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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência do treinamento de força em indivíduos portadores da imunodeficiência humana (HIV) Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PUSSIELDI, Guilherme de Azambuja et al

Os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que fazem uso da terapia antiretroviral apresentam diversos efeitos colaterais que diminuem a capacidade funcional devido à perda de massa muscular, alterações metabólicas e anormalidades na distribuição de gordura corporal. A hipótese testada é que o treinamento de força seja eficaz no aumento da força, massa magra e diminuição da gordura corporal em indivíduos soropositivos. Participaram do estudo 8 homens fisicamente ativos sob tratamento antiretroviral, submetidos à uma triagem através do questionário Par-q e Risco Coronariano e a apresentação de atestado médico prévio afirmando que estavam aptos para a prática de atividade física. Todos os indivíduos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foi realizado um treinamento de força em aparelhos de musculação durante um período de 14 semanas. Foram encontradas diferenças significativas nos níveis de força nos exercícios-padrão Leg Press 45º (p<0.0001) e Banco Flexor (p=0.0008). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis antropométricas. Concluímos nesse estudo que os exercícios de força induzem ao aumento de força muscular, entretanto, a composição corporal não sofre alterações significativas.

Downloads 5179  5179  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 78, p. 397-400, 2  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Influência do Sistema Emit® na Performance do Atleta de Orientação Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORTOLI, Vanderlei José; et al

O sistema de controle da passagem pelos pontos pode ser feito manualmente, através de um cartão de picote e picotador, ou de um sistema eletrônico. No Brasil, desde 2006, é utilizado o sistema eletrônico Emit®, no qual o praticante faz seu percurso levando consigo um chip (E-card), utilizado na leitura do código do ponto de controle, comprovando a passagem do praticante e dispensando o uso de cartão de picote e picotador. O objetivo deste trabalho foi verificar a diferença de tempo por ponto de controle, assim como a diferença de tempo total, usando o sistema tradicional (manual) e o sistema eletrônico (Emit®).

Palavras-chave: Orientação. Sistema Emit®. Picotador.



Downloads 1127  1127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência do exercício físico e esporte no rendeimento acadêmico do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
CÁRDENAS, Ramón Núñez

Segundo VASCONCELLOS (2002) são alarmantes os índices de evasão e repetência nas séries iniciais do ensino fundamental pertinentes com os setores mais pobres da população escolar. Tal motivo nos conduz a escolher este tema com o objetivo geral de investigar a influência do exercício físico e esporte no rendimento acadêmico das crianças de ensino fundamental da Escola Municipal João Afro Vieira, na Vila Princesa do Município de Porto Velho-RO. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método experimental segundo COZBY (2003), conformando um grupo experimental (5 alunos) e um grupo de controle (5 alunos) onde segundo a secretaria da escola são os 10 alunos que mais deficiência têm no rendimento escolar. Para o processamento estatístico foi utilizado o teste “t de student” e o teste “Z”. Ambos os testes concluem que ao umbral de significação Alfa=0,050 pode-se rechaçar a hipóteses nulas de igualdade das meias. Dito de outro modo, a hipótese alternativa segundo a qual Media 1< média 2 é significativa.

Downloads 3391  3391  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cuadernos de psicología del deporte  Site http://psicodeporte.net
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SILVA, Kelly Lúcia Gava Lorenzini

A osteoporose é uma doença do esqueleto relacionada com a idade, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa, época em que ocorre queda no nível de estrógeno. É caracterizada pela diminuição de massa óssea, tornando os ossos frágeis e susceptíveis a fraturas, especialmente nas regiões do quadril, punho e vértebras. Dentre as causas dessa doença temos a ingestão inadequada de cálcio, deficiência de estrógeno e o sedentarismo. O presente estudo teve por objetivo verificar a influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea. Estudos comprovam que a atividade física beneficia o esqueleto aumentando a massa óssea, reduzindo assim o risco da osteoporose. Em contrapartida a imobilização o desgasta.

Palavras-chaves: Osteoporose. Prevenção. Atividade física.

Downloads 25615  25615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do Ensino Fund Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2013
Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida

Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.

Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.

Downloads 16299  16299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso em Educação Física - UNICS  Site 
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2013
Descrição:
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de

O objetivo deste estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica, a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Para tanto, foi feito um breve histórico sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), assim como sobre Ginástica Laboral, analisando-se os aspectos relacionados às LER/DORT, os diferentes métodos de Ginástica Laboral, bem como os resultados positivos obtidos através desta ginástica. Das evidências apresentadas por diferentes autores, ressalta-se a importância da Ginástica Laboral no alívio das dores corporais, na diminuição dos casos de LER/DORT, no aumento da produtividade e no maior retorno financeiro para empresas.

Palavras-chave: Ginástica Laboral. Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho. Qualidade de Vida.

Downloads 16506  16506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 13  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico Popular Versão: PDF
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete

A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.


Downloads 6234  6234  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A ginástica geral na Educação Física escolar e a pedagogia histórico-crítica  Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
RICCI, Mozar Carlos Pereira; et al.

Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como a ginástica geral pode ser desenvolvida na Educação Física escolar a partir da pedagogia histórico crítica. Por meio da aplicação de aulas de ginástica geral para alunos do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Maringá-Paraná-Brasil, apresentamos encaminhamentos metodológicos para o trato com esse conhecimento. A presente pesquisa constituiu-se de quatro etapas: estudo de abordagens metodológicas; localização de como a ginástica geral poderia ser trabalhada a partir da abordagem escolhida; elaboração e aplicação de 12 aulas de ginástica geral com base pedagogia histórico-crítica para alunos de primeira série e, interpretação das experiências de ensino com a ginástica geral na Educação Física escolar. Encontramos algumas dificuldades na ação docente com essa abordagem, sobretudo pela falta de experiência dos alunos com uma prática pedagógica que privilegie a reflexão crítica. Entretanto, o estudo indica a viabilidade da ginástica geral como conhecimento da Educação Física escolar e aponta a necessidade de entender sua dimensão educacional.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física escolar. Pedagogia histórico-crítica.

Downloads 23761  23761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José

Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.

Downloads 1649  1649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência moral na criança através dos jogos e brincadeiras Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Heraldo Simões

Este artigo reflete as questões paradigmáticas que se inserem no âmbito e nas ações da prática do profissional de Educação Física intervindo na educação infantil através da educação psicomotora, com a finalidade de buscar a educação em saúde para os pequenos, salientando a importância da compreensão dos jogos e brincadeiras e através do estudo detectar respostas para a questão da guia investigativa: o brincar é uma atividade que influencia na formação do caráter das crianças? Quais as conseqüências dos jogos na formação moral das crianças? Como a qualidade de vida pode ser alcançada na infância através dos jogos?

Palavras-chave: Educação psicomotora. Jogo. Criança.

Downloads 5367  5367  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Virtual EFArtigos, Natal, v. 3, n. 12, ou  Site http://
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