Categoria: Educação Fisica Artigos |
Opções de lazer e atividades físicas e sua relação com a qualidade de vida em idosos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RUSH, Sabrina Gomes de Souza; SOUZA, Luciano Dias de Mattos, MELLET, Luciana Gulles; WENDT, Guilherme Welter; ARGIMON, Irani Iracema de Lima
O presente artigo teve como objetivo avaliar a influência das práticas de atividades físicas e de lazer na qualidade de vida de idosos. A amostra foi composta por 113 idosos, que integravam um projeto para pessoas de 60 anos ou mais, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que existe correlação entre as práticas realizadas com o grau de instrução. Verificou-se, ainda, que os idosos que adotaram um estilo de vida mais ativo utilizaram menos medicamentos, percebem sua saúde de forma positiva e apresentaram escores superiores na maioria dos domínios do Whoqol.
Palavras-chave: Envelhecimento. Qualidade de vida. Atividades físicas. Atividades de lazer.
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968 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Oficinas do jogo: ensino, pesquisa e extensão |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, João Batista Freire da
Neste artigo relatamos, de maneira suscinta, cinco anos de trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos Oficinas do Jogo, um grupo independente de produção pedagógica, sediado em Florianópolis, Santa Catarina. O grupo Oficinas do Jogo integra professores da rede de ensino de várias cidades, interessados em refletir sobre suas próprias experiências pedagógicas, em estudar teorias alimentadoras de produções pedagógicas, e em construir elementos formadores de uma pedagogia lúdica que ensine, nas escolas, especificamente, a cultura da Educação Física, e, além dela, conhecimentos que transcendam essa disciplina e repercutam nas demais disciplinas escolares e em outras situações de vida. Uma maneira de aprofundar nossos estudos é a pesquisa científica, feita sempre qualitativamente e em forma de pesquisa-ação, o que possibilita a nossos professores, tornando-se pesquisadores, pesquisarem suas próprias ações de ensinar.
Palavras-chave: Educação Física. Oficinas do Jogo. Pedagogia. Pedagogia Lúdica.
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2529 0 bytes Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O voleibol sentado: uma reflexão bibliográfica e histórica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GIOIA, Fernanda Menegassi; SILVA, Paula Ferreira Rodrigues da; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa
A presente proposta se propõe a realizar um levantamento histórico e bibliográfico sobre o voleibol e os PNEEs. Em segundo plano, o trabalho procura mostrar como o voleibol pode beneficiar o PNEEs, pois quase não há informações sobre este assunto para auxiliar o profissional de Educação Física que trabalha ou irá trabalhar nesta área a desvendar os benefícios que o voleibol pode propor aos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). Nesta esteira, a prática de atividade física e/ou desportiva para qualquer pessoa é importante, pois promove ganhos positivos na área da saúde e da socialização. Para os PNEE, tal prática é ainda mais importante porque podemos ressaltar resultados na esfera psicomotora e social. No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e no favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global, enquanto na esfera psíquica e social podemos observar ganhos variados, como a melhora da autoestima, integração social e redução da agressividade. Embora o voleibol seja considerado, dentre vários esportes, um dos mais difíceis de praticar, pela sua complexidade residente no envolvimento de habilidades não naturais, ainda assim pode trazer benefícios aos PNEE. O resumo ora apresentado consiste em uma análise histórica e bibliográfica do assunto em tela.
Palavras-chave: Voleibol. Portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). História.
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16185 0 bytes EFdeportes http://www.efdeportes.com/efd125/o-voleibol-sentado-um-reflexao-bibliografica-e-historica.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O tenista em cadeira de rodas: categorias dos jogadores |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GARCÍA, Juan Pedro Fuentes; et al
O presente artigo tem o objetivo de oferecer uma tipologia de jogadores portadores de deficiência física que praticam a atividade desportiva do tênis em cadeira de rodas. Incluem-se a princípio, umas breves referências concernentes ao deficiente físico, expressões cujo referente significativo inclui o jogador de tênis em cadeira de rodas, que fica definido como aquele indivíduo que, como conseqüência de uma deficiência congênita ou adquirida, se vê impedido para realizar com normalidade as formas básicas do movimento. Os três quadros incorporados ao texto, que vêm a descrever os aspetos pontuais considerados na “Introdução”, compõem, respectivamente, uma classificação das deficiências físicas que atendem as distintas seqüelas que estão presentes (neurológicas, miopáticas, ortopédicas e reumatológicas), um resumo dos tipos de lesões medulares (com indicação dos grupos musculares envolvidos e os movimentos afetados), e os diferentes quadros que mostram as seqüelas ocasionadas por uma lesão medular, os quais variam em função do número e a classe das extremidades afetadas (desde a monoplegia até a quadriplegia, passando pela paraplegia, a triplegia, a hemiplegia e a diplegia). O núcleo temático deste trabalho vem constituído pela descrição das diversas categorias de jogadores de tênis em cadeira de rodas que devem se estabelecer em função de suas limitações, a saber: desportistas paraplégicos, tetraplégicos, jogadores com paralisia cerebral, atletas de espinha bífida, jogadores com poliomielite e jogadores com amputação de membros inferiores. Diferentes exemplos vêm ilustrar, complementando as referências teóricas dedicadas a estes tipos de tenistas em cadeira de rodas.
Palavras-chave: Cadeira de rodas. Deficiência física. Categorias de jogadores de tênis.
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1063 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEIXOTO, Elza
Nas décadas de 20/30/40 do século XX foram realizadas no Brasil diversas experiências de recreação pública voltadas para os operários e seus familiares. Este trabalho revisa e discute os fundamentos da experiência implementada no Distrito Federal na década de 1940, recorrendo à análise do projeto de recreação para trabalhadores e filhos de trabalhadores, elaborado pelo Governo de Getúlio Vargas, através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Ministro Marcondes Filho) e do Serviço de Recreação Operária – S.R.O. (Arnaldo Sussekind). Esta análise é efetuada com base em relatórios, em entrevistas e na produção de Arnaldo Sussekind, reconhecido aqui como intelectual orgânico de classe. Conclui-se, como primeiros apontamentos, que a recreação compõe a política de conformação da classe operária implementada em todo o mundo e, especificamente, no Brasil; e que o S.R.O. é parte dessa política de conformação.
Palavras-chave: Recreação. Estudos do lazer. Conformação. Trabalho. Classe operária.
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653 0 bytes Pro-Posições, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008 http:// |
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