Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da

É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.

Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.

Downloads 830  830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O portfólio como possibilidade de avaliação na Educação Física escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELO, Luciene Farias de; FERRAZ, Osvaldo Luis; NISTA-PICOLO, Vilma Leni

Este estudo trata de aspectos da ação avaliativa na Educação Física escolar a partir de uma investigação sobre as possibilidades do portfólio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma intervenção pedagógica, visando subsidiar a análise de indícios extraídos dos registros da professora e 23 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na modalidade do paradigma indiciário. As fontes primárias foram o portfólio dos alunos e o diário da professora. O estudo mostra que a experiência com o portfólio permitiu que as noções relativas ao processo de ensino e avaliação fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre a teoria e a prática e favoreceu a percepção de modificações na relação entre a professora e os alunos; mas a avaliação dos resultados aponta a necessidade de se criarem condições mais adequadas nas escolas para o professor implementar a proposta em suas aulas.

Palavras-chave: Avaliação. Portfólio. Educação Física.

Downloads 1862  1862  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Periódicos UEM  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7090
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O Polybat como atividade inclusiva nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; DUARTE, Edison

O presente estudo teve como objetivo enfocar a temática da educação inclusiva sob a perspectiva da Educação Física, através da pesquisa bibliográfica. Abordamos os temas Educação Física inclusiva e Polybat, que é uma modalidade esportiva adaptada para permitir a plena participação de pessoas com deficiência física nas aulas de Educação Física, evitando, portanto a exclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Pessoas com deficiência. Polybat.




Downloads 2456  2456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade de Pato Branco - FADEP.  Site http://www.efdeportes.com/efd87/polybat.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O personal trainer e o cuidado de si: uma perspectiva de mediação profissional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BOSSLE, Cibele Biehl

O presente artigo propõe discutir o “cuidado de si” como uma possibilidade de mediação profissional entre o professor de Educação Física que atua como treinador personalizado - personal trainer - e seu cliente. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema “cuidado de si”, utilizando como aporte teórico as obras de Michel Foucault, seguida da tentativa de articulação com o pensamento de autores como Deleuze, Baudrillard,
Bauman, Melucci e Sant’Anna, entre outros.

Palavras-Chave: Cuidado de Si. Personal Trainer. Corpo.

Downloads 1240  1240  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O papel educativo da ginástica militarizada na filosofia crítica de Karl Marx Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da

O presente artigo busca desenvolver uma linha de reflexão temática sobre o virtual papel pedagógico assumido pela ginástica militar no seio das análises históricas e projeções filosóficas de Karl Marx (1818-1883) sobre o capitalismo, tendo-se em vista um pronunciamento seu no I Congresso da Internacional de Trabalhadores, realizado no ano de 1866.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física. Filosofia. Karl Marx.

Downloads 3170  3170  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival

Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46).
Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.

Downloads 7458  7458  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp- Campinas - SP  Site http://efartigos.atspace.org/natacao.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes

O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.

Downloads 5549  5549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CESUMAR  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O jogo simbólico na primeira infância Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HERMIDA AVEIRO, Jorge Fernando

A pretensão de compreender e pensar a complexidade das ações humanas na primeira infância motivou-me a abordar, como objeto de estudo desta pesquisa, as expressões simbólicas nas atividades lúdicas oferecidas a crianças de quatro, cinco e seis anos de idade na Pré-escola. A concepção e organização da investigação basearam-se em princípios de pesquisa delineados por Thiollent (1985). O modo de investigação utilizado foi o estudo de caso. O trabalho de investigação foi planejado para a realização de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Do ponto de vista teórico, as diferentes experiências lúdicas realizadas permitiram comprovar a validade da teoria da formação do símbolo na criança de Jean Piaget, para a explicação das diferentes condutas das crianças definidas como jogo simbólico. Além disso, foi interessante comprovar como a teoria de Piaget explica as diferentes condutas que caracterizam o referido jogo e a maioria das condutas das crianças. A pesquisa realizada permitiu que se discutisse na escola o valor e o lugar do jogo, da brincadeira e do movimento nos currículos educacionais existentes.

Palavras-chave: Jogo simbólico. Educação Infantil. Pesquisa-ação.


Downloads 3436  3436  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O jogo de “tênis de campo” como uma prática a favor da qualidade de vida no campo do esporte de laze Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STUCCHI, Sergio

O esporte como elemento do desenvolvimento sociocultural com suas modalidades como conteúdos culturais - individual e coletiva - intervindo na valorização do tempo livre junto à diminuição do trabalho industrial e aumento dos serviços. No caso do tênis de campo esta interferência é notada nas formas de desenvolvimento do esporte de lazer concorrendo com os esportes de alta competição. Esta modalidade de esporte como esporte individual, mostra alguns descaminhos quanto aos seus personagens atores em seu processo de ensino e administração de organizações, porém, ganhando acessibilidade por sua desmistificação nas mãos de quem é especialista.

Palavras-Chave: Educação Física. Esporte. Tênis de campo. Lazer. Conteúdo cultural. Organizações esportivas. Certificação de qualidade.

Downloads 5909  5909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Conexões, v. 2, n.1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O idoso e a ressignificação emocional do lazer Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GÁSPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria

A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.

Palavras-chave: Emoção. Idoso. Lazer.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n.  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 5.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »