Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança e sua característica sagrada Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Marta Claus

A dança e sua característica sagrada pretende mostrar, através de uma abordagem histórica, que a Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. O trabalho ora apresentado se preocupa em resgatar o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem e não como se considera na atual idade, uma arte, uma diversão ou mesmo um recurso para manter ou realçar a beleza do corpo. Trata -se de uma abordagem inicial e parcial sobre o tema que nos remete à necessidade de estudos mais aprofundados tanto pelo ponto de vista historiográfico, quanto pelo filosófico.

Palavras-chave: Dança. Deuses. Ato Sagrado.

Downloads 866  866  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma “Existência e Arte”- Revista Eletrônica do Grupo P  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da

Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Palavras-chave: Dança. Escola. Infância.

Downloads 693  693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.psicologia.com.pt  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Escola vai ao baile? Possíveis relações entre a Dança e a Educação Física na Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  28/4/2012
Descrição:
MARCELINO, Elisa Popyelisko; KNIJINIK, Jorge Dorfman

Na Escola a dança não é considerada uma disciplina, apenas está inserida como parte do Currículo Disciplinar de Educação Física ou Artes. Determinar com precisão em qual disciplina a dança seria ensinada não é possível, no entanto acredita-se que a dança pode oferecer benefícios em diversas vertentes. O presente estudo tem a intenção de analisar a Dança na Escola, considerando os aspectos culturais e sociais. Entrevistas foram feitas com profissionais de Educação Física que utilizam a dança como conteúdo em suas aulas, e foi possível confirmar a teoria na prática. As diferentes características desta dança escolar poderiam servir para enriquecer a Educação Física, ou conteúdos abordados por qualquer disciplina; e se o professor souber a melhor forma de abordá-la, esta pode acrescentar muito aos alunos.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Dança.

Downloads 1194  1194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
STRAZZACAPPA, Márcia

O movimento corporal sempre foi, dentro do espaço escolar, uma moeda de troca. A imobilidade física funciona como punição e a liberdade de se movimentar como prêmio. Essas atitudes evidenciam que o movimento é sinônimo de prazer e a imobilidade, de desconforto. Mas se é por meio do movimento que o indivíduo se manifesta, que indivíduos iremos formar se impedimos sua expressão? O presente texto abordará a questão da introdução da dança no espaço escolar, relatando e refletindo sobre o trabalho que é desenvolvido no curso de Licenciatura em Dança da Unicamp e partilhando das experiências de professores da rede de ensino que fizeram o curso de “atividades corporais artísticas para professores da educação formal” em Tupã (SP).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Educação. Formação professor. Arte-educação.

Downloads 745  745  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 2153  2153  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de

Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação
ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.

Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.

Downloads 1979  1979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Qualidade de vida através do tênis Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
TELES, Wander Almeida; SALVE, Mariângela Gagliardi Caro

Desde que o tênis foi introduzido no Brasil, a modalidade nunca apresentou resultados consideráveis além dos vários títulos de Maria Esther Bueno em Wimbledon e no U.S. Open nas década de 1950 e 1960. Com a surpreendente vitória de Gustavo Kuerten em Roland Garros em 1997, o cenário do tênis brasileiro mudou. Com o sonho de fama e dinheiro muitos começaram a praticar a modalidade que teve um aumento considerável de praticantes desde então. Foi quando se pode observar com mais frequência pessoas despreparadas fisicamente praticando o tênis em condições desaconselháveis. Essa prática indiscriminada trouxe riscos aos praticantes que, desinformados, expõem sua saúde a problemas relevantes. O presente estudo teve a preocupação com estes riscos e visou à melhoria da qualidade de vida destes praticantes, através da promoção da saúde. Para tal foi realizado um levantamento da importância de cada tipo de fonte de energia, das capacidades físicas necessárias durante a prática do tênis e das aptidões necessárias para promoção de saúde por meio do condicionamento físico. Concluiu-se que quando o praticante de tênis adota um programa de treinamento físico, essa modalidade ajudará na promoção de sua saúde e melhoria na qualidade de vida.

Palavras-chave: Tênis. Qualidade de vida. Aptidão física.

Downloads 632  632  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/raquetes.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A síndrome do raquetista Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHAMBRIARD1, Claude, COUTO, Paulo; OSÓRIO, Luiz; SILVA, Sílvio A.G.

Os autores relatam dois casos da síndrome do raquetista, que se caracteriza por dor na região palmar (borda ulnar) e impossibilidade de praticar tênis. O diagnóstico é confirmado pela cintilografia óssea. O tratamento cirúrgico com ressecção subperióstica do osso pisiforme resultou em alívio total da sintomatologia, com retorno à atividade esportiva.

Palavras-chave: Síndrome do raquetista. Ressecção.

Downloads 4960  4960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://efartigos.atspace.org/raquetes.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade física e osteoporose: proposta de intervenção e de atuação da Educaçao Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NETTO, Francisco dos Santos Ribeiro; FANTINI, Luciano; TAGLIATI, Juliano; NOVO JR. Jose Marques

Vários estudos têm indicado que devido à morbidade e à redução da expectativa de vida associadas à presença de fraturas, a intervenção mais apropriada é a prevenção da osteoporose. No entanto, entendemos que dentre as ações médicas, temos as intervenções específicas seguidas de algumas orientações que sugeriram mudanças de hábitos de vida. Ao profissional de Educação Física caberia, portanto, a prescrição de atividades físicas de tal modo a estimular a remodelação óssea por sobrecarga mecânica, menos em alguns casos restritos. Por conta dessa necessidade de intervenção multiprofissional, a adoção e a instituição de medidas gerais de saúde pública poderiam beneficiar toda a população. Dados do IBGE de 1994 estimavam que no ano 2000 teríamos uma população de osteoporóticos em torno de 4,3 milhões, decorrentes da ausência de programas de prevenção. Porém, é necessário que haja uma metodologia de avaliação física do osteoporótico para que essa prevenção e tratamento sejam bem-feitos. Por isso, tivemos como objetivo revelar alguns dos requisitos necessários à atuação do profissional de Educação Física na prevenção da osteoporose por meio da avaliação para uma prescrição mais eficaz da atividade física.

Palavras-chave: Osteoporose. Atividade física e avaliação.

Downloads 1856  1856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SILVA, Kelly Lúcia Gava Lorenzini

A osteoporose é uma doença do esqueleto relacionada com a idade, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa, época em que ocorre queda no nível de estrógeno. É caracterizada pela diminuição de massa óssea, tornando os ossos frágeis e susceptíveis a fraturas, especialmente nas regiões do quadril, punho e vértebras. Dentre as causas dessa doença temos a ingestão inadequada de cálcio, deficiência de estrógeno e o sedentarismo. O presente estudo teve por objetivo verificar a influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea. Estudos comprovam que a atividade física beneficia o esqueleto aumentando a massa óssea, reduzindo assim o risco da osteoporose. Em contrapartida a imobilização o desgasta.

Palavras-chaves: Osteoporose. Prevenção. Atividade física.

Downloads 25483  25483  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 »