Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na Escola |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana
Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.
Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.
|
7018 0 bytes UNESP http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival
Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.
Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.
|
1423 0 bytes http://efartigos.atspace.org http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atores sociais das ruas: esporte zero hora |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.
Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.
|
1683 0 bytes SEED http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.
|
18173 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Avaliação do Estresse de Idosos Praticantes de Defesa Pessoal |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Onacir Carneiro; GUEDES, Rosilene Maria de Lucena
Inúmeros fatores afetam o modo como idoso o desempenha determinada tarefa, incluindo o estado de saúde, as características psicológicas e as exigências da tarefa. Mesmo com as perdas físicas, alguns idosos conseguem superar traumas e dificuldades, sem sofrerem as consequências negativas do estresse. Os idosos, com o objetivo de melhorar seu estresse, praticam tai chi chuan, hidroginástica, natação, além de outras atividades relaxantes. Entretanto, pouco se conhece da Defesa Pessoal como alternativa para reduzir o estresse de pessoas idosas. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo verificar de que modo a Defesa Pessoal contribui para a diminuição do estresse de idosos. Participaram do estudo 39 voluntários, sendo 24 homens e 15 mulheres, selecionados no Programa de Atividades Físicas do Conselho de Educação Permanente da Universidade Livre de Bruxelas. Os idosos participaram, por um período de 12 meses, de um Curso de Defesa Pessoal, adaptado de acordo com as características físicas dos mesmos. Foi empregado o Teste de Eficácia de Reação ao Estresse - Stroop Color-WordTest - de Jensen e Romer (1) , para medir as atitudes dos sujeitos em situações de estresse. Este teste é composto dos fatores de Rapidez Geral (RG), Rapidez Específica (RE) e Interferência (INT), tendo sido aplicado no início e no final do curso. O resultado mostrou que as idosas diferenciaram-se estatisticamente dos homens, no pré-teste de RG (t=2,768 – p= 0,0088), no pré-teste (t=3,864 – p= 0,0004) e pós-teste (t= 7,264 – p= 0,0000) do fator de RE.
Palavras-chave: Idoso. Estresse. Defesa pessoal.
|
2053 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Basquete de rua como manifestação da cultura corporal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DUARTE, Ruy José Braga
O presente trabalho está em andamento, a pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar as características do basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador, buscando encontrar elementos variados para a prática pedagógica. A disciplina Educação Física traz o basquete como umas das suas manifestações da cultura corporal que sofre modificações significativas por quem pratica e se relaciona com ela de forma lúdica. O Basquete foi reinventado pela sociedade americana, principalmente os negros, que ao longo dos anos vem interferindo nas suas normas e formas de jogar, sendo chamado de street ball, ou seja, basquete de rua. O basquete de rua vem aos poucos se constituindo em tempo e espaço como referência para a população afro-descendente, por conta disso, tentando corroborar com as relações desse fenômeno esportivo para o afro-descendente colaborando com a inserção do negro na sociedade, pensamos na ação esportiva, que é um dos veículos de formação crítica do conceito de cidadania na busca da emancipação humana. Por ter uma linguagem própria, tem seus significados e significações, é uma mistura de música e esporte, jogo e brincadeira transformando e produzindo novos modelos e estilos de vida. Nossa abordagem está sendo feita na periferia de Salvador: Mussurunga, Cajazeiras, Paripe e Uruguai. Utilizamos um referencial teórico com base no materialismo histórico dialético. Para isso, estamos realizando uma pesquisa qualitativa onde utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) Levantamento bibliográfico nos bancos de teses e literatura sobre a temática; b) realizar as observações (fotos, vídeos, anotações), entrevistas ou questionários; c) levantar, sistematizar e analisar as categorias encontradas; d)dialogar com a literatura sobre a temática. Como resultados provisórios, observamos que existem possibilidades de formar cidadãos emancipados através de movimentos culturais de cunho social e de relevância para a população afrodescendente de Salvador.
Palavras-chave: Educação; Cultura corporal; Basquete de rua.
|
12374 0 bytes Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. http://boletimef.org/biblioteca/2853/Basquete-de-rua-como-manifestacao-da-cultura-corporal |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Bocha Adaptado: fatores motivacionais na deficiência física |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LIMA, Sonia Maria Toyoshima; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; NAKADA, Karenn Patrícia A pesquisa, de caráter descritivo com ênfase exploratória, objetivou descrever os fatores que motivaram as pessoas com deficiência física a participarem da modalidade de Bocha Adaptado na cidade de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista com questões abertas e fechadas junto aos seus praticantes. Fizeram parte da pesquisa cinco pessoas que praticam o bocha adaptado, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. Os resultados demonstraram que os motivos que os levaram a praticar o bocha adaptado foi o de praticar um esporte para competir, ocupar o tempo e provar para si mesmos o potencial individual. Contudo, para a prática há dificuldades e, dentre elas, a maior dificuldade apontada para a participação na modalidade foi o deslocamento até as atividades, uma constante reclamação dos deficientes físicos em nosso país. Por outro lado, como aspecto positivo, foi citado que a prática do bocha adaptado contribuiu para identificação das potencialidades, assim como, estimulou e oportunizou a convivência principalmente com seus pares.
Palavras-chave: Bocha adaptado. Deficiência física. Aspectos motivacionais.
|
3604 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 95 - http://www.efdeportes.com/efd95/bocha.htm |
|