Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres

O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.

Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.

Downloads 2149  2149  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26,   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obe Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira

Foi aplicado no colégio Brasil entre os dias 10 á 13 de novembro de 2007, o projeto: Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes. Com o intuito de comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável, foi aplicada também uma caminha pelas ruas que circundam o colégio e um banquete com frutas que os próprios alunos trouxeram de suas casas, para proporcionar a atividade física e a alimentação saudável. Um dos objetivos do projeto era calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos do Ensino Fundamenta II que compreende do 6º ano ao 9º ano. Utilizamos o protocola da OMS (organização mundial da saúde) ao comentar que o IMC.Foram utilizados 30 alunos do Ensino Fundamental II, onde 21 alunos ou 70% do grupo de amostra estão com a faixa do peso normal, já 8 alunos ou 21% do grupo de pesquisa estão abaixo do peso. E 1 aluno, ou seja, 3% do grupo de pesquisa apresentou Obesidade tipo 1. Concluímos no que foi mais salutar no projeto, a importância da alimentação e atividade física para o controle da obesidade, um resultado importante foi a média de 70% dos alunos pesquisados estarem na faixa normal de IMC. A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que importante para manter uma vida sadia.

Palavras-chave: Obesidade. Adolescência. Teste de IMC.

Downloads 13393  13393  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Air  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José

Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.

Downloads 1704  1704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O que identifica e diferencia a Educação Física dentro da escola? Uma breve reflexão na visão de Tom Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira

Sabe-se que atualmente com o crescimento assustador da globalização, alguns conceitos que identificavam e determinavam alguns fatores tomaram novos rumos. Entre eles as idéias que norteiam a escola. A ideia do presente estudo é relacionar a disciplina de Educação Física dentro da escola com as narrativas de Tomaz Tadeu da Silva em seu livro, intitulado “Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais”. As considerações do presente estudo vêm comentar que nada é definido e sim se torna. Então a Educação Física Escolar, não é nunca foi e nunca será o “outro”, o “forasteiro” dentro da escola. E conclui-se que acabou se tornando durante toda sua história. Mas pode-se concordar que é possível mudar este parâmetro normativista. Gerando uma “crise de identidade” positiva. Onde depende dos próprios Profissionais da área fomentar está ideia.

Palavras-chave: Identidade. Diferença. Educação Física. Escola.



Downloads 11164  11164  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aire  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e Antropologia: necessidade de engajamento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARMO JÚNIOR, Wilson

Nesse artigo a idéia é conduzir ao leitor a refletir sobre a necessidade de trazer a reflexão para a Educação Física em todo seu conteúdo. Trata-se de estabelecer vínculos com aspectos da corporeidade e motricidade como fenômenos engajados numa cultura das práticas corporais, sobretudo, permitindo comparar a dinâmica da integralidade entre o conceito e a natureza nas questões que conduz a formação do ser humano na sua totalidade. O discurso sobre prática cujo teor indica relações entre uso do corpo como entidade da cultura com relevância da prática de exercícios físicos podem formar um corpo de conhecimento original e promissor. Dessa forma a tentativa de trazer para o debate de aspectos antropológicos nas discussões sobre a experiência humana no mundo vivido estimulam um pensar sobre o corpo e a motricidade construindo outras linguagens. Educação física e antropologia, enquanto categorias conceituais parecerem ter fundamentos originais sobre os quais repousam temas estruturais de valores culturais semelhantes: o corpo além do organismo biológico como ferramenta de intervenção no mundo; a motricidade com experiência associada à concepção de prática como linguagem. Com o suporte teórico dos aspectos conceituais da fenomenologia abre-se aqui mais uma possibilidade de olhar para a Educação Física com os fundamentos mais rigorosos e de múltiplos sentidos.

Palavras-chave: Educação Física. Antropologia e Sentido da Prática.



Downloads 18130  18130  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus

Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro.

Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.


Downloads 1395  1395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A relação entre o lazer e a qualidade de vida: indicativos à atuação do profissional em Educação F Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; DELCONTI, Wesley Luiz Delconti

A busca da qualidade de vida tem sido objeto de estudo de várias áreas de atuação profissional. No que tange a área do lazer, é importante saber em que medida a prática orientada por um profissional de Educação Física pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho de cunho bibliográfico é verificar as possíveis relações entre o lazer e a qualidade de vida, sob a ótica da atuação profissional em Educação Física. Esta pesquisa visou reunir conteúdos teóricos para a melhor compreensão do lazer e sua relação com a qualidade de vida. Este estudo demonstrou a quão importância do lazer como um dos elementos beneficiários para a qualidade de vida, seja ela individual ou coletiva e a importância da atuação do profissional de Educação Física em relação ao lazer e a qualidade de vida. Assim, concluindo que o profissional em Educação Física deve se buscar melhor compreensão teórico do lazer, para que a intervenção profissional possa alcançar a tão desejada qualidade de vida.

Palavras-chave: Lazer. Qualidade de Vida. Educação Física.

Downloads 19592  19592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação Física do CESUMAR, Maringá – PR.  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade Física e Nutrição: Um Programa de Saúde Interdisciplinar Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
SEGUNDA, Eliane; ANZUATEGUI, Yassin S. Lorene; FRASSON, Antonio Carlos

Tem-se que o homem ao adotar um estilo de vida sedentário promove em sua estrutura orgânica uma baixa capacidade de oxidação de gorduras e o consumo de uma dieta hiperlipídica virá instalar depósitos de gordura de maneira sinérgica.
Este fato, de uma certa maneira, oportunizara um desiqulibrio na composição organica do homem. O tecido muscular, considerado o maior tecido do corpo humano, no seu acionamento implica irá implicar em gasto calórico. Assim, para que a construção e a manutenção desse tecido esteja preservado, o organismo precisa o mínimo possível de massa muscular e certa quantidade de tecido adiposo.

Downloads 1569  1569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FIEP BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTI  Site http:///www.fiepbulletin.net
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 (29)