioso é o que mais tem crescido no mercado editorial brasileiro. O presente artigo sugere um mapeamento preliminar deste fenômeno, partindo da hipótese de que o livro e a leitura, quando relacionados com o universo religioso, nem podem ser reduzidas a expressões particulares do crescimento geral de determinados grupos religiosos, nem podem ser nivelados a um genérico mercado religioso, apresentando problemáticas e características próprias. O mercado editorial religioso expressa tanto o crescimento de grupos particulares – como os neopentecostais – quanto tendências culturais genéricas de passagens entre fronteiras doutrinárias e denominacionais, aonde o grau de troca interdenominacional, expresso pelos indicadores do mercado e pelos títulos das editoras é maior do que o admitido pelos discursos dos líderes das Igrejas. A partir do exame dos casos espírita e evangélico, pergunta-se aqui pela autonomia do fenômeno e sugere-se que tanto as ideias de mercado quanto de cultura devem ser combinadas a fim de dar conta de um modelo interpretativo abrangente do fenômeno.

Downloads 628  628  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2266
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Geografia da Religião a partir das formas simbólicas em Ernst Cassirer: um estudo da Igreja Internac Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SILVA, Alex Sandro da; FILHO, Sylvio Fausto Gil

A Geografia da Religião se desenvolve junto com a nova Geografia Cultural no Brasil a partir da década de 1990. Os estudos das relações entre religião e espaço possuem várias abordagens, alguns trabalhos são focados na estrutura espacial da religião, enquanto outros buscam a análise da percepção espacial e do espaço de ação do Homem religioso. Com base na filosofia das formas simbólicas de Ernst Cassirer, parte-se do pressuposto de que a espacialização do fenômeno religioso é extensão da ação intuitiva do Homem através do sentimento e do pensamento religioso. Dessa forma, um procedimento teórico fecundo para o estudo do fenômeno deve partir da análise do espaço intuitivo do sentir, conceber e agir do Homem religioso. Para exemplificar essa abordagem da espacialização do fenômeno religioso, analisar-se-á o caso da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Palavras-chave: Religião. Geografia. Formas simbólicas. espacialização

Downloads 628  628  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Comando da Felicidade sobre a Dimensão Trágica dos Rituais de Cura Nova Era Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMARAL, Leila

O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre cura e espiritualidade Nova Era. Através da interpretação de alguns rituais, denominados “vivências”, pretende-se desenvolver o seguinte argumento: o divertimento e a dor são constitutivos dessa espiritualidade, porque se apresentam como condições eficazes e provocadoras da transformação espiritual requerida. Pretende-se, enfim, chamar a atenção para dois grupos de elementos éticos que emergem dos rituais: a) aqueles que indicam recusa da lógica do poder pela qual se conjugam relações de perdas e ganhos, opressão e resistência e b) aqueles relacionados ao jogo e à brincadeira. Ambos os grupos decorrem de situações voláteis experimentadas pelos participantes. Situações que são criativo-destrutivas, porque oferecem meios rituais para espreitar, no sofrimento, na dor, e nas situações decadentes de suas vidas, a oportunidade de retomar o comando da felicidade.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2256
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Identidade cristã e pluralismo religioso contemporâneo: uma reflexão a partir da abordagem teológica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PANASIEWICZ, Roberlei

A pluralidade religiosa é uma realidade que perpassa a reflexão teológica da atualidade. O diálogo inter-religioso apresenta-se como uma necessidade do mundo contemporâneo. Esta nova conjuntura sócio religiosa desinstala o cristianismo de seu posicionamento auto-centrado que durante séculos ocupou papel de destaque no cenário internacional. Como compreender esta diversidade religiosa? Qual é o específico cristão neste universo plural? Há salvação em outras religiões ou o cristianismo é a única mediação? O objetivo dessa comunicação é responder a esses questionamentos demarcando a identidade cristã a partir da reflexão de Claude Geffré. Nascido em Niort, França, em 1926, é teólogo católico e padre da Ordem dos Pregadores (Dominicano). É do interior do inclusivismo aberto que desenvolve sua reflexão buscando demarcar a identidade cristã numa perspectiva de abertura ao diálogo com outras tradições religiosas.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Por que ensinar sobre religião na sala de aula? Uma abordagem pragmatista face ao Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Eulálio

A fala apresentada nesta mesa redonda pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um objeto capaz de justificar uma área de conhecimento, a saber, a ciência da religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a urgência de disciplina inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Colocar esta questão em debate implica em chamar ao debate dos caminhos que devem ser construídos para falar-se com propriedade duma cientificidade do fato religioso.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da religião em os demônios de Dostoiésvski Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SAKAMOTO, Jacqueline

É de Dostoiévski a famosa colocação: A Beleza salvará o mundo. E a força de sua penetrante investigação que busca atingir as bases de todas as coisas encontra-se justamente na consideração do homem e da Beleza como mistério.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »