Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.
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2149 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obe |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira
Foi aplicado no colégio Brasil entre os dias 10 á 13 de novembro de 2007, o projeto: Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes. Com o intuito de comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável, foi aplicada também uma caminha pelas ruas que circundam o colégio e um banquete com frutas que os próprios alunos trouxeram de suas casas, para proporcionar a atividade física e a alimentação saudável. Um dos objetivos do projeto era calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos do Ensino Fundamenta II que compreende do 6º ano ao 9º ano. Utilizamos o protocola da OMS (organização mundial da saúde) ao comentar que o IMC.Foram utilizados 30 alunos do Ensino Fundamental II, onde 21 alunos ou 70% do grupo de amostra estão com a faixa do peso normal, já 8 alunos ou 21% do grupo de pesquisa estão abaixo do peso. E 1 aluno, ou seja, 3% do grupo de pesquisa apresentou Obesidade tipo 1. Concluímos no que foi mais salutar no projeto, a importância da alimentação e atividade física para o controle da obesidade, um resultado importante foi a média de 70% dos alunos pesquisados estarem na faixa normal de IMC. A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que importante para manter uma vida sadia.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência. Teste de IMC.
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13393 0 bytes Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Air http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José
Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.
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1704 0 bytes Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus
Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro. Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.
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1395 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
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