Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da
Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Palavras-chave: Dança. Escola. Infância.
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693 0 bytes www.psicologia.com.pt http://efartigos.atspace.org/danca.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Folclórica e Caminhada: Um estudo comparativo do gasto calórico de universitários |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIBEIRO-NUNES, Solange Maria, AURINICE SAMPAIO, Irene-Monte, FERREIRA-EMYGDIO, Rogério et al
Objetivo Ao objetivo deste estudo foi analisar comparativamente o gasto calórico de universitários durante a prática da dança folclórica e da caminhada. Material e Métodos Pesquisa descritiva aplicada em 35 universitários, voluntários, com idade variando e 19 a 34 anos, de ambos os sexos. Membros do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Teresina, nas atividades de dança folclórica e caminhada. Com a balança Filizola e fita métrica Sanny, avaliou-se a Massa Corporal e a Estatura e com o acelerômetro Caltrac 100/100 Plan, o gasto calórico. Para tanto, utilizaram-se os testes paramétricos t de Student e correlação de Pearson, observando uma significância p<0,05, no sentido de comparar os resultados observados. Resultados Os resultados demonstram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de universitários, segundo o tempo de prática. Tal resultado constitui um forte indicativo de que a motivação e domínio da técnica, elementos diferenciadores dos dois grupos estudados, apresentam relações de compensação do gasto calórico, justificando a ausência de distinções significativas. Conclusão Neste sentido a dança, enquanto atividade física constitui um cenário equânime no que concerne ao gasto calórico. Ainda observaram-se correlações significativas entre os níveis de gasto calórico da dança com a caminhada, além de não serem verificadas diferenças expressivas entre as mesmas, denotando que elas se equivalem.
Palavras-chave: Exercício aeróbico. Atividade motora. Saúde.
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960 0 bytes Revista de Salud Pública http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Convívio social, diversão e entretenimento como valor de uso e promessa nas academias de ginástica h |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FURTADO, Roberto Pereira
Como o lazer se constitui como um importante aspecto da organização da produção da mercadoria vendida pela academia de ginástica é intenção desse trabalho explicitar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa que visou compreender a organização da produção em academias de ginástica e a inserção do professor de Educação Física no processo. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada, utilizando-se de observação, análise de documentos e entrevistas com professores de ginástica, musculação e coordenadores de seis academias da cidade de Goiânia. Compreendeu-se que mudanças significativas vêm ocorrendo em academias de ginástica acompanhando as mudanças no mundo do trabalho de uma maneira geral. As academias, dentre outras coisas, tornam-se um espaço onde o convívio social, a diversão e o entretenimento ganham maior evidência e exigem que o professor contribua com isso.
Palavras-chave: Academias de Ginástica. Lazer. Trabalho.
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5778 0 bytes Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Correlação entre medidas antropométricas e aceitação pessoal da imagem corporal em bailarinas de dan |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Alexandre; BERGAMIN, Renata Aparecida; GONZAGA, Tatiana Lima
O presente estudo teve como objetivo avaliar o tipo físico atual através do IMC e %G e verificar o nível de percepção e satisfação individual da imagem corporal, numa amostra de bailarinas adolescentes praticantes de Dança Moderna. Para tal, 16 bailarinas de uma academia da cidade de Campinas foram submetidas a avaliações antropométricas e a aplicação do Questionnarie-BSQ e a escala proposta por Stunkard et al, (1983). Os resultados encontrados evidenciam que 50% das bailarinas se encontram com o IMC normal e a outra metade abaixo do padrão de normalidade e, em relação ao %G a maioria está dentro da faixa normal, porém 43,75% estão abaixo. Ao verificar os dados subjetivos (BSQ e silhuetas), apesar dos anteriores, percebe-se que há uma busca por uma silhueta mais magra e insatisfação com a forma de seus corpos.
Palavras-chave: Bailarinas. Adolescentes. Imagem corporal. Percepção individual. Distorção.
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2114 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley
O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.
Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.
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15494 0 bytes Centro Universitário de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Desordem da coordenação do desenvolvimento |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Lúcio Fernandes
Desordem da Coordenação do Desenvolvimento (DCD) se caracteriza por problemas no desenvolvimento motor. Seu diagnóstico é feito somente em caso de prejuízo significativo nas atividades acadêmicas e cotidianas. O diagnóstico também está condicionado ao fato de a desordem motora não ser de origem médica, como paralisia cerebral, hemiplegia, distrofia muscular, ou qualquer outra dificuldade desenvolvimental pervasiva.
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5235 0 bytes Motriz, Rio Claro, v. 12, n. 3, p. 283-292, set./d http:// |
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