Categoria: Educação Fisica Artigos |
Composição corporal de nadadores masters |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VIGÁRIO, Patrícia dos Santos; OLIVEIRA, Fátima Palha de O processo de envelhecimento é influenciado por diversos fatores determinam o quão saudável e duradoura será a velhice. Objetivo: Avaliar a composição corporal de atletas masters de natação a fim de rastrear variáveis associadas com o maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Materiais e Métodos: Um total de 77 atletas nadadores masters – 54 homens (42,6 - 12,8 anos) e 23 mulheres (47,8 - 14,8 anos) participaram da investigação. Os parâmetros referentes à CC foram obtidos utilizando a técnica antropométrica, onde foram analisados os parâmetros: Percentual de Gordura, Massa Corporal Magra, Massa Corporal Gorda, Razão Cintura Quadril e Índice de Massa Corporal. Resultados e Conclusão: Apesar da população do estudo ser composta por indivíduos fisicamente ativos, é alto o percentual que apresenta pelo menos um índice de composição corporal associado ao risco de doenças cardiovasculares e outras doenças associadas ao acúmulo de gordura corporal. Por isso, esses resultados devem impulsionar os profissionais da área da saúde a estimularem, na população idosa, a inclusão e hábitos saudáveis no estilo de vida, entre eles, a prática sistemática de atividade física.
Palavras-chave: Natação Master. Composição Corporal. Percentual de Gordura.
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947 0 bytes ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em c |
Versão: Pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luiz Cezar dos; PASSOS, Janine Eliza de Oliveira Silva; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 – Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão.
Palavras-chave: Atividades de locomoção. Deficiências da visão. Aprendizagem psicomotora. Educação Física. Educação Especial.
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953 0 bytes Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Folclórica e Caminhada: Um estudo comparativo do gasto calórico de universitários |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIBEIRO-NUNES, Solange Maria, AURINICE SAMPAIO, Irene-Monte, FERREIRA-EMYGDIO, Rogério et al
Objetivo Ao objetivo deste estudo foi analisar comparativamente o gasto calórico de universitários durante a prática da dança folclórica e da caminhada. Material e Métodos Pesquisa descritiva aplicada em 35 universitários, voluntários, com idade variando e 19 a 34 anos, de ambos os sexos. Membros do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Teresina, nas atividades de dança folclórica e caminhada. Com a balança Filizola e fita métrica Sanny, avaliou-se a Massa Corporal e a Estatura e com o acelerômetro Caltrac 100/100 Plan, o gasto calórico. Para tanto, utilizaram-se os testes paramétricos t de Student e correlação de Pearson, observando uma significância p<0,05, no sentido de comparar os resultados observados. Resultados Os resultados demonstram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de universitários, segundo o tempo de prática. Tal resultado constitui um forte indicativo de que a motivação e domínio da técnica, elementos diferenciadores dos dois grupos estudados, apresentam relações de compensação do gasto calórico, justificando a ausência de distinções significativas. Conclusão Neste sentido a dança, enquanto atividade física constitui um cenário equânime no que concerne ao gasto calórico. Ainda observaram-se correlações significativas entre os níveis de gasto calórico da dança com a caminhada, além de não serem verificadas diferenças expressivas entre as mesmas, denotando que elas se equivalem.
Palavras-chave: Exercício aeróbico. Atividade motora. Saúde.
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964 0 bytes Revista de Salud Pública http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRANDL, Inácio Neto; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski
Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3a e 4a séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.
Palavras-chave: Cooperação. Competição. Jogos. Educação Física.
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964 0 bytes Caderno de Educação Física (ISSN: 1676-2533) Marec http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Opções de lazer e atividades físicas e sua relação com a qualidade de vida em idosos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RUSH, Sabrina Gomes de Souza; SOUZA, Luciano Dias de Mattos, MELLET, Luciana Gulles; WENDT, Guilherme Welter; ARGIMON, Irani Iracema de Lima
O presente artigo teve como objetivo avaliar a influência das práticas de atividades físicas e de lazer na qualidade de vida de idosos. A amostra foi composta por 113 idosos, que integravam um projeto para pessoas de 60 anos ou mais, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que existe correlação entre as práticas realizadas com o grau de instrução. Verificou-se, ainda, que os idosos que adotaram um estilo de vida mais ativo utilizaram menos medicamentos, percebem sua saúde de forma positiva e apresentaram escores superiores na maioria dos domínios do Whoqol.
Palavras-chave: Envelhecimento. Qualidade de vida. Atividades físicas. Atividades de lazer.
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968 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Influência do alongamento sobre a força muscular: uma breve revisão sobre as possíveis causas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RAMOS, Gracielle Vieira; SANTOS, Rafael Rezende dos; GONÇALVES, Alexandre
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científi co, em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo. Nesta linha de pesquisa, os estudos têm observado uma tendência na diminuição da força muscular como conseqüência do alongamento agudo. Contudo, existe divergências entre os estudos sobre os motivos reais da perda de performance muscular após alongamento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO, periódicos nacionais e internacionais assim como em livros relacionados à fi siologia neuromuscular a infl uência do alongamento sobre a força muscular e suas possíveis causas.
Palavras-chave: Exercício de alongamento muscular. Força Muscular. Avaliação de desempenho.
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991 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
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