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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Islã Clássico: itinerários de uma cultura Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PEREIRA, Rosalie de Souza. (Org.).

Lançado recentemente pela editora Perspectiva, o livro “O Islã Clássico: itinerários de uma cultura” (organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira) é uma importante obra a respeito do Islam e da cultura árabe. Trata-se de uma preciosa contribuição para pesquisadores da cultura árabe e do Islã no Brasil, visto ser ainda escasso entre nós – dada a complexidade do tema - o material produzido sobre o mundo muçulmano.

Palavras-chave: Islã. Cultura. Muçulmanos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos que Unifica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVAL, Isaias; KEINKE, Rita de Cássia Marques; DALDEGAN, Viviane Mayer

A educação, no contexto contemporâneo, possui o grandioso papel de incentivar a sociedade para uma mudança de postura frente as diferenças e por assim dizer, pautar-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É nesse sentido que situamos o Ensino Religioso como uma área de conhecimento merecedora de estudo com leitura nas mais diversas áreas do conhecimento. Portanto, a idéia que se propõe é uma reflexão fundamentada na Pedagogia da Alteridade, não voltada para a vivência de valores enquanto estudo isolado dos mesmos, mas uma postura crítica que apóia-se naquilo que o outro tem a me dizer, entendendo dessa forma, a diversidade dos fenômenos religioso. Em virtude dessa mentalidade tem-se a intenção de despertar a sociedade para o ethos alicerçado no saber ouvir o diferente. Para isso, é importante ter claro a diferença entre a reciprocidade e a gratuidade, grande desafio da prática pedagógica do Ensino Religioso. Esta proposta acarretará numa educação global, desvinculada de preconceitos, uma herança para as gerações futuras, tarefa fundamental da escola enquanto construtora e reconstrutora dinâmica da diversidade de saberes.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Ethos. Alteridade. Gratuidade. Reciprocidade. Fenômeno religioso. Saber ouvir.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formar acólitos da educação ou produtores do conhecimento? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

“O professor é aquele que de repente aprende”, afirma Riobaldo, no romance “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Dessa maneira, este é o desafio que coloco ao refletir sobre a formação do docente, de maneira particular no Ensino Religioso, partindo do pressuposto que este profissional deve ser capacitado como todo e qualquer professor, já que será responsável por um dos componentes curriculares com uma intenção clara: a formação do cidadão que possui uma cultura e está inserido em contexto de rápidas e significativas transformações.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

A questão dos cursos de Especialização ou pós-graduação lato sensu, oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução. Estes cursos são oferecidos para matrícula de portadores de diploma de curso superior e ficam sujeitos à supervisão dos órgãos competentes a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição.

Palavras-chave: Curso. Especialização.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fischmann, Roseli

“...a questão do direito à educação e suas inter-relações com o direito à liberdade de crença num Estado laico, como é o Brasil, é preciso antes lembrar documentos jurídicos nacionais e internacionais de proteção de direitos no campo religioso e da educação. Ao mesmo tempo, é indispensável lembrar características da história do Brasil, no que se refere ao Estado como construção histórica...”.

Palavras-chave: Educação. Campo religioso.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo Tupiniquim, Modernidade e Democracia: limites e tensões da(s) identidade(s) evangélic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CERVEIRA, Sandro Amadeu

Esse trabalho pretende apresentar elementos para o debate a respeito da identificação do ser evangélico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva político relacional de identidade. Exploramos alguns elementos sociológicos comuns à maioria das comunidades evangélicas, analisados utilizando a noção de seita como concebida por Weber e Troeltsch. Sem pretensões de descrever minuciosa e exaustivamente os elementos litúrgicos ou doutrinários das muitas denominações evangélicas, propõe-se que essa forma específica de organização eclesiástica sectária, marcada pelo conversionismo, denominacionalismo e condição minoritária, deve ser levada em consideração no esforço analítico sobre a identidade evangélica no Brasil. O foco do trabalho, portanto, concentra-se na interação entre o jogo de forças envolvido na construção dessa identidade e os processos de modernização e democratização.

Palavras-chave: Evangélicos. Identidade. Seita. Modernização. Democracia.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso ameaça o conhecimento Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Tait, Marcia

Seria o Ensino Religioso uma ameaça ao conhecimento científico? A verdade sobre as coisas é objeto da razão ou da fé? O mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução, ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina? O debate que atravessa séculos surgiu com a própria história do conhecimento humano, e no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status de verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o Ensino Religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado. Conhecimento científico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Imaginário religioso na construção de subjetividades nômades: O fenômeno da migração religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
FERREIRA, Amauri Carlos; GROSSI, Yonne de Souza

O campo do imaginário religioso tem seu fundamento em narrativas sagradas que podem ser compreendidas a partir de categorias míticas e utópicas. A primeira remonta à origem da religião, permitindo entender o sentido da fundação dos fenômenos religiosos; a segunda abre possibilidades para se apreender migrações religiosas a partir de utopias construídas por subjetividades nômades. Tal pressuposto permite compreender narrativas sagradas em tempos históricos que configuram imaginários epocais, sendo representados pelo deus romano, Jano,com suas duas faces contrapostas.O caminho escolhido pelo estudo ancora-se teoricamente em Mircea Eliade e Ernest Bloch, respectivamente, em concepções referentes ao sagrado e aos sonhos acordados. Assim, a comunicação está circunscrita à interseção entre religião e ciência, que traz o paradoxo do imaginário como elemento aglutinador na compreensão de grupos /indivíduos em procedimentos migratórios.

Palavras-chave: Imaginário religioso. Subjetividade nômade. Migração. Imigração religiosa.

Downloads 1499  1499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
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