Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os efeitos da atividade física nos estados de humor no ambiente de trabalho |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STORT, Renata; SILVA JR., Francisco Paulo da; REBUSTINI, Flávio.
Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da atividade física (ginástica laboral) nos estados de humor no ambiente de trabalho. Para tanto, foram avaliados 26 funcionários de uma empresa da Grande São Paulo, sendo 12 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Os estados de humor foram mensurados através do teste POMS, que avalia 6 estados de humor (Tensão, Raiva, Depressão, Vigor, Fadiga e Confusão) e o IEEA (Índice de Equilíbrio Emocional Atual). A análise estatística adotada foi “t” Student com nível de significância de p<0.01.
Palavras Chaves: Estados de Humor, Atividade Física, Ambiente de Trabalho, Estados Emocionais, Bem-estar.
|
903 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em c |
Versão: Pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luiz Cezar dos; PASSOS, Janine Eliza de Oliveira Silva; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 – Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão.
Palavras-chave: Atividades de locomoção. Deficiências da visão. Aprendizagem psicomotora. Educação Física. Educação Especial.
|
953 0 bytes Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Opções de lazer e atividades físicas e sua relação com a qualidade de vida em idosos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RUSH, Sabrina Gomes de Souza; SOUZA, Luciano Dias de Mattos, MELLET, Luciana Gulles; WENDT, Guilherme Welter; ARGIMON, Irani Iracema de Lima
O presente artigo teve como objetivo avaliar a influência das práticas de atividades físicas e de lazer na qualidade de vida de idosos. A amostra foi composta por 113 idosos, que integravam um projeto para pessoas de 60 anos ou mais, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que existe correlação entre as práticas realizadas com o grau de instrução. Verificou-se, ainda, que os idosos que adotaram um estilo de vida mais ativo utilizaram menos medicamentos, percebem sua saúde de forma positiva e apresentaram escores superiores na maioria dos domínios do Whoqol.
Palavras-chave: Envelhecimento. Qualidade de vida. Atividades físicas. Atividades de lazer.
|
968 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da
É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.
Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.
|
830 0 bytes Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte http:// |
|