Categoria: Educação Fisica Artigos |
A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro
O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.
Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.
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15064 0 bytes Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente
O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.
Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.
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14488 0 bytes www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.
Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.
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13315 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obe |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira
Foi aplicado no colégio Brasil entre os dias 10 á 13 de novembro de 2007, o projeto: Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes. Com o intuito de comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável, foi aplicada também uma caminha pelas ruas que circundam o colégio e um banquete com frutas que os próprios alunos trouxeram de suas casas, para proporcionar a atividade física e a alimentação saudável. Um dos objetivos do projeto era calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos do Ensino Fundamenta II que compreende do 6º ano ao 9º ano. Utilizamos o protocola da OMS (organização mundial da saúde) ao comentar que o IMC.Foram utilizados 30 alunos do Ensino Fundamental II, onde 21 alunos ou 70% do grupo de amostra estão com a faixa do peso normal, já 8 alunos ou 21% do grupo de pesquisa estão abaixo do peso. E 1 aluno, ou seja, 3% do grupo de pesquisa apresentou Obesidade tipo 1. Concluímos no que foi mais salutar no projeto, a importância da alimentação e atividade física para o controle da obesidade, um resultado importante foi a média de 70% dos alunos pesquisados estarem na faixa normal de IMC. A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que importante para manter uma vida sadia.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência. Teste de IMC.
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13097 0 bytes Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Air http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Basquete de rua como manifestação da cultura corporal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DUARTE, Ruy José Braga
O presente trabalho está em andamento, a pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar as características do basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador, buscando encontrar elementos variados para a prática pedagógica. A disciplina Educação Física traz o basquete como umas das suas manifestações da cultura corporal que sofre modificações significativas por quem pratica e se relaciona com ela de forma lúdica. O Basquete foi reinventado pela sociedade americana, principalmente os negros, que ao longo dos anos vem interferindo nas suas normas e formas de jogar, sendo chamado de street ball, ou seja, basquete de rua. O basquete de rua vem aos poucos se constituindo em tempo e espaço como referência para a população afro-descendente, por conta disso, tentando corroborar com as relações desse fenômeno esportivo para o afro-descendente colaborando com a inserção do negro na sociedade, pensamos na ação esportiva, que é um dos veículos de formação crítica do conceito de cidadania na busca da emancipação humana. Por ter uma linguagem própria, tem seus significados e significações, é uma mistura de música e esporte, jogo e brincadeira transformando e produzindo novos modelos e estilos de vida. Nossa abordagem está sendo feita na periferia de Salvador: Mussurunga, Cajazeiras, Paripe e Uruguai. Utilizamos um referencial teórico com base no materialismo histórico dialético. Para isso, estamos realizando uma pesquisa qualitativa onde utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) Levantamento bibliográfico nos bancos de teses e literatura sobre a temática; b) realizar as observações (fotos, vídeos, anotações), entrevistas ou questionários; c) levantar, sistematizar e analisar as categorias encontradas; d)dialogar com a literatura sobre a temática. Como resultados provisórios, observamos que existem possibilidades de formar cidadãos emancipados através de movimentos culturais de cunho social e de relevância para a população afrodescendente de Salvador.
Palavras-chave: Educação; Cultura corporal; Basquete de rua.
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12354 0 bytes Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. http://boletimef.org/biblioteca/2853/Basquete-de-rua-como-manifestacao-da-cultura-corporal |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de
O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.
Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.
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12065 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, s http:// |
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