Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da

Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Dança. Escola. Infância.

Downloads 693  693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.psicologia.com.pt  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Folclórica e Caminhada: Um estudo comparativo do gasto calórico de universitários Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO-NUNES, Solange Maria, AURINICE SAMPAIO, Irene-Monte, FERREIRA-EMYGDIO, Rogério et al

Objetivo Ao objetivo deste estudo foi analisar comparativamente o gasto calórico de universitários durante a prática da dança folclórica e da caminhada. Material e Métodos Pesquisa descritiva aplicada em 35 universitários, voluntários, com idade variando e 19 a 34 anos, de ambos os sexos. Membros do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Teresina, nas atividades de dança folclórica e caminhada. Com a balança Filizola e fita métrica Sanny, avaliou-se a Massa Corporal e a Estatura e com o acelerômetro Caltrac 100/100 Plan, o gasto calórico. Para tanto, utilizaram-se os testes paramétricos t de Student e correlação de Pearson, observando uma significância p<0,05, no sentido de comparar os resultados observados. Resultados Os resultados demonstram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de universitários, segundo o tempo de prática. Tal resultado constitui um forte indicativo de que a motivação e domínio da técnica, elementos diferenciadores dos dois grupos estudados, apresentam relações de compensação do gasto calórico, justificando a ausência de distinções significativas. Conclusão Neste sentido a dança, enquanto atividade física constitui um cenário equânime no que concerne ao gasto calórico. Ainda observaram-se correlações significativas entre os níveis de gasto calórico da dança com a caminhada, além de não serem verificadas diferenças expressivas entre as mesmas, denotando que elas se equivalem.

Palavras-chave: Exercício aeróbico. Atividade motora. Saúde.

Downloads 960  960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Salud Pública   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Convívio social, diversão e entretenimento como valor de uso e promessa nas academias de ginástica h Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FURTADO, Roberto Pereira

Como o lazer se constitui como um importante aspecto da organização da produção da mercadoria vendida pela academia de ginástica é intenção desse trabalho explicitar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa que visou compreender a organização da produção em academias de ginástica e a inserção do professor de Educação Física no processo. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada, utilizando-se de observação, análise de documentos e entrevistas com professores de ginástica, musculação e coordenadores de seis academias da cidade de Goiânia. Compreendeu-se que mudanças significativas vêm ocorrendo em academias de ginástica acompanhando as mudanças no mundo do trabalho de uma maneira geral. As academias, dentre outras coisas, tornam-se um espaço onde o convívio social, a diversão e o entretenimento ganham maior evidência e exigem que o professor contribua com isso.

Palavras-chave: Academias de Ginástica. Lazer. Trabalho.


Downloads 5778  5778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Correlação entre medidas antropométricas e aceitação pessoal da imagem corporal em bailarinas de dan Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Alexandre; BERGAMIN, Renata Aparecida; GONZAGA, Tatiana Lima

O presente estudo teve como objetivo avaliar o tipo físico atual através do IMC e %G e verificar o nível de percepção e satisfação individual da imagem corporal, numa amostra de bailarinas adolescentes praticantes de Dança Moderna. Para tal, 16 bailarinas de uma academia da cidade de Campinas foram submetidas a avaliações antropométricas e a aplicação do Questionnarie-BSQ e a escala proposta por Stunkard et al, (1983). Os resultados encontrados evidenciam que 50% das bailarinas se encontram com o IMC normal e a outra metade abaixo do padrão de normalidade e, em relação ao %G a maioria está dentro da faixa normal, porém 43,75% estão abaixo. Ao verificar os dados subjetivos (BSQ e silhuetas), apesar dos anteriores, percebe-se que há uma busca por uma silhueta mais magra e insatisfação com a forma de seus corpos.

Palavras-chave: Bailarinas. Adolescentes. Imagem corporal. Percepção individual. Distorção.

Downloads 2114  2114  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Cultura corporal e Educação Física: elementos para uma re-significação da prática docente  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MONTEIRO, Rildevania Alves; SOUZA, Adalberto dos Santos.

Este texto tem como finalidade discutir como os aspectos culturais influenciam a prática da Educação Física. Para fundamentar essa afirmação trazemos ao longo do texto o conceito de cultura que pauta essa discussão e, posteriormente, alguns pesquisadores da área que apontam para essa importância. Finalizamos mostrando como as aulas de Educação Física devem superar a visão de que o ensino das modalidades e técnicas esportivas deve pautar-se nos modelos do esporte de alto rendimento, apontando, assim, para uma visão que considere o contexto no qual estão inseridos os alunos.

Palavras-chave: Cultura. Educação Física. Prática pedagógica.

Downloads 43235  43235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 -  Site http://www.efdeportes.com/efd126/cultura-corporal-e-educacao-fisica-re-significacao-da-pratica-docen
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre  Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley

O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.

Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.

Downloads 15494  15494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Educação no meio universitário Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AGOSTINI,Bárbara Raquel; PALOMARES, Edson Marcos de Godoy

A disciplina de Dança-Educação faz parte do currículo dos cursos de Educação Física nas Instituições Privadas de Ensino Superior da cidade de Fortaleza e de muitas outras instituições superiores de ensino. A dança como processo educativo institucional, transporta os educandos para um mundo mais lúdico e ligado as suas vontades. A disciplina em questão pode desenvolver tanto aspectos físicos, artísticos e psicológicos. Pelo fato de ser atual, interdisciplinar e contextual, optou-se por investigar melhor a visão dos educandos perante essa disciplina. Esse trabalho tem como objetivos: proporcionar uma maior reflexão sobre a Dança-Educação; investigar junto aos acadêmicos do Curso de Educação Física suas expectativas sobre a disciplina de dança e suas necessidades. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo quantitativa por meio de questionário. Os resultados analisados mostraram que grande maioria dos educandos considera a disciplina de dança educação importante, porém não se consideram prontos para desenvolvê-la na escola. Como conclusão alertamos os professores para uma prática pedagógica mais flexível e contextualizada. Uma prática que utilize a dança como um meio para o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos. Pois, acreditamos que, dessa forma nossos alunos se sentirão mais atraídos pela disciplina.

Palavras-chaves: Dança-educação. Educação Física. Processo ensino-aprendizagem.


Downloads 949  949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/CE  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desordem da coordenação do desenvolvimento Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Lúcio Fernandes

Desordem da Coordenação do Desenvolvimento (DCD) se caracteriza por problemas no desenvolvimento motor. Seu diagnóstico é feito somente em caso de prejuízo significativo nas atividades acadêmicas e cotidianas. O diagnóstico também está condicionado ao fato de a desordem motora não ser de origem médica, como paralisia cerebral, hemiplegia, distrofia muscular, ou qualquer outra dificuldade desenvolvimental pervasiva.

Downloads 5235  5235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 283-292, set./d  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desvelando frankensteins: interpretações dos currículos de licenciatura em Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia

Diante da constatação de representações distorcidas sobre a docência na Educação Física em um grupo de professores recém-formados, procuramos investigar os currículos que acessaram a fim de averiguar a existência de relações entre a experiência formativa e as identidades docentes. Recorrendo à bricolagem de métodos de pesquisa e aos Estudos Culturais, enquanto referencial teórico, as interpretações realizadas sinalizam que os cursos de Licenciatura são os principais responsáveis pela polifonia e confusão conceitual inicialmente constatadas.

Palavras-chave: Currículo. Estudos Culturais. Formação de Professores.

Downloads 1084  1084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Diabetes, Exercício Físico e Esportes de Competição Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FARRELL, Peter A.

O exercício físico regular é altamente recomendado para muitas pessoas que têm diabetes mellitus (DM) tipo 1 ou tipo 2. Os diabéticos devem ser ainda mais cuidadosos ao se preparar para fazer exercícios porque lhes falta insulina (DM tipo 1) ou porque a insulina que possuem não é eficiente para estimular a absorção da glicose (DM tipo 2). A produção e ação normais da insulina são críticas para uma resposta metabólica “correta” ao exercício físico. A pessoa com diabetes pode, no entanto, atingir níveis incríveis de conquistas físicas e há exemplos excepcionais disso na maioria dos esportes universitários, profissionais e olímpicos. Um dos casos mais impressionantes é o de Sir Steven Redgrave, vencedor de medalhas de ouro no remo pela Grã-Bretanha em cinco Jogos Olímpicos consecutivos de 1984 a 2000. Ele foi diagnosticado com diabetes cerca de dois anos antes dos jogos Olímpicos de Sydney em 2000.


Downloads 4892  4892  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Gatorade Sports Science Institute (GSSI)  Site http://efartigos.atspace.org/diabetes.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »