Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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603 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tendências competitivas de atletas no esporte adaptado |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GORGATTI, Márcia Greguol et al
O objetivo deste estudo foi verificar as tendências competitivas de atletas com deficiência. Para tanto, foram pesquisados 29 atletas com deficiência, sendo 12 com deficiência visual (GDV) e praticantes de goalball e 17 com deficiência física (GDF) e praticantes de basquete em cadeira de rodas. Todos os atletas pesquisados tinham pelo menos 5 anos de prática esportiva e experiência recentes em seleções nacionais. Os atletas responderam ao Questionário de Orientação Esportiva (1). A análise estatística foi realizada para a comparação intergrupos (GDV e GDF), sendo utilizado o teste t-student para as medidas quantitativas e o teste de Wilcoxon para medidas qualitativas (p<0,05). Foi possível verificar que a tendência predominante para os atletas no esporte adaptado foi a de estabelecer metas. Também se observa que o GDF mostrou esta tendência significativamente mais acentuada do que o GDV. Estes resultados demonstram predominância de comportamentos em relação às perspectivas internas de melhores resultados, desejo de melhora e superação. Tais comportamentos em geral não são observados para atletas do mesmo nível no esporte convencional, o que evidencia que, para atletas com deficiência, a prática esportiva parece estar mais altamente associada à auto-superação e menos à competição ou à vitória em si.
Palavras-chave: Tendência competitiva. Esporte adaptado. Deficiência visual. Deficiência física. Psicologia do esporte.
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4528 0 bytes Arquivos Sanny de Pesquisa em Saúde, Santos, v. 1, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.
Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.
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753 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
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1266 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
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