Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA JÚNIOR, Ademar Avelar de et al
Este estudo objetivou identificar o perfil antropométrico e o desempenho motor de atletas de futsal masculino, pertencentes às equipes finalistas do campeonato paranaense da categoria adulto, chave ouro. Para tanto, coletou-se medidas antropométricas (massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas) e de desempenho motor (testes abdominal modificado, shuttle run, corrida de 30 m e corrida de 40 s) de vinte e sete atletas (24,7 ± 6,4 anos; 73,6 ± 7,6 kg; 174,8 ± 6,6 cm), do sexo masculino. Para a análise dos dados, agrupou-se os atletas de acordo com a posição de jogo. A nova one-way foi empregada para as comparações entre os jogadores das diferentes posições, seguida pelo teste post hoc de Scheffé, com P < 0,05. Verificou-se diferença significante entre os jogadores de diferentes posições de jogo nas variáveis: massa corporal (alas < goleiros, P < 0,01), estatura (alas < pivôs e goleiros, P < 0,01) e massa corporal magra (alas < goleiros, P < 0,01). Não foram observadas diferenças significantes entre os jogadores das diferentes posições de jogo nas variáveis de desempenho motor. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que atletas de futsal apresentam, na maioria das variáveis analisadas, características antropométricas e de desempenho motor semelhantes entre as posições de jogo.
Palavras-chave: Educação física. Treinamento. Antropometria. Aptidão física. Esportes. Exercício.
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4001 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perdido na intensidade da concentração |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUMBRECHT, Hans Ulrich
Algumas vezes, as reações dos atletas profissionais tornam-se momentos particularmente inspiradores na vida de profissionais de Humanidades. Pois apenas os profissionais podem confirmar se nossas tentativas de construções conceituais estão em uma boa direção e, ao mesmo tempo, apenas eles têm a autoridade para justificar o esforço em levar adiante certos pensamentos que começam a emergir em nossas mentes como arrojados e, conseqüentemente, muitas vezes como imprecisos. Um tal momento intelectual decisivo aconteceu quando, durante um colóquio sobre “O Corpo Atlético” organizado pelo Departamento de Atletismo e pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Stanford, em 1995, Pablo Morales, três vezes medalhista de ouro olímpico em nado borboleta, explicou, quase en passant, como o viciante desejo de “perder-se na intensidade da concentração” 2 havia lhe trazido de volta às competições esportivas após uma primeira aposentadoria e em uma idade que simplesmente parecia impossibilitar qualquer performance de sucesso em nível mundial em seu esporte.
Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009
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1470 0 bytes Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Físca da UENP, em relação aos aspectos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SIMEONI, Maria Cristina
Para conhecer o que os acadêmicos da UENP acreditavam ser um ambiente favorecedor da aprendizagem, organizei uma enquête com o objetivo de levantar qual é a melhor maneira de o aluno aprender um determinado conteúdo, durante as suas aulas. Com as respostas deste primeiro instrumento, pude elaborar uma coletânea de frases, onde o acadêmico deveria marcar um valor, de um até quatro, para cada um dos aspectos descritos. O caminho selecionado foi uma pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa. A frase descrita, escolhida como sendo um ótimo aspecto que favorece a aprendizagem, pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, foi àquela relacionada à ação de se “planejar aulas adequadamente”. Como resultado da pesquisa, para este grupo de alunos, concluí que um ambiente favorecedor de aprendizagem é aquele em que o professor planeja suas aulas adequadamente, oportunizando, ao aluno, vivenciar o que aprendeu; e, com o auxílio de diversas técnicas, apresenta desafios para os acadêmicos.
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Visão dos acadêmicos
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1458 0 bytes UENP/CCS http:// |
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