Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques
Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.
|
7576 0 bytes Refeld http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente
O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.
Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.
|
14502 0 bytes www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Influência do alongamento sobre a força muscular: uma breve revisão sobre as possíveis causas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RAMOS, Gracielle Vieira; SANTOS, Rafael Rezende dos; GONÇALVES, Alexandre
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científi co, em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo. Nesta linha de pesquisa, os estudos têm observado uma tendência na diminuição da força muscular como conseqüência do alongamento agudo. Contudo, existe divergências entre os estudos sobre os motivos reais da perda de performance muscular após alongamento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO, periódicos nacionais e internacionais assim como em livros relacionados à fi siologia neuromuscular a infl uência do alongamento sobre a força muscular e suas possíveis causas.
Palavras-chave: Exercício de alongamento muscular. Força Muscular. Avaliação de desempenho.
|
991 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Pensando o lazer a partir da perspectiva étnica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Edmilson Santos dos; DAMICO, José Geraldo Soares; FREITAS, Antônio Luís Carvalho de
Importantes estudos têm aportado à literatura nacional um conjunto de dados e reflexões que expõem de forma bastante gritante a desigualdade racial no Brasil. Este estudo surge com esta perspectiva: conhecer o impacto desta desigualdade no cotidiano do lazer de jovens do bairro Guajuviras. A amostra do estudo foi composta por 2112 estudantes matriculados no sistema público de ensino do bairro que participaram do Mapa do Lazer Juvenil. As informações obtidas permitiram criar um banco de dados que foi submetido à análise de freqüência através do programa estatístico SPSS, versão 11. Para verificar possíveis associações entre variáveis utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado para análise de tabela de contingência e estabeleceu-se como nível de significância 5% (p<0,05). Como pudemos perceber, o lazer de jovens pobres se dá no âmbito do espaço público e nestes locais a desigualdade racial não foi captada pelo instrumento de pesquisa utilizado. No campo cultural, a diferença encontrada, quanto ao gosto musical, permite identificá-la como algo positivo. Para jovens que têm a sua auto-estima estilhaçada pelo preconceito, fazer da música um instrumento de fortalecimento de sua identidade é positivo e necessário.
Palavras-chave: Juventude. Identidade. Etnia. Desigualdade racial.
|
1326 0 bytes ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, http:// |
|