Categoria: Educação Fisica Artigos |
Preconceito aos meninos na prática da ginástica artística |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Heverton Tonani; REIS, Bruna Barros dos; SANTOS, Flávia Costa Pinto e Esse estudo do tipo descritivo objetivou identificar e analisar a presença do preconceito por parte dos pais e responsáveis por meninos em idade escolar em relação à prática da Ginástica Artística por crianças do sexo masculino. Esta pesquisa tem a importância no esclarecimento que poderá gerar aos profissionais de Educação Física sobre a presença ou não de preconceitos contra os meninos na prática da Ginástica Artística, fazendo-os refletir sobre as melhores maneiras de minimizar esses problemas. Participaram da mesma 130 crianças voluntárias do sexo masculino, não praticantes de Ginástica Artística, com idades de seis a nove anos escolhidas aleatoriamente em duas Escolas Estaduais do município de Ipatinga-MG, que levaram para suas residências um questionário elaborado pelos investigadores, para que seus pais ou responsáveis legais o respondessem, buscando atender ao objetivo proposto. Concluiu-se que os mesmos incentivam seus filhos a praticar esportes por fazer bem para a saúde, além de proporcionar lazer, disciplina e espírito competitivo, mas de um modo geral não interferem na escolha deles quanto à modalidade esportiva a ser praticada, não havendo sido constatado predomínio de preconceito declarado em relação à prática dessa modalidade por crianças do sexo masculino.
Palavras-chave: Preconceito. Discriminação. Gênero. Sexo. Ginástica Artística. Prática esportiva. Interferência dos pais ou responsáveis.
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21693 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Prática de exercício físico na gestação |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Vinícius Dias et al O estímulo à atividade física é crescente em todo âmbito da saúde, e a cada dia aumenta o número de mulheres que a praticam. A gravidez, embora não seja uma doença, é um período que envolve diversas modificações no organismo materno. A atividade física pode trazer riscos para mãe como: hipoglicemia, hipertermia e lesões músculo esquelética, mas também apresenta benefícios como: melhor sensibilidade à insulina, melhor controle da gordura corporal, interações psicossociais e eventual facilitação do trabalho de parto. Já no feto o exercício pode diminuir o fluxo sanguíneo para a placenta, e também causa hipertermia e hipoglicemia, mas pode oferecer a diminuição dos riscos de parto. Dessa forma o exercício físico deve ser de baixa intensidade e duração média de quarenta minutos para não acarretar riscos para a mãe e o feto. A orientação médica sobre variadas complicações no período gestacional deve ser pautada para a prescrição de exercícios ou para interrupção do mesmo, e somente profissionais habilitados podem atuar na elaboração do programa de exercício físico para a gestante.
Palavras-chave: Exercício físico. Feto. Gestante.
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4966 0 bytes Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aire http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Potencial da mídia e tecnologias aplicadas no mecanismo de mudança de comportamento, através de prog |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FIGUEIRA JÚNIOR, Aylton J.
Este estudo apresenta reflexões sobre o papel da mídia, em seus diferentes níveis de atuação, como um mecanismo importante de intervenção para o incremento do nível de atividades físicas de populações, com propostas de melhoria da qualidade de vida e saúde. Diferentes formas de intervenção foram utilizadas em estudos, em todo o mundo, nas quais a quantificação da eficácia e penetração da mensagem muitas vezes não trouxeram resultados precisos. Embora se observem efeitos positivos de programas de intervenção, na mudança do estilo de vida, pouco se tem detalhado sobre as metodologias aplicadas, o que não permite determinar que papel a mídia possui, nesse contexto. A mídia, através das inovações tecnológicas, tem levado ao aumento da visibilidade das propostas, iniciativas, atuação dos novos paradigmas, para se atingir um estilo de vida ativo. A ação da mídia permite uma rápida e abrangente penetração social que, para os programas de intervenção, é de extrema importância. Por outro lado, poucos trabalhos têm apresentado a relação de custo e benefício do uso da mídia; metodologias utilizadas para a intervenção; acompanhamento de uma característica regional ou de grupos populacionais específicos e a quantificação da formas de mídia mais efetiva, na contribuição da mudança de comportamento, frente à atividade física. Embora essas afirmações pareçam de simples resposta, apresentamos algumas propostas de estudo, reflexões e ações que possam subsidiar o desenvolvimento de pesquisas e quantificar o impacto da mensagem em programas de promoção da saúde na população. Palavras-chave: Mídia. Mudança de comportamento. Programas de intervenção.
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614 0 bytes Rev. Bras. Ciên. e Mov. 8 (3): 39-46, 2000. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Físca da UENP, em relação aos aspectos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SIMEONI, Maria Cristina
Para conhecer o que os acadêmicos da UENP acreditavam ser um ambiente favorecedor da aprendizagem, organizei uma enquête com o objetivo de levantar qual é a melhor maneira de o aluno aprender um determinado conteúdo, durante as suas aulas. Com as respostas deste primeiro instrumento, pude elaborar uma coletânea de frases, onde o acadêmico deveria marcar um valor, de um até quatro, para cada um dos aspectos descritos. O caminho selecionado foi uma pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa. A frase descrita, escolhida como sendo um ótimo aspecto que favorece a aprendizagem, pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, foi àquela relacionada à ação de se “planejar aulas adequadamente”. Como resultado da pesquisa, para este grupo de alunos, concluí que um ambiente favorecedor de aprendizagem é aquele em que o professor planeja suas aulas adequadamente, oportunizando, ao aluno, vivenciar o que aprendeu; e, com o auxílio de diversas técnicas, apresenta desafios para os acadêmicos.
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Visão dos acadêmicos
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1460 0 bytes UENP/CCS http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Pensando o lazer a partir da perspectiva étnica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Edmilson Santos dos; DAMICO, José Geraldo Soares; FREITAS, Antônio Luís Carvalho de
Importantes estudos têm aportado à literatura nacional um conjunto de dados e reflexões que expõem de forma bastante gritante a desigualdade racial no Brasil. Este estudo surge com esta perspectiva: conhecer o impacto desta desigualdade no cotidiano do lazer de jovens do bairro Guajuviras. A amostra do estudo foi composta por 2112 estudantes matriculados no sistema público de ensino do bairro que participaram do Mapa do Lazer Juvenil. As informações obtidas permitiram criar um banco de dados que foi submetido à análise de freqüência através do programa estatístico SPSS, versão 11. Para verificar possíveis associações entre variáveis utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado para análise de tabela de contingência e estabeleceu-se como nível de significância 5% (p<0,05). Como pudemos perceber, o lazer de jovens pobres se dá no âmbito do espaço público e nestes locais a desigualdade racial não foi captada pelo instrumento de pesquisa utilizado. No campo cultural, a diferença encontrada, quanto ao gosto musical, permite identificá-la como algo positivo. Para jovens que têm a sua auto-estima estilhaçada pelo preconceito, fazer da música um instrumento de fortalecimento de sua identidade é positivo e necessário.
Palavras-chave: Juventude. Identidade. Etnia. Desigualdade racial.
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1328 0 bytes ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, http:// |
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