Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol, democracia e arbitragem: algumas leituras figuracionistas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BOSCHILIA, Bruno; MARCHI JÚNIOR, Wanderley
O presente artigo tem por objetivo discutir a questão da democracia e justiça social no futebol colocada por autores como Roberto DaMatta. Utilizaremos alguns dos elementos apontados por Norbert Elias, tendo como eixos o conceito de poder e o modelo de jogo social propostos pelo autor. Entendemos que o esporte, assim como a sociedade, está submetida aos inúmeros determinantes que compõem as relações sociais, deste modo, pode ser entendido como um ‘espelho social’. Assim, se nas inter-relações cotidianas não visualizamos elementos suficientes para se compor uma democracia social, por que o esporte constituiria esse modelo?
Palavras-chave: Futebol. Democracia. Sociologia figuracional.
|
1306 0 bytes Esporte e Sociedade ano 3, n.8, Mar.2008/Jun.2008 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
|
1332 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Fatores determinantes para a relação oferta/demanda do campo esportivo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CANAN, Felipe; CALEGARI, Décio Roberto
O campo esportivo, definido por Bourdieu (1993), caracteriza-se por uma inter-relação entre a oferta e a demanda de produtos e serviços esportivos. Seguindo esta linha de pensamento, este trabalho busca identificar fatores inerentes ao ser humano, tanto individuais como sociais, que influenciam esta relação. Para que exista uma oferta real, esta deve atender ou criar uma demanda. Para que exista uma demanda, deve existir uma oferta ou, ao menos, uma incitação à necessidade individual ou coletiva pelo consumo de determinada modalidade esportiva. Os fatores que determinam esta relação devem ser levados em consideração, assim como as configurações histórico-sociais que caracterizam o esporte ao longo dos tempos.
Palavras-chave: Campo. Esporte. Oferta. Demanda.
|
1339 0 bytes Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 33-48 Dez./2006 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Pensando o lazer a partir da perspectiva étnica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Edmilson Santos dos; DAMICO, José Geraldo Soares; FREITAS, Antônio Luís Carvalho de
Importantes estudos têm aportado à literatura nacional um conjunto de dados e reflexões que expõem de forma bastante gritante a desigualdade racial no Brasil. Este estudo surge com esta perspectiva: conhecer o impacto desta desigualdade no cotidiano do lazer de jovens do bairro Guajuviras. A amostra do estudo foi composta por 2112 estudantes matriculados no sistema público de ensino do bairro que participaram do Mapa do Lazer Juvenil. As informações obtidas permitiram criar um banco de dados que foi submetido à análise de freqüência através do programa estatístico SPSS, versão 11. Para verificar possíveis associações entre variáveis utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado para análise de tabela de contingência e estabeleceu-se como nível de significância 5% (p<0,05). Como pudemos perceber, o lazer de jovens pobres se dá no âmbito do espaço público e nestes locais a desigualdade racial não foi captada pelo instrumento de pesquisa utilizado. No campo cultural, a diferença encontrada, quanto ao gosto musical, permite identificá-la como algo positivo. Para jovens que têm a sua auto-estima estilhaçada pelo preconceito, fazer da música um instrumento de fortalecimento de sua identidade é positivo e necessário.
Palavras-chave: Juventude. Identidade. Etnia. Desigualdade racial.
|
1381 0 bytes ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juveni |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERTOLLA, Flávia, BARONI, Bruno Manfredini, LEAL JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto et al.
A flexibilidade consiste na capacidade motora relacionada com a amplitude de movimento atingida por cada articulação. A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito sobre a flexibilidade proporcionado por um programa de Pilates® em uma equipe de futsal da categoria juvenil (17-20 anos), considerada uma população altamente propensa a limitações dessa capacidade e que pode usufruir de inúmeros benefícios com o incremento da mesma.
Palavras-chave: Esporte. Adolescentes. Prevenção. Encurtamento muscular.
|
1398 0 bytes Rev Bras Med Esporte, jul./ago. 2007, vol.13, no.4 http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus
Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro. Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.
|
1402 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
|