Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O dilema epistemológico do ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Este texto analisa e debate o dilema epistemológico decorrente da inclusão da disciplina ensino religioso no currículo das escolas públicas de ensino fundamental. Insere esse debate nos dilemas epistemológicos dessa disciplina em relação à liberdade de religião numa federação republicana, retomando o debate político acerca da separação entre Igreja e Estado. Analisa as diversas constituições brasileiras e a relação que foram estabelecendo com esse dilema. Analisa, posteriormente, alguns pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre a disciplina ensino religioso e temas correlatos.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Liberdade religiosa.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na educação infantil de duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: o q Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANCO, Jordanna Castelo; CORSINO, Patrícia

Este artigo busca fazer uma análise dos conteúdos e das práticas de dez aulas de ensino religioso de turmas de Educação Infantil, de duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que atendem crianças de quatro a seis anos de idade e como e o que as crianças significam dessas aulas. Foi observado que nas aulas, dadas de forma ritualizada, as crianças rezam, cantam, ouvem histórias bíblicas moralizantes e doutrinárias, aprendem a obediência e o bom comportamento. Mas suas falas e ações revelam seus modos singulares de ver o mundo, refratando o discurso das professoras.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino religioso. Desenvolvimento infantil. Valores morais. Práticas pedagógicas.

Downloads 4578  4578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Educação, religiosidade e direitos humanos - reflexões para a discussão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARBONARI, Paulo César

Refletir sobre educação, religiosidade e direitos humanos é uma tarefa complexa. Exige articular a compreensão de cada um dos conceitos e também as relações possíveis entre eles. Os territórios conceituais abrangidos neles tocam experiências e vivências humanas fundamentais, por isso, mais do que construir definições, trata-se de buscar as implicações abrangidas, modestamente, a fim de desenhar possíveis pontes que possam abrir ao debate.

Downloads 5937  5937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso nas escolas públicas do Brasil: discurso e poder frente ao pluralismo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FILHO, Sylvio Fausto Gil

O ensino religioso no Brasil hodierno redefine-se sob a égide do pluralismo religioso. O processo de reestruturação do ensino religioso perpassa a discussão da hegemonia religiosa católica no país. Este parâmetro evidencia- se na construção de um discurso sobre o ensino religioso articulado pelos especialistas da religião que oscilam entre uma ênfase no aspecto confessional e outro fenomenológico de abordagem. No Paraná este embate adquire características polarizadas, de um lado o discurso das lideranças religiosas e de outro a práxis dos professores que atuam nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir deste contexto, considera-se que a iniciativa de democratização do saber não resolverá por si só os problemas do preconceito e intolerância religiosa. Associado à expansão do saber sobre o fenômeno religioso, necessita-se uma revisão do posicionamento dos líderes religiosos diante da comunidade e das entidades civis do ensino religioso.

Palavras-chave: Ensino religioso. Discurso religioso. Pluralismo religioso.

Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Área do conhecimento: educação religiosa princípios, objeto e objetivos do Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
O Ensino Religioso tratando do conhecimento religioso, é ao mesmo tempo historicamente construído e revelado. Tendo em vista isso, os conteúdos são complexos em si e muito mais em seu tratamento na pluralidade e diversidade da sala de aula. Essa complexidade requer do educador um aprofundamento mais apurado, pois é na relação do conhecimento religioso próprio (do professor), com o conhecimento religioso do outro, que o educando vai se sensibilizando para o mistério, compreendo o sentido da vida e da vida além morte, elaborado pelas Tradições Religiosas.

Downloads 1918  1918  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre crentes e pagãos: ensino religioso em São Paulo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LUI, Janayna de Alencar

O artigo procura refletir sobre as estratégias de atuação dos atores envolvidos no processo de implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado de São Paulo, tendo como foco as relações instituídas no interior do campo estudado. Com a análise da interpretação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e a posterior modificação de seu artigo n. 33 pela Lei n. 9.475/97, algumas questões envolvendo a escolha dos conteúdos, capacitação docente e formação do professor aparecem como indicativas para se entender o posicionamento dos grupos envolvidos. Pela participação de grupos como o Conselho de Ensino Religioso de São Paulo, a Associação dos Professores de Ensino Religioso de São Paulo, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Educação é possível compreender a formação do campo de disputa decorrente da implantação da disciplina nas escolas públicas.

Palavras-chave: Educação religiosa. Escolas públicas. Currículos. São Paulo.

Downloads 1446  1446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino Religioso e ciência da religião Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TIGAR, Robson

O presente trabalho tem por objetivo refletir a relação da disciplina de Ensino Religioso com a Ciência da Religião. Farei uma breve abordagem onde pretendo defender o Ensino Religioso como uma área de conhecimento, cujo conteúdo curricular seria o fenômeno religioso que segundo o meu ponto de vista deve ser investigado, analisado, estudado e refletido pelo campo da Ciência da Religião.

Downloads 7265  7265  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Interfaces entre o Ensino Religioso e a literatura infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, José

A elaboração de uma proposta metodológica para o Ensino religioso Escolar articula-se à compreensão dos vários elementos que condicionam a prática de tal disciplina. Trata-se, então, de compreender quais as concepções teóricas que subjazem os paradigmas didáticos do Ensino Religioso e como elas se configuram em termos de objetivos e de procedimentos técnico-metodológicas.

Downloads 2497  2497  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CURY, Carlos Roberto Jamil

O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o ensino religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.

Palavras-chave: Ensino religioso. Laicidade. Religião.

Downloads 941  941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A formação de docentes para o ensino religioso no Brasil: leituras e tessituras Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lilian Blanck de

Historicamente as relações estabelecidas entre Educação, Estado e Igreja em território brasileiro teceram a identidade do Ensino Religioso e a formação de docentes para esta disciplina no currículo escolar. A homologação da nova redação do artigo trinta e três (Lei n. 9.475/97) da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9.394/96 desafiou novas leituras e encaminhamentos à disciplina e conseqüente formação de docentes para esta área do conhecimento. Uma leitura histórica encaminha o presente texto, com o intuito de contribuir nas reflexões, estudos e discussões em relação às tramas, tecidos e tessituras, que configuram e conjugam a formação de docentes para o Ensino Religioso na atualidade brasileira.

Palavras-chave: História. Educação. Formação de Professores. Ensino Religioso.

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »