Categoria: Educação Fisica Artigos |
A reinvenção dos Jogos Olímpicos: um projeto de marketing |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PRONI, Marcelo Weishaupt
O objetivo deste artigo é examinar a transformação das Olimpíadas modernas, nas últimas décadas, desde uma ótica econômica. Basicamente, três questões devem ser respondidas: 1) O profissionalismo e a comercialização da competição esportiva corromperam o Olimpismo? 2) Qual a importância do marketing esportivo na metamorfose dos Jogos Olímpicos? 3) Os Jogos Olímpicos podem se tornar apenas um grande negócio? A análise sugere que uma mentalidade comercial foi lentamente se impondo desde 1960 e, após 1980, acabou encobrindo princípios tradicionais do Movimento Olímpico. E procura demonstrar que, na “era da globalização”, foi desenvolvido um projeto de marketing que definiu novas diretrizes de organização e financiamento do evento, preservou a imagem do Olimpismo na opinião pública mundial e “reinventou” os Jogos Olímpicos.
Palavras-chave: Esporte. Olimpismo. Marketing olímpico.
|
1493 0 bytes Esporte e Sociedade: ano 3, n9, Jul.2008/Out.2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 2/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Aptidão física e saúde. Qualidade de vida.
|
1519 0 bytes Revista Olhar de Porfessor, Ponta Grossa 4 (1), 20 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Físca da UENP, em relação aos aspectos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SIMEONI, Maria Cristina
Para conhecer o que os acadêmicos da UENP acreditavam ser um ambiente favorecedor da aprendizagem, organizei uma enquête com o objetivo de levantar qual é a melhor maneira de o aluno aprender um determinado conteúdo, durante as suas aulas. Com as respostas deste primeiro instrumento, pude elaborar uma coletânea de frases, onde o acadêmico deveria marcar um valor, de um até quatro, para cada um dos aspectos descritos. O caminho selecionado foi uma pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa. A frase descrita, escolhida como sendo um ótimo aspecto que favorece a aprendizagem, pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, foi àquela relacionada à ação de se “planejar aulas adequadamente”. Como resultado da pesquisa, para este grupo de alunos, concluí que um ambiente favorecedor de aprendizagem é aquele em que o professor planeja suas aulas adequadamente, oportunizando, ao aluno, vivenciar o que aprendeu; e, com o auxílio de diversas técnicas, apresenta desafios para os acadêmicos.
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Visão dos acadêmicos
|
1522 0 bytes UENP/CCS http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perdido na intensidade da concentração |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUMBRECHT, Hans Ulrich
Algumas vezes, as reações dos atletas profissionais tornam-se momentos particularmente inspiradores na vida de profissionais de Humanidades. Pois apenas os profissionais podem confirmar se nossas tentativas de construções conceituais estão em uma boa direção e, ao mesmo tempo, apenas eles têm a autoridade para justificar o esforço em levar adiante certos pensamentos que começam a emergir em nossas mentes como arrojados e, conseqüentemente, muitas vezes como imprecisos. Um tal momento intelectual decisivo aconteceu quando, durante um colóquio sobre “O Corpo Atlético” organizado pelo Departamento de Atletismo e pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Stanford, em 1995, Pablo Morales, três vezes medalhista de ouro olímpico em nado borboleta, explicou, quase en passant, como o viciante desejo de “perder-se na intensidade da concentração” 2 havia lhe trazido de volta às competições esportivas após uma primeira aposentadoria e em uma idade que simplesmente parecia impossibilitar qualquer performance de sucesso em nível mundial em seu esporte.
Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009
|
1530 0 bytes Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival
Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.
Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.
|
1545 0 bytes http://efartigos.atspace.org http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte entre os índios Kadiwéu |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha
O objetivo deste artigo é compreender o esporte, observando a organização e os sentidos frente às tradições culturais e às tensões, no grupo indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, Brasil. As fontes bibliográficas contemplaram autores de diferentes períodos e as fontes orais foram obtidas em pesquisas de campo, realizadas entre 1997-1999. A mitológica índole guerreira Kadiwéu foi, em determinado período, fortalecida pela inserção do cavalo. Recentemente, o fenômeno esporte adentrou o coletivo Kadiwéu, criando novas tensões. Os idosos percebem o esporte de forma diferente dos jovens, contudo a histórica resistência Kadiwéu está movimentando a dinâmica do grupo, renovando os sentidos sociais do mesmos.
Palavras-chave: Esporte. Jogo. Índios brasileiros. Índios Kadiwéu.
|
1613 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina |
|