Categoria: Educação Fisica Artigos |
Variações hemodinâmicas em adultos jovens: efeitos de 3 séries de 10 repetições a 70% de uma repetiç |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Lidiana Vargas Alves et al Postula-se que os exercícios físicos são benéficos para o sistema cardiovascular, no entanto há dúvidas quanto aos possíveis riscos à saúde relacionados aos exercícios contra-resistência. O objetivo deste estudo foi verificar as modificações hemodinâmicas durante a execução de exercícios contra-resistência de membros inferiores. Homens entre 18 e 30 anos (n = 28), sedentários, normotensos e aparentemente saudáveis foram voluntariamente submetidos a exercícios na cadeira extensora (3x10 repetições a 70% de 1RM). Antes e após cada série foram medidas a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), a freqüência cardíaca média (FCM), Duplo Produto (DP) e o mVO2. Os resultados foram analizados estatisticamente por ANOVA com nível de significancia de 5%. Houve um aumento de aproximadamente 31% na FC (p<0,05) após todas as séries comparadas aos valores basais. A PAD e PAM não sofreram aumentos significativos em nenhum momento do teste. A PAS aumentou significativamente (p<0,05) na ultima série de exercícios. O DP e o mVO2 aumentaram significativamente após a realização de cada série. Em nenhum dos momentos medidos o DP ou o mVO2 alcançou valores considerados arriscados segundo a literatura disponível. Conclui-se que este tipo de exercício aumenta a sobrecarga cardíaca sem, no entanto, atingir níveis arriscados.
Palavras-chave: Frequência cardíaca. Pressão arterial. Duplo produto. mVO2. Exercício contra-resistência.
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1710 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Uma análise crítica das atividades de aventura: possibilidades de uma prática consciente e sustentáv |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BAHIA, Mirleide Chaar; (In: TEREZANI, Denis Roberto et al.)
Na sociedade contemporânea, novas práticas corporais vêm se consolidando e agregando adeptos, assim como algumas antigas práticas vêm se mostrando ressignificadas e com novas características. De forma geral, esta tendência vem sendo adotada por grupos diversos em várias partes do planeta e são geralmente associadas a experiências vivenciadas em áreas naturais, sendo denominadas com terminologias diversas: esportes de aventura, esportes californianos, esportes outdoor, esportes radicais, atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). As atividades de aventura que utilizam o componente “radicalidade” ou “aventura” surgiram com diferentes conotações, desde a utilitária (caça e pesca para subsistência; canoagem para deslocamento das populações ribeirinhas); quanto como atividade lúdica (na forma “descompromissada” e de livre adesão em busca de prazer e divertimento); até a incorporação de componentes ligados à competitividade, com busca de resultados tanto individuais, quanto de grupos (atualmente existem corridas de aventura que fazem parte do calendário mundial de competições).
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3718 0 bytes Propostas interdisciplinares para a modalidade can http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Treinar futebol respeitando a essência do jogo: o exemplo do salto como ação tática e não somente té |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Pedro; SANTOS, Pedro, JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner
O objetivo da revisão foi de exemplificar a metodologia de treino do salto de impulsão vertical no futebol assente em premissas táticas. O treino das capacidades físicas, desprovido da sua relação com o verdadeiro significado do Futebol, tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Este tipo de trabalho esquece, frequentemente, a relação que deveria existir com o modelo de jogo do treinador, não maximizando a sua utilidade para a forma de jogar que se pretende cultivar na equipa. No caso do salto, este só existe no Futebol enquanto habilidade aberta, pertencente a um sistema termodinâmico de não-equilíbrio, dentro do qual o jogador deverá tomar deliberada e oportunamente a decisão de saltar. Neste sentido consideramos oportuno estabelecer uma relação entre o treino do salto e o modelo de jogo.
Palavras-chave: Futebol. Modelo de jogo. Salto de impulsão vertical. Periodização. Tática.
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578 0 bytes Conexões, Unicamp http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tendências competitivas de atletas no esporte adaptado |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GORGATTI, Márcia Greguol et al
O objetivo deste estudo foi verificar as tendências competitivas de atletas com deficiência. Para tanto, foram pesquisados 29 atletas com deficiência, sendo 12 com deficiência visual (GDV) e praticantes de goalball e 17 com deficiência física (GDF) e praticantes de basquete em cadeira de rodas. Todos os atletas pesquisados tinham pelo menos 5 anos de prática esportiva e experiência recentes em seleções nacionais. Os atletas responderam ao Questionário de Orientação Esportiva (1). A análise estatística foi realizada para a comparação intergrupos (GDV e GDF), sendo utilizado o teste t-student para as medidas quantitativas e o teste de Wilcoxon para medidas qualitativas (p<0,05). Foi possível verificar que a tendência predominante para os atletas no esporte adaptado foi a de estabelecer metas. Também se observa que o GDF mostrou esta tendência significativamente mais acentuada do que o GDV. Estes resultados demonstram predominância de comportamentos em relação às perspectivas internas de melhores resultados, desejo de melhora e superação. Tais comportamentos em geral não são observados para atletas do mesmo nível no esporte convencional, o que evidencia que, para atletas com deficiência, a prática esportiva parece estar mais altamente associada à auto-superação e menos à competição ou à vitória em si.
Palavras-chave: Tendência competitiva. Esporte adaptado. Deficiência visual. Deficiência física. Psicologia do esporte.
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4525 0 bytes Arquivos Sanny de Pesquisa em Saúde, Santos, v. 1, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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601 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.
Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.
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752 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
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