O presente artigo, elaborado a partir de experiências diversas no exercício da docência em Educação Física Escolar, procura discutir o esporte enquanto um conteúdo rico de sentidos e significados, apontando possíveis caminhos para um ensino contextualizado, onde as técnicas esportivas não sejam os únicos elementos do processo ensino/aprendizagem.
Este artigo situa o espetáculo esportivo televisivo no contexto da mundialização do entretenimento, da cultura do consumo e, conseqüentemente, da apropriação dos usos e vivências, do espaço e do tempo na vida das pessoas. Focaliza a televisão, dada a ênfase na produção de entretenimento e a centralidade que essa mídia assume em termos de usos e de produção de sentido no cotidiano das sociedades contemporâneas.
O objetivo da pesquisa foi observar o efeito do modelo de periodização nos testes antropométricos e no condicionamento físico de um jogador de voleibol de dupla na areia entre 1999 a 2008. O atleta do voleibol na areia praticou diversos modelos de periodização. A Anova one way de medidas repetidas revelou diferença significativa em vários testes, mas o maior incremento Bonferroni determinou no teste de abdominal de 2006. Em conclusão, a periodização de Tschiene proporciona uma resposta mais adequada para o condicionamento físico do voleibolista de dupla na areia.
Palavras-chave: Treino. Esporte. Periodização. Voleibol na areia.
964 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, S http://
Analisamos a dança como conteúdo nas aulas de Educação Física escolar por reconhecermos a ausência de discussões sobre o assunto. Apesar de a dança estar presente na escola, seja na Educação Física, seja na Educação Artística/Arte Educação, ela é descontextualizada da discussão sobre seleção cultural, realizada pelos currículos escolares.
O objetivo do presente trabalho é oferecer ao leitor, a partir de alguns instrumentos teórico-analíticos contemporâneos, reflexões do fenômeno esportivo, bem como sua midiatização. Fruto da dissertação de mestrado, esse texto sistematiza alguns intervenientes do percurso histórico do espetáculo até o estabelecimento de uma relação simbiótica com o esporte, mais especificamente com o Voleibol. De cunho exploratório qualitativo, pode-se visualizar um cenário em permanente transformação, a partir do reflexo de um princípio capitalista de trocas de interesses no campo esportivo. Nessa esteira estão as organizações esportivas com o objetivo de se adequar aos novos ajustes impostos pela lógica do espetáculo.
Palavras-chave: Consumo. Voleibol. Cultura midiática. Espetáculo.
FIGUEIREDO, Juliana Frâncica; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França
Ao evidenciar o pouco conhecimento histórico das Ginásticas por professores de Educação Física durante estágios supervisionados na graduação, foi decidido investigar o tratamento em IESs e, o quanto os professores conhecem das Ginásticas, sob perspectiva histórica.
20424 0 bytes Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer http://
O presente estudo elege como questão prioritária à reflexão sobre os conceitos da educação física escolar para alunos e professores de outras áreas do conhecimento através de uma pesquisa bibliográfica e de alguns relatos de experiência. Sabe-se que o caráter educativo da educação física é bem maior e mais abrangente do que se tem mostrado e vivenciado, sendo assim espera-se desvelar os diferentes conceitos existentes em relação à educação física escolar.
A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
1225 0 bytes Confederação Brasileira de Futebol de Salão http://
O objetivo deste artigo é caracterizar os principais tipos de modelos curriculares utilizados na formação profissional em Educação Física e propor um novo, baseado no ensino reflexivo.
O presente estudo teve como objetivo investigar o nível de atividade física (AF) de adolescentes de Niterói, Rio de Janeiro. Alunos (n = 325) da rede pública de ensino tiveram seus AF avaliados pelo questionário de Crocker et al.