Categoria: Educação Fisica Artigos |
Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN): ponto de referência na história da natação maste |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries
Os objetivos do presente estudo foram investigar os fatores responsáveis pela fundação da ABMN e sua importância para a natação master brasileira. Através do método da história oral, foram feitas quatro entrevistas com sócios-fundadores e dirigentes da entidade desde a sua fundação em 1984. Após transcrição, reenvio aos colaboradores, conferência e análise dos dados, concluímos que a ABMN foi de extrema importância para a profissionalização da natação master no Brasil, que possui importância educacional e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nadadores e para uma transformação no estigma social da velhice por parte de seus praticantes, amigos e familiares.
Palavras-chave: Natação master. História oral.
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2268 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 33-44, de http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Associações entre atividade física, índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adoles |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Kelly Samara da, NAHAS, Markus Vinicius, HOEFELMANN, Luana Peter et al.
Este estudo teve como objetivo determinar a associação do índice de massa corporal (IMC) com os níveis de atividade física (AF) e comportamentos sedentários (assistir TV, usar computador ou jogar videogames) em adolescentes de escolas públicas do Estado de Santa Catarina (15-19 anos; n = 5.028). Métodos: As informações foram coletadas por meio de questionário desenvolvido e validado para adolescentes.
Palavras-chave: Sobrepeso. Obesidade. Atividade física. Computador. Televisão. Adolescente.
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1736 0 bytes Rev. bras. epidemiol., mar. 2008, vol.11, no.1, p. http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na Escola |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana
Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.
Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.
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7098 0 bytes UNESP http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival
Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.
Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.
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1533 0 bytes http://efartigos.atspace.org http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atores sociais das ruas: esporte zero hora |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.
Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.
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1731 0 bytes SEED http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.
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18285 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e osteoporose: proposta de intervenção e de atuação da Educaçao Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NETTO, Francisco dos Santos Ribeiro; FANTINI, Luciano; TAGLIATI, Juliano; NOVO JR. Jose Marques
Vários estudos têm indicado que devido à morbidade e à redução da expectativa de vida associadas à presença de fraturas, a intervenção mais apropriada é a prevenção da osteoporose. No entanto, entendemos que dentre as ações médicas, temos as intervenções específicas seguidas de algumas orientações que sugeriram mudanças de hábitos de vida. Ao profissional de Educação Física caberia, portanto, a prescrição de atividades físicas de tal modo a estimular a remodelação óssea por sobrecarga mecânica, menos em alguns casos restritos. Por conta dessa necessidade de intervenção multiprofissional, a adoção e a instituição de medidas gerais de saúde pública poderiam beneficiar toda a população. Dados do IBGE de 1994 estimavam que no ano 2000 teríamos uma população de osteoporóticos em torno de 4,3 milhões, decorrentes da ausência de programas de prevenção. Porém, é necessário que haja uma metodologia de avaliação física do osteoporótico para que essa prevenção e tratamento sejam bem-feitos. Por isso, tivemos como objetivo revelar alguns dos requisitos necessários à atuação do profissional de Educação Física na prevenção da osteoporose por meio da avaliação para uma prescrição mais eficaz da atividade física.
Palavras-chave: Osteoporose. Atividade física e avaliação.
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1946 0 bytes Universidade Gama Filho http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física em adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TASSITANO, Rafael Miranda; et al.
O estudo teve como objetivo revisar a literatura sobre estudos na área de atividade física e comportamentos sedentários em adolescentes brasileiros. Revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas e lista de referência dos artigos identificados. Os seguintes descritores, nas línguas portuguesa e inglesa, foram utilizados: “exercício”, “esforço físico”, “aptidão física”, “esportes”, “atividade motora”, “atividade física”, “metabolismo energético”, “conduta de saúde”, “estilo de vida”, “fatores de risco”, “adolescente”, “adolescência”, “juventude” e “estudantes”. A busca eletrônica inicial resultou em 653 manuscritos.
Palavras-chave: Atividade motora. Exercício. Atividades de lazer. Adolescente. Brasil.
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939 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http://www.rbcdh-online.ufsc.br |
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