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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A relação entre o lazer e a qualidade de vida: indicativos à atuação do profissional em Educação F Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; DELCONTI, Wesley Luiz Delconti

A busca da qualidade de vida tem sido objeto de estudo de várias áreas de atuação profissional. No que tange a área do lazer, é importante saber em que medida a prática orientada por um profissional de Educação Física pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho de cunho bibliográfico é verificar as possíveis relações entre o lazer e a qualidade de vida, sob a ótica da atuação profissional em Educação Física. Esta pesquisa visou reunir conteúdos teóricos para a melhor compreensão do lazer e sua relação com a qualidade de vida. Este estudo demonstrou a quão importância do lazer como um dos elementos beneficiários para a qualidade de vida, seja ela individual ou coletiva e a importância da atuação do profissional de Educação Física em relação ao lazer e a qualidade de vida. Assim, concluindo que o profissional em Educação Física deve se buscar melhor compreensão teórico do lazer, para que a intervenção profissional possa alcançar a tão desejada qualidade de vida.

Palavras-chave: Lazer. Qualidade de Vida. Educação Física.

Downloads 19648  19648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação Física do CESUMAR, Maringá – PR.  Site 
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estudo dos benefícios da improvisação nas aulas de dança do curso de Educação Física Unileste-MG Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Ariane de Castro et al

Saber improvisar nos dias de hoje é muito importante, pois imprevistos acontecem a todo momento. A improvisação foi trazida para a dança por alguns professores e coreógrafos, pois achava-se que a dança estava ficando cheia de gestos mecânicos e repetitivos. Daí surgiu a necessidade de se estudar a improvisação bem como suas técnicas, sua aplicação nas aulas de dança e seus benefícios. Este estudo objetivou analisar a importância da prática da improvisação para intérpretes de dança, verificando a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e observando fatores cognitivos e sensitivos. A amostra foi realizada com 20 (vinte) alunos que cursavam a disciplina Contato-Improvisação e Estudo Sobre o Corpo, do curso de Educação Física do UnilesteMG. Foi aplicado um questionário semiestruturado que continha 15 (quinze) questões e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.

Palavras-chave: Improvisação. Dança.

Downloads 20320  20320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento histórico das ginásticas sob óptica de programas acadêmicos e professores de Educação Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FIGUEIREDO, Juliana Frâncica; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França

Ao evidenciar o pouco conhecimento histórico das Ginásticas por professores de Educação Física durante estágios supervisionados na graduação, foi decidido investigar o tratamento em IESs e, o quanto os professores conhecem das Ginásticas, sob perspectiva histórica.

Downloads 20639  20639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto


A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.


Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.





Downloads 21571  21571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 -  Site http://www.efdeportes.com
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.

A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).

Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.

Downloads 21853  21853  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Preconceito aos meninos na prática da ginástica artística Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANTUNES, Heverton Tonani; REIS, Bruna Barros dos; SANTOS, Flávia Costa Pinto e

Esse estudo do tipo descritivo objetivou identificar e analisar a presença do preconceito por parte dos pais e responsáveis por meninos em idade escolar em relação à prática da Ginástica Artística por crianças do sexo masculino. Esta pesquisa tem a importância no esclarecimento que poderá gerar aos profissionais de Educação Física sobre a presença ou não de preconceitos contra os meninos na prática da Ginástica Artística, fazendo-os refletir sobre as melhores maneiras de minimizar esses problemas. Participaram da mesma 130 crianças voluntárias do sexo masculino, não praticantes de Ginástica Artística, com idades de seis a nove anos escolhidas aleatoriamente em duas Escolas Estaduais do município de Ipatinga-MG, que levaram para suas residências um questionário elaborado pelos investigadores, para que seus pais ou responsáveis legais o respondessem, buscando atender ao objetivo proposto. Concluiu-se que os mesmos incentivam seus filhos a praticar esportes por fazer bem para a saúde, além de proporcionar lazer, disciplina e espírito competitivo, mas de um modo geral não interferem na escolha deles quanto à modalidade esportiva a ser praticada, não havendo sido constatado predomínio de preconceito declarado em relação à prática dessa modalidade por crianças do sexo masculino.

Palavras-chave: Preconceito. Discriminação. Gênero. Sexo. Ginástica Artística.
Prática esportiva. Interferência dos pais ou responsáveis.

Downloads 22103  22103  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Neoplasias presentes em idosos: A importância da atividade física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DEPIERI, Paula Gizeli; VAGETTI,Gislaine Cristina

O objetivo deste trabalho é estudar os cânceres presentes na terceira idade, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Recentes estudos apontam um aumento de pacientes idosos com diversos tipos de câncer devido ao aumento da expectativa de vida. Através dos avanços da medicina e do aumento da expectativa de vida dos homens, estabelece-se a melhor possibilidade de cura para os tipos câncer, apesar das causas e fatores de riscos serem diversificados. Os fatores ligados ao estilo de vida, comportamento e meio ambiente parecem ser fundamentais. Os cânceres mais desenvolvidos em idosos, segundo estudos são: câncer de pulmão, mama, próstata, de pele, bexiga, cólon e estômago. O tratamento do câncer pode ter caráter de cura, prolongar a vida ou melhorá-la (aliviar os sintomas).

Palavras-chave: Envelhecimento. Idoso. Neoplasia. Atividade física.





Downloads 22191  22191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAFIPA- Faculdade Estadual de Educação, Ciências e  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Biomecânica aplicada a locomoção e o salto do voleibol Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O objetivo do estudo é explicar a aplicação da biomecânica no voleibol para facilitar o conhecimento dessas duas disciplinas. A pesquisa foi dividida em biomecânica da locomoção do voleibol e biomecânica do salto do voleibol, com ensinamento de equações, cuja finalidade é o aprendizado da biomecânica nas ações do jogador do voleibol. Entretanto, a investigação sofreu limitação, por causa das poucas referências sobre a biomecânica aplicada ao voleibol. Ambas disciplinas requerem mais pesquisas.

Palavras-chave: Voleibol. Biomecânica. Salto. Locomoção.

Downloads 23005  23005  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A ginástica geral na Educação Física escolar e a pedagogia histórico-crítica  Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
RICCI, Mozar Carlos Pereira; et al.

Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como a ginástica geral pode ser desenvolvida na Educação Física escolar a partir da pedagogia histórico crítica. Por meio da aplicação de aulas de ginástica geral para alunos do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Maringá-Paraná-Brasil, apresentamos encaminhamentos metodológicos para o trato com esse conhecimento. A presente pesquisa constituiu-se de quatro etapas: estudo de abordagens metodológicas; localização de como a ginástica geral poderia ser trabalhada a partir da abordagem escolhida; elaboração e aplicação de 12 aulas de ginástica geral com base pedagogia histórico-crítica para alunos de primeira série e, interpretação das experiências de ensino com a ginástica geral na Educação Física escolar. Encontramos algumas dificuldades na ação docente com essa abordagem, sobretudo pela falta de experiência dos alunos com uma prática pedagógica que privilegie a reflexão crítica. Entretanto, o estudo indica a viabilidade da ginástica geral como conhecimento da Educação Física escolar e aponta a necessidade de entender sua dimensão educacional.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física escolar. Pedagogia histórico-crítica.

Downloads 23929  23929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Conceito de saúde e qualidade de vida para acadêmicos de Educação Física - um estudo descritivo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; JESUA, Karina Passos de; SANTOS, Roberto Jerônimo dos

A saúde e a qualidade de vida são termos que estão estritamente relacionados no cotidiano dos educadores físicos, entretanto ainda se apresentam revestidos de relevantes dúvidas, refletindo, sobretudo na prática profissional. Este estudo objetivou verificar o conceito de saúde e qualidade de vida dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa é do tipo descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aberto aplicado a uma amostra representativa dos acadêmicos do curso regular e do Programa de Qualificação Docente, composta de 330 alunos. Para a análise dos dados as respostas foram categorizadas e utilizou-se a estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Para o conceito de saúde, 38% dos alunos aproximaram-se do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apenas 1% dos alunos se aproximou do conceito contínuo, considerado também de saúde holística. Sobre a qualidade de vida, 31% dos alunos entenderam como um conjunto de fatores e apenas 1% dos alunos se aproximaram do conceito atual. Assim, conclui-se que os acadêmicos do curso de Educação Física compreendem saúde de acordo com a OMS e já para Qualidade de Vida os alunos apresentam como prioridade o conjunto de fatores.

Palavras-chave: Saúde. Qualidade de vida. Educação Física.

Downloads 25447  25447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
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