Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida

O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.

Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.



Downloads 7078  7078  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ambiente e inclusão na aprendizagem de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Físic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FALKENBACH, Atos Prinz; et al

O presente artigo aborda os resultados da pesquisa que investigou possibilidades pedagógicas de inclusão de crianças com necessidades especiais na educação física no nível de ensino da educação infantil da escola comum. Objetivou investigar a influência do ambiente educacional na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Exercitou o planejamento, intervenção e interação para refletir possibilidades pedagógicas para a educação física escolar viabilizando a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente educacional. A metodologia qualitativa, de estudo exploratório e descritivo, desenvolveu e descreveu práticas inclusivas nas aulas de educação física na educação infantil ministradas pelos pesquisadores. O estudo contribui com experiências pedagógicas que auxiliam na compreensão da influência do ambiente educacional inclusivo para a aprendizagem de alunos com necessidades especiais na educação
física da escola.

Palavras-chave: Educação Física. Ambiente e desenvolvimento. Inclusão.

Downloads 7069  7069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atletismo se aprende na Escola Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana

Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e
UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação
Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.

Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.


Downloads 7018  7018  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Handebol adaptado para terceira idade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Alexandre Gomes de

A atividade física e o exercício regular melhoram a saúde, a capacidade funcional, a qualidade de vida e a independência do idoso. Nesse contexto, surge o Handebol Adaptado para pessoas idosas (Handebol para 3a Idade) como mais uma alternativa a ser oferecida para essa população. No presente trabalho, serão apresentados os conceitos, histórico e regras do Handebol adaptado para pessoas idosas, a fim de disponibilizar subsídios para implantação de programas atividade física generalizada que incluam esse esporte. O Handebol para 3a Idade pode ser considerado uma atividade inclusiva, já que as regras adaptadas respeitam as características do idoso e conferem ao jogo um caráter altamente motivador. Demonstrou também ser um esporte adaptado com boa aceitação, pois tem despertado o interesse de vários setores da sociedade.

Palavras-chave: Handebol. Esporte Adaptado. Terceira Idade.

Downloads 6895  6895  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula

A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.

Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.

Downloads 6554  6554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A capoeira no "jogo" da aprendizagem: dificuldades e perspectivas para a formação da pessoa com defi Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Jean Adriano Barros da

O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre praticas culturais e sociedade, focando em particular os limites e possibilidades da capoeira na formação de pessoas com deficiência visual. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Especial. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da pratica da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para este publico.

Palavras-chave: Educação. Capoeira. Deficiência Visual.

Downloads 6415  6415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação Física em Revista Vol. 2, No 2 (2008)  Site http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/974/838
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo

Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.

Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.





Downloads 6290  6290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 -  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico Popular Versão: PDF
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete

A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.


Downloads 6234  6234  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís.

O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um con­traponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.

Palavras-chave: Esporte. Cultura esportiva. Pedagogia do esporte. Técnica esportiva.

Downloads 6195  6195  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, j  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Bullying e Educação Física na escola: características, casos, conseqüências e estratégias de interve Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BOTELHO, Rafael Guimarães; SOUZA, José Maurício Capinussú de

O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas (de maneira insistente e perturbadora), que ocorrem sem motivação evidente e de forma velada, sendo adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), dentro de uma relação desigual de poder.

Downloads 6035  6035  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »