Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Escola vai ao baile? Possíveis relações entre a Dança e a Educação Física na Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  28/4/2012
Descrição:
MARCELINO, Elisa Popyelisko; KNIJINIK, Jorge Dorfman

Na Escola a dança não é considerada uma disciplina, apenas está inserida como parte do Currículo Disciplinar de Educação Física ou Artes. Determinar com precisão em qual disciplina a dança seria ensinada não é possível, no entanto acredita-se que a dança pode oferecer benefícios em diversas vertentes. O presente estudo tem a intenção de analisar a Dança na Escola, considerando os aspectos culturais e sociais. Entrevistas foram feitas com profissionais de Educação Física que utilizam a dança como conteúdo em suas aulas, e foi possível confirmar a teoria na prática. As diferentes características desta dança escolar poderiam servir para enriquecer a Educação Física, ou conteúdos abordados por qualquer disciplina; e se o professor souber a melhor forma de abordá-la, esta pode acrescentar muito aos alunos.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Dança.

Downloads 1216  1216  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Aptidão física e saúde. Qualidade de vida.

Downloads 1449  1449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhar de Porfessor, Ponta Grossa 4 (1), 20  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Educação Física na Educação Especial Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele

A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.





Downloads 16009  16009  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104   Site http://www.efdeportes.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
STRAZZACAPPA, Márcia

O movimento corporal sempre foi, dentro do espaço escolar, uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Essas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é por meio do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação. Formação professor. Arte-educação.

Downloads 749  749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de  Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:


BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente

O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.

Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.


Downloads 14498  14498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança na Aprendizagem Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
CAVASIN, Cátia Regina

A Educação Física Escolar permite abordar didaticamente, além dos esportes e dos jogos, a dança. A criança possui múltiplas habilidades físicas, e o movimento corporal rítmico está relacionado diretamente ao seu crescimento como forma de exteriorizar sentimentos. Este artigo baseia-se na análise da aplicação de um trabalho realizado com crianças nos diferentes níveis escolares, no qual a dança, por meio de uma metodologia sugerida e dentro de um contexto interdisciplinar, tanto visa desenvolver às habilidades motoras e cognitivas, quanto resgatar valores culturais.

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem. Educação Física Interdisciplinar.

Downloads 1120  1120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança e sua característica sagrada Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Marta Claus

A dança e sua característica sagrada pretende mostrar, através de uma abordagem histórica, que a Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. O trabalho ora apresentado se preocupa em resgatar o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem e não como se considera na atual idade, uma arte, uma diversão ou mesmo um recurso para manter ou realçar a beleza do corpo. Trata -se de uma abordagem inicial e parcial sobre o tema que nos remete à necessidade de estudos mais aprofundados tanto pelo ponto de vista historiográfico, quanto pelo filosófico.

Palavras-chave: Dança. Deuses. Ato Sagrado.

Downloads 885  885  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma “Existência e Arte”- Revista Eletrônica do Grupo P  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança Criativa e o Potencial Criativo: dançando, criando e desenvolvendo Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
ARCE, Carmen; DÁCIO, Gabriela Mavignier

Este artigo apresenta o embasamento teórico e os resultados de uma pesquisa voltada para o desenvolvimento humano, utilizando os conceitos de desenvolvimento descritos por Vygotsky e Piaget, e aprimoramento do Potencial Criativo a partir da aplicação do conceito de Dança Criativa, reforçando a idéia de que a arte da Dança vai muito além de festividades e complemento educacional.

Palavras-chave: Dança, Desenvolvimento, Criatividade, Dança Criativa.

Downloads 31291  31291  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica Aboré Publicação da Escola Supe  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança Aplicada às Tendências da Educação Física Escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GASPARI, Telma Cristiane

Este estudo visou abordar algumas tendências pedagógicas da Educação Física Escolar, apontando seus principais autores e características, assim como sugerir um possível plano de aula, especificamente objetivando a Dança, de acordo com as características da tendência estudada.

Palavras-chave: Dança. Educação Física Escolar. Psicomotricidade. Desenvolvimentista. Construtivismo. Biológica renovada.

Downloads 1515  1515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Set/Dez 2002, Vol.8 n.3, pp. 123 - 129  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Copa do Mundo de 1958 e os discursos raciais: o caso Pelé  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Ana Paula da

Este artigo tem como objetivo mapear os discursos raciais na década de 50, no ano da Copa de 1958, para entender quais as principais ideias em voga no momento em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, surgiu como grande astro nacional e internacionalmente famoso. Argumento que suas declarações sobre as questões raciais no Brasil estão inscritas nos discursos proferidos nos anos 50 pelos meios acadêmicos e os movimentos negros da época. Seu ascetismo profissional e sua crença no individuo como um valor positivo cultivado desde os tempos de juvenil na cidade de Bauru, interior paulista, foi reforçado pelos discursos raciais dos anos 50, e, deu-lhe a certeza que as discriminações que pudesse encontrar por ser negro e de família pobre, era possível de serem vencidas, por uma postura disciplinada e profissional. Atualmente, tais ideias têm sido combatidas por alguns setores dos movimentos negros que argumentam ser as desigualdades entre bancos e negros intransponíveis, mesmo que os negros sejam ascéticos. Pelé, contudo, não mudou sua posição sobre o problema da discriminação do negro, este ainda acredita no profissionalismo e disciplina como saída possível para combater as desigualdades.

Palavras-chave: Copa de 1958. Pelé. Discursos raciais. Movimentos negros. Intelectuais.

Downloads 2959  2959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Esporte e Sociedade ano 3, n.9, Jul.2008/Out.2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 (28) 29 »