Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Salto em Profundidade: Fisiologia e Benefícios Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O objetivo da revisão foi explicar a fisiologia do SP e identificar os outros benefícios dessa sessão para o praticante. As sessões de SP começaram no atletismo por volta de 1919 a 1930. Verkhoshanski foi o primeiro a publicar artigos sobre os benefícios do SP para modalidades que possuem salto vertical (SV). O intuito do SP e exercitar a força reativa dos membros inferiores, ocorrendo uma ação excêntrica na aterrissagem do atleta ou da pessoa saudável, na etapa de amortização uma ação isométrica e na fase de impulsão a contração concêntrica, denominado de ciclo de alongamentoisométrico-encurtamento. Diversas referências comprovam que as sessões de SP aumentam significantemente (p≤0,05) o SV. Entretanto, recentemente foi evidenciado que o SP melhora a velocidade, a agilidade e a economia da corrida. Em conclusão, o SP proporciona um incremento em diversas capacidades físicas.

Palavras-chave: Salto em profundidade. Salto vertical. Treino.

Downloads 1836  1836  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua

Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para
seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.

Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUEIROZ e MELO, Maria de Fátima Aranha de; et al.

Neste artigo, chamamos a atenção para a necessidade de assumirmos a responsabilidade sobre o destino de nosso lixo, propondo para ele uma nova utilização. Tomamos a Teoria Ator-Rede como instrumento teórico metodológico para seguir a ação desenvolvida por uma das equipes da Brinquedoteca da Universidade no que chamamos de Projeto Sucata cujo objetivo tem sido transformar sucata em brinquedo com um grupo de crianças de uma comunidade de baixo poder aquisitivo de uma cidade mineira, tendo os conceitos de tradução e mediação como suportes para a descrição das transformações operadas nas partes envolvidas.

Palavras-chave: Brinquedo-sucata. Teoria ator-rede. Tradução. Mediação.

Downloads 851  851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicol. Soc. v.19 n.2 Porto Alegre maio/ago. 2007  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Superando riscos na atividade física relacionada à saúde Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATIELLO JÚNIOR, Edgard; GONÇALVES, Aguinaldo; MARTINEZ, Jéssica Félix Nicácio

A lógica dos fatores de risco que predomina nas investigações epidemiológicas do campo da Saúde vem sendo reproduzida na Educação Física, especificamente na tendência hegemônica denominada Atividade Física relacionada à Saúde. Neste trabalho o objetivo é apresentar e discutir principais marcos históricos e destacar efeitos desse paradigma nesses campos de conhecimento. Ao final, será apresentada uma forma de apropriação de Epidemiologia Crítica como ilustração de tentativa de superação junto a trabalhadores do setor bancário.

Palavras-chave: Atividade Física. Saúde Pública. Fatores de Risco. Epidemiologia.

Downloads 807  807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Tendências competitivas de atletas no esporte adaptado Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GORGATTI, Márcia Greguol et al

O objetivo deste estudo foi verificar as tendências competitivas de atletas com deficiência. Para tanto, foram pesquisados 29 atletas com deficiência, sendo 12 com deficiência visual (GDV) e praticantes de goalball e 17 com deficiência física (GDF) e praticantes de basquete em cadeira de rodas. Todos os atletas pesquisados tinham pelo menos 5 anos de prática esportiva e experiência recentes em seleções nacionais. Os atletas responderam ao Questionário de Orientação Esportiva (1). A análise estatística foi realizada para a comparação intergrupos (GDV e GDF), sendo utilizado o teste t-student para as medidas quantitativas e o teste de Wilcoxon para medidas qualitativas (p<0,05). Foi possível verificar que a tendência predominante para os atletas no esporte adaptado foi a de estabelecer metas. Também se observa que o GDF mostrou esta tendência significativamente mais acentuada do que o GDV. Estes resultados demonstram predominância de comportamentos em relação às perspectivas internas de melhores resultados, desejo de melhora e superação. Tais comportamentos em geral não são observados para atletas do mesmo nível no esporte convencional, o que evidencia que, para atletas com deficiência, a prática esportiva parece estar mais altamente associada à auto-superação e menos à competição ou à vitória em si.

Palavras-chave: Tendência competitiva. Esporte adaptado. Deficiência visual. Deficiência física. Psicologia do esporte.


Downloads 4528  4528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Arquivos Sanny de Pesquisa em Saúde, Santos, v. 1,  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teoria, prática e reflexão na formação do professor Popular Versão: 
Atualização:  4/2/2011
Descrição:
KOLYNIAK Filho, Carol

A abordagem feita nesta exposição fundamenta-se no materialismo histórico dialético, em cuja perspectiva o homem é concebido como indissociável em corpo e mente (espírito), constituindo-se exclusivamente nas e pelas relações sociais, sendo a sua consciência construída a partir de sua atividade concreta sobre o meio e materializada na linguagem, diferenciando-se de outros animais por produzir seus meios de subsistência através do trabalho, o qual sempre implica na utilização de todas as faculdades (físicas e mentais).

Downloads 2517  2517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teste de força bio-operacional e bioestrutural para a saúde e para a performance Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O objetivo do artigo foi ensinar os testes de força bio-opercaional e bioestrutural.

Palavras-chave: Teste. Força.Teste de força.

Downloads 875  875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, S  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.


Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre


Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.

Downloads 1266  1266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58,  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Trabalhando com jogos perceptivos-motores nas aulas de Educação Física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Layz Hemiliana da; AMARAL, Lucas Vieira do

Este trabalho apresenta uma proposta de conteúdo para aulas de Educação Física Escolar. Em tal proposta, o professor proporciona aos seus alunos a potencialização de seus sistemas sensoriais (audição, visão e tato) através de jogos perceptivos-motores, sempre de forma lúdica, recreativa e saudável. Para a elaboração e construção desse estudo fez-se necessário uma busca literal na área de conhecimento da Psicologia. O presente artigo culmina na conclusão de que a proposta se torna relevante devido a sua preocupação em potencializar os sistemas sensoriais dos alunos.

Palavras-chave: Proposta. Educação Física Escolar. Jogos perceptivos-motores.

Downloads 26456  26456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ESEF/UPE  Site http://www.educacaofisica.com.br
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 (28) 29 »