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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun

O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Diversidade Religiosa e Direitos Humanos Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Secretaria Especial de Direitos Humanos

O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.

Palavras-chave: Liberdade. Religião.Direito.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ecumenismo de serviço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
COUTO, Edilece Souza

Em 2008 o movimento ecumênico tem dois bons motivos de comemoração: os 60 anos do Conselho Mundial de Igrejas – CMI e 35 anos da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. O momento é propício para a análise das ações dessas entidades ecumênicas. Fundado em 1948, com sede em Genebra – Suíça, o CMI, referendado na teologia cristã, visava unir os cristãos, responder às inquietações e desafios dos conflitos mundiais e da nova ordem sócio-econômica e contribuir para a construção de um mundo de paz e justiça. Procurou aliar Evangelho, Igreja e sociedade na luta pelos direitos humanos, libertação das opressões políticas e da exploração sócio-econômica. No Brasil, em 1973, as Igrejas e denominações protestantes e a Igreja Católica Romana criaram a CESE, com o objetivo de apoiar, financiar e acompanhar a execução de projetos de ação social e ajuda aos movimentos populares. Esse trabalho visa traçar algumas considerações sobre a atuação da CESE como entidade ecumênica prestadora de serviço em prol da promoção humana. Porém, torna-se necessário explicitar o que seja ecumenismo de serviço e a sua prática a partir da criação do CMI.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação e instituições religiosas  Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
OTTO, Clarícia; KRETZER, Altamiro Antônio

Neste trabalho objetiva-se discutir sobre o processo de socialização por meio do qual as instituições religiosas inculcam determinadas verdades. Especificamente, refere-se à Igreja Católica no Brasil e de seus procedimentos estratégicos no campo educacional, no período republicano. Os porta-vozes dessa instituição fazem acreditar em modos de pensamento preestabelecidos que devem ser incorporados. Obviamente, esse processo é dinâmico, e, em meio a conflitos e resistências, indivíduo e instituição interagem influenciando-se mutuamente. Metodologicamente, para demonstrar como os sujeitos do campo religioso constroem trajetórias de ação institucional no campo educacional, de modo a não se perceber as fronteiras entre um campo e outro, este trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte aborda os aspectos teóricos e contextuais da Igreja Católica. A segunda exemplifica como os padres da Ordem Franciscana assumiram o processo de socialização institucional ao incorporarem um conjunto de valores em prol e pelo monopólio da educação escolar.

Palavras-chave: Educação. Igreja Católica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação, religiosidade e direitos humanos - reflexões para a discussão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARBONARI, Paulo César

Refletir sobre educação, religiosidade e direitos humanos é uma tarefa complexa. Exige articular a compreensão de cada um dos conceitos e também as relações possíveis entre eles. Os territórios conceituais abrangidos neles tocam experiências e vivências humanas fundamentais, por isso, mais do que construir definições, trata-se de buscar as implicações abrangidas, modestamente, a fim de desenhar possíveis pontes que possam abrir ao debate.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Efetivação do Ensino Religioso nas escolas públicas no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Aluna: Tânia Conceição Iglesias do Amaral
Prof. Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador)

A partir da promulgação da alteração do artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394 de 20 de dezembro de 1996), feita pela Lei 9.475/97, o Ensino Religioso tem-se constituído em um foco de grande interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional. O núcleo desse interesse é questionamento da legitimidade do Ensino Religioso, principalmente na escola pública, e mais recentemente a inserção dessa modalidade de ensino como disciplina constante da base comum da grade curricular da educação nacional brasileira. Ocorre que, durante o processo histórico educacional do Brasil, excetuando o período da instituição da República, quando se estabeleceu um conflito entre Estado e Igreja, o Ensino Religioso sempre foi nomeado como disciplina escolar, mesmo que nem sempre tenha tido tal caráter. A novidade é que a partir de julho de 1997, por meio da Lei 9.475, o Ensino Religioso ganhou uma nova configuração que se encontra organizada no documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), que lhe permitiu ser assumido como parte integrante da formação básica do cidadão pelo sistema educacional brasileiro no campo da organização dos conteúdos do componente curricular.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Sistema educacional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!El uso del piropo como ejemplo de motivación para el estudio de aspectos culturales en la clase de E Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Proponemos introducir a los estudiantes de español en uno de los aspectos culturales, el piropo, mediante la lectura inicial del cuento Lingüistas del uruguayo Mario Benedetti, y realizando, con la motivación inicial alcanzada, una serie de actividades de diversa índole, que deben propiciar tanto un uso pragmático de la lengua, como un acercamiento a la cultura y lengua de los países hispanohablantes.

Downloads 1884  1884  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Nov. 2002  Site http://
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em contato com o espaço do além: proposta para uma Geografia do Espiritismo Popular Versão: PDF
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SAHR, Wolf-Dietrich
GODOY, Marino Luís Michilin

Este artigo apresenta uma abordagem teórico-metodológica dentro da Geografia da Religião, que estabelece uma compreensão da espacialidade do fenômeno social espírita. Para tanto, consideram-se, aqui, três instâncias de análise principais, a entender: a espacialidade narrativa, a qual busca compreender as relações estabelecidas entre o plano terreno e o espiritual, numa concepção geográfica própria do Espiritismo; a espacialidade prática, que evidencia as práticas e relações estabelecidas entre os espíritas e seu ambiente, caracterizando a geografia social do Espiritismo e dos espíritas; e sua espacialidade institucional, demonstrando as relações entre as atividades individuais e dos Centros Espíritas e os órgãos federativos do Espiritismo.

Palavras-chaves: Geografia da Religião. Espiritismo, EspaçoMUNDO. Espacialidades.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em Nome da Caridade Cristã: O Papel da Igreja Católica Brasileira do Tratamento aos Leprosos Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
CÂMARA, Cidinalva Silva

Ao longo da história a lepra e leproso foram objetos de estigmatização e isolamento. No Brasil, não foi diferente. O modelo de tratamento para a doença foi fundamentado na exclusão do enfermo e no seu confinamento em instituições asilares. Inicialmente, a maioria destas instituições era mantida por ordens religiosas católicas que se dedicavam a cuidar dos leprosos em nome da boa caridade cristã. Porém, a partir do final do século XIX, o cuidado com os leprosos passou a ser responsabilidade exclusiva do poder público que passou a confinar os leprosos, muitas vezes de forma compulsória, em asilos-colônia, isto tudo feito em nome da saúde pública e da boa ordem social. Nesta artigo pretendo analisar ações e formas de intervenção desenvolvidas pela igreja católica direcionadas aos leprosos no Brasil. Pretendo identificar as instituições direcionadas aos leprosos mantidas por religiosos e ordens religiosas, bem como seu destino após a estatização do tratamento da lepra e dos cuidados com os leprosos.

Palavras-chave: Lepra. Igreja Católica. Isolamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
RODRIGUES, Edile M. Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos

O Ensino Religioso, como área de conhecimento, tem se preocupado com uma formação específica que visa as necessidades dos professores, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. A partir 218 desenhos e frases foram investigadas as concepções de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. A utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante da investigação, pois demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. Os dados apontaram quatro concepções: Transmissão e desenvolvimento de valores, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e Área de conhecimento. Os riscos e rabiscos esboçam o desenho de uma mudança significativa para a história do ER no Paraná: a superação das aulas de religião catequéticas e a preocupação com conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação de professores. Concepções de Ensino Religioso.

Downloads 730  730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
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