Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo dos benefícios da improvisação nas aulas de dança do curso de Educação Física Unileste-MG |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Ariane de Castro et al
Saber improvisar nos dias de hoje é muito importante, pois imprevistos acontecem a todo momento. A improvisação foi trazida para a dança por alguns professores e coreógrafos, pois achava-se que a dança estava ficando cheia de gestos mecânicos e repetitivos. Daí surgiu a necessidade de se estudar a improvisação bem como suas técnicas, sua aplicação nas aulas de dança e seus benefícios. Este estudo objetivou analisar a importância da prática da improvisação para intérpretes de dança, verificando a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e observando fatores cognitivos e sensitivos. A amostra foi realizada com 20 (vinte) alunos que cursavam a disciplina Contato-Improvisação e Estudo Sobre o Corpo, do curso de Educação Física do UnilesteMG. Foi aplicado um questionário semiestruturado que continha 15 (quinze) questões e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.
Palavras-chave: Improvisação. Dança.
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20320 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto
A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.
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21571 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).
Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.
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21853 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Preconceito aos meninos na prática da ginástica artística |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ANTUNES, Heverton Tonani; REIS, Bruna Barros dos; SANTOS, Flávia Costa Pinto e Esse estudo do tipo descritivo objetivou identificar e analisar a presença do preconceito por parte dos pais e responsáveis por meninos em idade escolar em relação à prática da Ginástica Artística por crianças do sexo masculino. Esta pesquisa tem a importância no esclarecimento que poderá gerar aos profissionais de Educação Física sobre a presença ou não de preconceitos contra os meninos na prática da Ginástica Artística, fazendo-os refletir sobre as melhores maneiras de minimizar esses problemas. Participaram da mesma 130 crianças voluntárias do sexo masculino, não praticantes de Ginástica Artística, com idades de seis a nove anos escolhidas aleatoriamente em duas Escolas Estaduais do município de Ipatinga-MG, que levaram para suas residências um questionário elaborado pelos investigadores, para que seus pais ou responsáveis legais o respondessem, buscando atender ao objetivo proposto. Concluiu-se que os mesmos incentivam seus filhos a praticar esportes por fazer bem para a saúde, além de proporcionar lazer, disciplina e espírito competitivo, mas de um modo geral não interferem na escolha deles quanto à modalidade esportiva a ser praticada, não havendo sido constatado predomínio de preconceito declarado em relação à prática dessa modalidade por crianças do sexo masculino.
Palavras-chave: Preconceito. Discriminação. Gênero. Sexo. Ginástica Artística. Prática esportiva. Interferência dos pais ou responsáveis.
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22103 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Neoplasias presentes em idosos: A importância da atividade física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEPIERI, Paula Gizeli; VAGETTI,Gislaine Cristina
O objetivo deste trabalho é estudar os cânceres presentes na terceira idade, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Recentes estudos apontam um aumento de pacientes idosos com diversos tipos de câncer devido ao aumento da expectativa de vida. Através dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos homens, estabelece-se a melhor possibilidade de cura para os tipos câncer, apesar das causas e fatores de riscos serem diversificados. Os fatores ligados ao estilo de vida, comportamento e meio ambiente parecem ser fundamentais. Os cânceres mais desenvolvidos em idosos, segundo estudos são: câncer de pulmão, mama, próstata, de pele, bexiga, cólon e estômago. O tratamento do câncer pode ter caráter de cura, prolongar a vida ou melhorá-la (aliviar os sintomas).
Palavras-chave: Envelhecimento. Idoso. Neoplasia. Atividade física.
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22191 0 bytes FAFIPA- Faculdade Estadual de Educação, Ciências e http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Conceito de saúde e qualidade de vida para acadêmicos de Educação Física - um estudo descritivo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; JESUA, Karina Passos de; SANTOS, Roberto Jerônimo dos
A saúde e a qualidade de vida são termos que estão estritamente relacionados no cotidiano dos educadores físicos, entretanto ainda se apresentam revestidos de relevantes dúvidas, refletindo, sobretudo na prática profissional. Este estudo objetivou verificar o conceito de saúde e qualidade de vida dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa é do tipo descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aberto aplicado a uma amostra representativa dos acadêmicos do curso regular e do Programa de Qualificação Docente, composta de 330 alunos. Para a análise dos dados as respostas foram categorizadas e utilizou-se a estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Para o conceito de saúde, 38% dos alunos aproximaram-se do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apenas 1% dos alunos se aproximou do conceito contínuo, considerado também de saúde holística. Sobre a qualidade de vida, 31% dos alunos entenderam como um conjunto de fatores e apenas 1% dos alunos se aproximaram do conceito atual. Assim, conclui-se que os acadêmicos do curso de Educação Física compreendem saúde de acordo com a OMS e já para Qualidade de Vida os alunos apresentam como prioridade o conjunto de fatores.
Palavras-chave: Saúde. Qualidade de vida. Educação Física.
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25447 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
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