Categoria: Educação Fisica Artigos |
O tenista em cadeira de rodas: categorias dos jogadores |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GARCÍA, Juan Pedro Fuentes; et al
O presente artigo tem o objetivo de oferecer uma tipologia de jogadores portadores de deficiência física que praticam a atividade desportiva do tênis em cadeira de rodas. Incluem-se a princípio, umas breves referências concernentes ao deficiente físico, expressões cujo referente significativo inclui o jogador de tênis em cadeira de rodas, que fica definido como aquele indivíduo que, como conseqüência de uma deficiência congênita ou adquirida, se vê impedido para realizar com normalidade as formas básicas do movimento. Os três quadros incorporados ao texto, que vêm a descrever os aspetos pontuais considerados na “Introdução”, compõem, respectivamente, uma classificação das deficiências físicas que atendem as distintas seqüelas que estão presentes (neurológicas, miopáticas, ortopédicas e reumatológicas), um resumo dos tipos de lesões medulares (com indicação dos grupos musculares envolvidos e os movimentos afetados), e os diferentes quadros que mostram as seqüelas ocasionadas por uma lesão medular, os quais variam em função do número e a classe das extremidades afetadas (desde a monoplegia até a quadriplegia, passando pela paraplegia, a triplegia, a hemiplegia e a diplegia). O núcleo temático deste trabalho vem constituído pela descrição das diversas categorias de jogadores de tênis em cadeira de rodas que devem se estabelecer em função de suas limitações, a saber: desportistas paraplégicos, tetraplégicos, jogadores com paralisia cerebral, atletas de espinha bífida, jogadores com poliomielite e jogadores com amputação de membros inferiores. Diferentes exemplos vêm ilustrar, complementando as referências teóricas dedicadas a estes tipos de tenistas em cadeira de rodas.
Palavras-chave: Cadeira de rodas. Deficiência física. Categorias de jogadores de tênis.
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1063 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEIXOTO, Elza
Nas décadas de 20/30/40 do século XX foram realizadas no Brasil diversas experiências de recreação pública voltadas para os operários e seus familiares. Este trabalho revisa e discute os fundamentos da experiência implementada no Distrito Federal na década de 1940, recorrendo à análise do projeto de recreação para trabalhadores e filhos de trabalhadores, elaborado pelo Governo de Getúlio Vargas, através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Ministro Marcondes Filho) e do Serviço de Recreação Operária – S.R.O. (Arnaldo Sussekind). Esta análise é efetuada com base em relatórios, em entrevistas e na produção de Arnaldo Sussekind, reconhecido aqui como intelectual orgânico de classe. Conclui-se, como primeiros apontamentos, que a recreação compõe a política de conformação da classe operária implementada em todo o mundo e, especificamente, no Brasil; e que o S.R.O. é parte dessa política de conformação.
Palavras-chave: Recreação. Estudos do lazer. Conformação. Trabalho. Classe operária.
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653 0 bytes Pro-Posições, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O idoso e a ressignificação emocional do lazer |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GÁSPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria
A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.
Palavras-chave: Emoção. Idoso. Lazer.
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755 0 bytes Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. http://www.boletimef.org |
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