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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O personal trainer e o cuidado de si: uma perspectiva de mediação profissional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BOSSLE, Cibele Biehl

O presente artigo propõe discutir o “cuidado de si” como uma possibilidade de mediação profissional entre o professor de Educação Física que atua como treinador personalizado - personal trainer - e seu cliente. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema “cuidado de si”, utilizando como aporte teórico as obras de Michel Foucault, seguida da tentativa de articulação com o pensamento de autores como Deleuze, Baudrillard,
Bauman, Melucci e Sant’Anna, entre outros.

Palavras-Chave: Cuidado de Si. Personal Trainer. Corpo.

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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo das emoções dos atletas juvenis de Futsal, durante treinamentos e competições Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRIDI, Isabel Cristina; CÁRDENAS, Ramón Nunez

A pesquisa foi desenvolvida visando identificar as emoções apresentadas pelos atletas juvenis de futsal, durante treinamentos e competições. No período, os dados individuais e grupais foram obtidos através de vários instrumentos. Primeiramente, foi feita, uma entrevista inicial com todos os atletas da equipe para apurar dados pessoais. Em seguida, realizaram-se testagens para verificar qual é o temperamento predominante e o perfil psicológico de cada atleta. Logo após, foram observados treinamentos antes e durante o período competitivo, com medição da freqüência cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos treinamentos; e, ao final do qual, cada atleta respondeu a um questionário sobre seu comportamento emocional naquele treinamento específico.

Palavras-chave: Emoções. Categoria juvenil.

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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência do exercício físico e esporte no rendeimento acadêmico do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
CÁRDENAS, Ramón Núñez

Segundo VASCONCELLOS (2002) são alarmantes os índices de evasão e repetência nas séries iniciais do ensino fundamental pertinentes com os setores mais pobres da população escolar. Tal motivo nos conduz a escolher este tema com o objetivo geral de investigar a influência do exercício físico e esporte no rendimento acadêmico das crianças de ensino fundamental da Escola Municipal João Afro Vieira, na Vila Princesa do Município de Porto Velho-RO. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método experimental segundo COZBY (2003), conformando um grupo experimental (5 alunos) e um grupo de controle (5 alunos) onde segundo a secretaria da escola são os 10 alunos que mais deficiência têm no rendimento escolar. Para o processamento estatístico foi utilizado o teste “t de student” e o teste “Z”. Ambos os testes concluem que ao umbral de significação Alfa=0,050 pode-se rechaçar a hipóteses nulas de igualdade das meias. Dito de outro modo, a hipótese alternativa segundo a qual Media 1< média 2 é significativa.

Downloads 3390  3390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cuadernos de psicología del deporte  Site http://psicodeporte.net
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do Pan Rio/2007 à Copa 2014 no Brasil. Que Brasil? E para qual Brasil? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVA, Mauricio Roberto da; CARDOSO, Carlos Luiz

Refletir sobre alguns aspectos do capitalismo, tendo em vista o que parece evidente e o que se rvela estridente, pode contribuir para o esclarecimento de sua condição histórica, de sua historicidade: de tal modo que se revela ma configuração social e complexa, germinando continuamente também as tensões, desigualdades e contradições com as quais se planta a sua superação.

Downloads 782  782  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 09-17 Dez./2006  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival

Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.

Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.

Downloads 1418  1418  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://efartigos.atspace.org  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da

É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.

Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.

Downloads 830  830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Fatores determinantes para a relação oferta/demanda do campo esportivo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CANAN, Felipe; CALEGARI, Décio Roberto

O campo esportivo, definido por Bourdieu (1993), caracteriza-se por uma inter-relação entre a oferta e a demanda de produtos e serviços esportivos. Seguindo esta linha de pensamento, este trabalho busca identificar fatores inerentes ao ser humano, tanto individuais como sociais, que influenciam esta relação. Para que exista uma oferta real, esta deve atender ou criar uma demanda. Para que exista uma demanda, deve existir uma oferta ou, ao menos, uma incitação à necessidade individual ou coletiva pelo consumo de determinada modalidade esportiva. Os fatores que determinam esta relação devem ser levados em consideração, assim como as configurações histórico-sociais que caracterizam o esporte ao longo dos tempos.


Palavras-chave: Campo. Esporte. Oferta. Demanda.

Downloads 1242  1242  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 33-48 Dez./2006  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.


Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Índice de massa corporal e dobras cutâneas como indicadores de obesidade em escolares de 8 a 10 anos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JANUÁRIO, Renata Selvatici Borges; et al

O objetivo deste estudo foi comparar a concordância entre dois indicadores de obesidade, IMC e percentual de gordura, em escolares de ambos os sexos. Para tanto, 100 meninas e 100 meninos de 8 a 10 anos, alunos do ensino fundamental do município de Londrina, foram submetidos a medidas antropométricas para subseqüente cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura como indicadores de obesidade. As variáveis foram analisadas em relação aos critérios de referência apresentados por Williams et al e Cole et al. Os resultados foram analisados pelo índice Kappa, evidenciando que 79% dos meninos e 85% das meninas foram classificados simultaneamente pelos dois procedimentos. Uma concordância moderada entre os dois indicadores de obesidade na classificação para meninos e meninas foi evidenciada (kappa=0,43 e 0,50, respectivamente). Entretanto, os dados encontrados demonstraram que 21% dos meninos e 15% das meninas encontravam-se dentro de uma faixa de peso considerada normal, segundo o IMC, contudo, de acordo com o percentual de gordura corporal, apresentavam um quadro de obesidade. Os resultados demonstraram que o IMC, quando comparado ao percentual de gordura, apresentou concordância moderada para classificar crianças de ambos os sexos, de 8 a 10 anos, em relação à obesidade, acima e dentro do critério de referência para saúde.

Palavras-chave: Obesidade. IMC. Percentual de gordura. Crianças.

Downloads 733  733  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Folclórica e Caminhada: Um estudo comparativo do gasto calórico de universitários Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO-NUNES, Solange Maria, AURINICE SAMPAIO, Irene-Monte, FERREIRA-EMYGDIO, Rogério et al

Objetivo Ao objetivo deste estudo foi analisar comparativamente o gasto calórico de universitários durante a prática da dança folclórica e da caminhada. Material e Métodos Pesquisa descritiva aplicada em 35 universitários, voluntários, com idade variando e 19 a 34 anos, de ambos os sexos. Membros do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Teresina, nas atividades de dança folclórica e caminhada. Com a balança Filizola e fita métrica Sanny, avaliou-se a Massa Corporal e a Estatura e com o acelerômetro Caltrac 100/100 Plan, o gasto calórico. Para tanto, utilizaram-se os testes paramétricos t de Student e correlação de Pearson, observando uma significância p<0,05, no sentido de comparar os resultados observados. Resultados Os resultados demonstram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de universitários, segundo o tempo de prática. Tal resultado constitui um forte indicativo de que a motivação e domínio da técnica, elementos diferenciadores dos dois grupos estudados, apresentam relações de compensação do gasto calórico, justificando a ausência de distinções significativas. Conclusão Neste sentido a dança, enquanto atividade física constitui um cenário equânime no que concerne ao gasto calórico. Ainda observaram-se correlações significativas entre os níveis de gasto calórico da dança com a caminhada, além de não serem verificadas diferenças expressivas entre as mesmas, denotando que elas se equivalem.

Palavras-chave: Exercício aeróbico. Atividade motora. Saúde.

Downloads 964  964  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Salud Pública   Site http://
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