Categoria: Educação Fisica Artigos |
Preparação física para lutadores de Sanshou: Proposta baseada no sistema de periodização de Tudo O. |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
HIRATA, Daniel Shenji
Atualmente, a preparação física de lutadores em esportes amadores, dentre eles o Kung Fu modalidade Sanshou, é tradicionalmente feita com exercícios específicos (técnicas de socos, chutes e projeções), em geral utilizando o peso do próprio corpo baseado na experiência dos professores e sem nenhum tipo de embasamento científico. Por outro lado, cada vez mais se faz necessária a utilização de exercícios com pesos para o incremento da força nos desportos de combate. Objetiva-se, com o presente estudo, propor método e meios de treinamento de força paro referido esporte. O presente estudo foi realizado na forma de revisão bibliográfica referente ao treinamento físico para a luta Sanshou da arte marcial Kung Fu. A partir da revisão bibliográfica foram elaboradas propostas de microciclos de treinamento para atletas praticantes de Sanshou visando, idealmente, a preparação física e considerando as principais solicitações físicas da modalidade.
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824 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, S http://efartigos.atspace.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O idoso e a ressignificação emocional do lazer |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GÁSPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria
A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.
Palavras-chave: Emoção. Idoso. Lazer.
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840 0 bytes Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Controle antidoping no Brasil: resultados do ano de 2003 e atividades de prevenção |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DE ROSE, Eduardo Henrique, AQUINO NETO, Francisco Radler de, MOREAU, Regina Lúcia de Moraes et al.
Apresentam-se, neste estudo, os números relativos ao controle de doping em nosso país, em competição e fora de competição do ano de 2003, e consideram-se as ações preventivas desenvolvidas. Todos os controles foram feitos de acordo com as técnicas e procedimentos orientados pela Agência Mundial Antidoping (AMA), sendo então realizada uma estatística descritiva dos mesmos. Os resultados mostram 3.797 exames realizados, sendo 3.266 controles em competição e 531 fora de competição, com caráter de surpresa. A maior parte dos controles em competição (92,1%) e fora dela (92,4%) foi realizada pelo LAB DOP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Palavras-chave : Controle. Doping. Dopagem. Estatística. Brasil.
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841 0 bytes Rev Bras Med Esporte, jul./ago. 2004, vol.10, no.4 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.
Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.
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841 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Do Pan Rio/2007 à Copa 2014 no Brasil. Que Brasil? E para qual Brasil? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVA, Mauricio Roberto da; CARDOSO, Carlos Luiz
Refletir sobre alguns aspectos do capitalismo, tendo em vista o que parece evidente e o que se rvela estridente, pode contribuir para o esclarecimento de sua condição histórica, de sua historicidade: de tal modo que se revela ma configuração social e complexa, germinando continuamente também as tensões, desigualdades e contradições com as quais se planta a sua superação.
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865 0 bytes Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 09-17 Dez./2006 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ambiente e desenvolvimento "O papel reservado à Educação Física" |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FARIAS, Sidney Ferreira; COSTA, Taise Soares da; BORGES, Grasiely Fassin; BINOTTO, Maria Angélica; SCHIMIDT, Kátia Cristine.
Em busca de argumentos para contribuir com o desenvolvimento e o crescimento de uma nação, este conteúdo pretende mostrar a significativa importância da noção de desenvolvimento humano e do papel da Educação Física, como atividade corporal humana. Num modelo aproximativo, procura-se fazer um link positivo entre os programas e educativos, nos diferentes níveis de educação da sociedade brasileira. O texto procura, também, associar as atividades oriundas da Educação Física ao gosto pela mobilidade continuada, em especial na escala escolar. Relativamente ao estado de bem-estar, procura-se elevá-lo e liga-o à mobilidade e à vida afetiva/social, demonstrando os reflexos na qualidade de vida do indivíduo.
Palavras-chave: Ambiente. Educação Física. Escola.
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892 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da
É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.
Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.
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910 0 bytes Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo comparativo da força de preensão isométrica máxima em diferentes modalidades esportivas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES JUNIOR, Noé Gomes; DOMENECH, Susana Cristina; SILVA, Affonso Celso Kulevicz da; Jonathan Ache Dias, SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa
O objetivo deste estudo foi comparar a força de preensão isométrica máxima (Fmax) entre diferentes esportes e entre mão dominante (FmaxD) e não dominante (FmaxND). Participaram do estudo 29 atletas (homens) das modalidades de aikidô (AI), jiu-jitsu (JJ), judô (JU) e remo (RE) e 21 não atletas (NA). O teste de preensão consistiu na manutenção da força isométrica máxima em um dinamômetro de preensão manual durante 10 s. O posicionamento dos sujeitos foi o sugerido pela Sociedade Americana de Terapia da Mão (ASHT). Para análise dos dados, utilizou-se o teste ANOVA fatorial 2X5 com correção de Bonferroni, seguido dos testes t pareado e de Tukey. Foi verificado que existem maiores valores de Fmax quando o esporte praticado é JJ e quando usam a mão dominante, seguido dos grupos de JU, RE, AI e NA. Foi detectado que 30,9% da variação da Fmax pode ser atribuída à dominância das mãos, 39,9% às diferenças entre as modalidades esportivas e 21,3% à interação entre a dominância de mãos e grupo de indivíduos. Os resultados do presente estudo permitiram verificar diferenças significativas na Fmax somente entre os grupos de JJ e AI, e JJ e NA, tanto na mão dominante quanto na não-dominante, e entre mão dominante e não dominante somente nos grupos de AI e NA. Os resultados deste estudo indicam que a Fmax pode ser empregada para comparação entre diferentes modalidades esportivas, e entre mão dominante e não dominante. Estudos com maior número de indivíduos permitirão identificar diferenças entre outras modalidades.
Palavras-chave: Biomecânica. Força da mão. Esportes.
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913 0 bytes Rev Bras Cineantrop Desempenho Hum 11 (3): 2009 http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
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