Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TORRI, Danielle, ALBINO, Beatriz Staimbach e VAZ, Alexandre Fernandez
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou investigar aspectos da educação do corpo, focando um programa de Esporte Escolar para meninos e meninas de uma escola pública de Florianópolis. Foram realizadas observações sistemáticas do contexto das sessões de treinamento e das competições, além de entrevistas narrativas e levantamento de alguns dados da instituição.
Palavras-chave: Educação do corpo. Indústria cultural. Teoria crítica e Educação. Esporte escolar. Educação Física escolar.
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677 0 bytes Educ. Pesqui., set./dez. 2007, vol.33, no.3, p.499 http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eu corpo a corpo comigo mesma: Des(H)armonizando o espaço do invisível |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REIS, Andréia Maria Ferreira
Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006). Atuei nesta performance - como diretora, criadora e performer - juntamente com o artista plástico Wagner Lacerda. Esta análise parte da não polaridade, incluindo harmonicamente a (des)proporção e a diferença em inter-Ação. Muito citado atualmente, Deleuze utiliza o termo devir como zona de indiscernibilidade, do entre e da desterritorialização, o próprio processo. Neste contexto estão, o Corpo Paradoxal de Gil (2005), o Corpo Efervescente de Banes (1999) e os estudos do corpo no espaço dinâmico de Laban (1978).
Palavras-chave: Corpo, híbrido, inter-Ação.
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677 0 bytes PPGAC/UFBA http://portalabrace.org/portal/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Acerca da violência por meio do futebol no ensino de Educação Física: retratos de uma prática e seus |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALBINO, Beatriz Staimbach; ZEISER, Cristiane Camila; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez
Este artigo trata de uma experiência pedagógica em Educação Física, associada ao estágio supervisionado de formação universitária. Nessa experiência, realizada em uma escola pública da área urbana de Florianópolis, desenvolve-mos, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos e das alunas para as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pedagogia crítica.Violência. Futebol. Formação de professores.
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672 0 bytes Pensar a Prática, Vol. 11, No 2 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo longitudinal do crescimento corporal de escolares de 10 a 14 anos: dimorfismo sexual e pico d |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERGMANN, Gabriel Gustavo; et al
O acompanhamento do crescimento corporal durante a adolescência é um importante indicador de saúde, além de possibilitar a identificação do estado maturacional dos indivíduos. Frente a isso, os objetivos do estudo foram: a) descrever o desenvolvimento da estatura e de massa corporal de meninas e meninos dos 10 aos 14 anos de idade e suas diferenças nesse processo, e; b) identificar o momento e a magnitude do pico de velocidade em altura (PVA) e do pico de velocidade em massa corporal (PVP) de meninos e meninas. Para tanto, foram acompanhados dos 10 aos 14 anos de idade, 70 escolares dos dois sexos. Foram medidas a estatura (cm) e a massa corporal (kg) dos mesmos indivíduos, anualmente, de 2001 a 2005. Os resultados demonstram que até os 12 anos não existem diferenças consistentes entre os sexos, e que aos 13 e 14 anos, os meninos são maiores e mais pesados que as meninas. O PVA e PVP ocorreram no mesmo período, sendo nos meninos dos 12 para os 13 anos, e nas meninas dos 10 para os 11 anos. Frente aos resultados, concluímos que, até o PVA dos meninos, não existem diferenças expressivas no crescimento corporal entre os sexos e que, a partir desse evento, os meninos ficam maiores e mais pesados que as meninas. Além disso, concluímos que o PVA e o PVP ocorrem cerca de dois anos antes nas meninas.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual. Crescimento físico. Pico de velocidade.
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661 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves O objetivo do artigo é analisar a biografia do exjogador de futebol Garrincha como expressão de uma trajetória individual que encarna significados coletivos sobre o futebol nacional e sobre o “ser brasileiro”. Utilizamos como fonte o livro de Ruy Castro “Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha”. A análise demonstra que a biografia se transforma em um discurso identitário essencialista. A ancestralidade indígena é chave para interpretar tanto a exuberância e simplicidade do seu futebol, quanto seu comportamento avesso às normas sociais e a disciplina nos treinamentos. O dom e o sucesso no futebol independem, na leitura cultural realizada pelo biógrafo, do treino, da perseverança e do aperfeiçoamento.
Palavras-chave: Futebol. Identidade Nacional. Garrincha. Biografia.
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655 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 169-191, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEIXOTO, Elza
Nas décadas de 20/30/40 do século XX foram realizadas no Brasil diversas experiências de recreação pública voltadas para os operários e seus familiares. Este trabalho revisa e discute os fundamentos da experiência implementada no Distrito Federal na década de 1940, recorrendo à análise do projeto de recreação para trabalhadores e filhos de trabalhadores, elaborado pelo Governo de Getúlio Vargas, através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Ministro Marcondes Filho) e do Serviço de Recreação Operária – S.R.O. (Arnaldo Sussekind). Esta análise é efetuada com base em relatórios, em entrevistas e na produção de Arnaldo Sussekind, reconhecido aqui como intelectual orgânico de classe. Conclui-se, como primeiros apontamentos, que a recreação compõe a política de conformação da classe operária implementada em todo o mundo e, especificamente, no Brasil; e que o S.R.O. é parte dessa política de conformação.
Palavras-chave: Recreação. Estudos do lazer. Conformação. Trabalho. Classe operária.
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653 0 bytes Pro-Posições, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos Populares infantis e Cultura de Massa |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto
Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.
Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares infantis
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646 0 bytes http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Refletindo sobre o Jogo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
Paula, Júlia
Este artigo propõe algumas reflexões sobre o tema jogo, mostrando inicialmente que este é uma entidade sem definição, pois representa uma busca de satisfação de uma necessidade não material do ser. Ele não é exclusivo desta ou daquela sociedade e também não é exclusividade da espécie humana: em todas as culturas há jogo e os animais também jogam. O jogo do bebê é funcional, pois expressa funções específicas da espécie. Já o jogo da criança é expressão de todo o seu ser. O jogo é espontâneo, sério, prazeroso, arrebatador. Ele instaura na criança o sentido de tarefa, bem como o amor à ordem e também a introduz no processo de socialização. Jogo não é sinônimo de esporte, nem de atividade física, pois ele é presente na humanidade desde os primórdios da existência , manifestando-se mesmo no princípio de todas as coisas, no ato da Criação. Tudo, portanto, já foi criado como jogo lá no início, cabendo ao homem recriar sua própria vida na medida em que se entrega a ela de maneira intensa e total, ou seja, em atitude de jogo.
Palavras-chave: Jogo, Espontaneidade, Criação, Recriação.
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645 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 2, Dezembro/1996 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Hipóteses para a popularização do futebol em São Paulo (1894-1920) |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STREAPCO, João Paulo França; RÚBIO, Kátia
Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos sociais e históricos envolvidos no surgimento do futebol, na cidade de São Paulo no final do século XIX, e seu desenvolvimento na metrópole, a partir das primeiras duas décadas do século XX. Serão analisadas as relações entre a modernização gerada pelo advento da urbanização de São Paulo, levando em consideração o aparecimento dos esportes, de novas modalidades de lazer e as novas formas identitárias relacionadas a este processo modernizador.
Palavras-chave: Modernização. Cultura. Urbanização.
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624 0 bytes Recorde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jun. 2009. http://boletimef.org |
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