Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A psicologia do esporte aplicada a atletas portadores de necessidades especiais: reflexões epistemol Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANDRADE, Alexandro; BRANDT, Ricardo

Considerando o atual nível do esporte adaptado, se faz necessário utilizar a psicologia do esporte também para atletas portadores de necessidades especiais (APNE). No entanto, precisa-se de uma revisão nos atuais conceitos da psicologia do esporte, haja vista suas bases epistemológicas, filosóficas e práticas estejam voltadas para atletas normais. Contudo não se faz necessário criar uma psicologia específica para APNE, porem criar uma ramificação estendendo a psicologia esportiva preocupando-se com as peculiaridades destes atletas.


Palavras-chave: Psicologia do esporte. Atletas portadores de necessidades especiais. Competição.

Downloads 9736  9736  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que fr Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ABRÃO, Ana Carla Peto; PEDRÃO, Luiz Jorge

O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que frequentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.

Palavras-chave: Dança. Saúde. Saúde da mulher.

Downloads 1333  1333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Enfermagem  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.

Downloads 18282  18282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Brasil versus Argentina: rivalidade ou identidade Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Elizângela Fernandes

Este ensaio tem por analogia o livro de Hugo Lovisolo “Vizinhos Distantes” relativizando com a teoria de Norbert Elias em “Envolvimento e Distanciamento”. Temos como hipótese que a rivalidade é algo pessoal proporcionada por uma competição a qual leva o impulso do conflito a tentar subrepujar o adversário. Como a realidade social constrói os símbolos, as representações e suas relações, povoando o cotidiano movendo o ser humano a ação, mas ao mesmo tempo em que uma relação social pode ser satisfatória, pode ocorrer ao contrário, pois quando se trata de seres humanos as relações podem ser imprevisíveis.

Palavras-chave: Futebol. Socialização. Rivalidade.

Downloads 4903  4903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIMPOSIO INTERNACIONAL PROCESO CIVILIZADOR, 11., 2  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Educação no meio universitário Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AGOSTINI,Bárbara Raquel; PALOMARES, Edson Marcos de Godoy

A disciplina de Dança-Educação faz parte do currículo dos cursos de Educação Física nas Instituições Privadas de Ensino Superior da cidade de Fortaleza e de muitas outras instituições superiores de ensino. A dança como processo educativo institucional, transporta os educandos para um mundo mais lúdico e ligado as suas vontades. A disciplina em questão pode desenvolver tanto aspectos físicos, artísticos e psicológicos. Pelo fato de ser atual, interdisciplinar e contextual, optou-se por investigar melhor a visão dos educandos perante essa disciplina. Esse trabalho tem como objetivos: proporcionar uma maior reflexão sobre a Dança-Educação; investigar junto aos acadêmicos do Curso de Educação Física suas expectativas sobre a disciplina de dança e suas necessidades. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo quantitativa por meio de questionário. Os resultados analisados mostraram que grande maioria dos educandos considera a disciplina de dança educação importante, porém não se consideram prontos para desenvolvê-la na escola. Como conclusão alertamos os professores para uma prática pedagógica mais flexível e contextualizada. Uma prática que utilize a dança como um meio para o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos. Pois, acreditamos que, dessa forma nossos alunos se sentirão mais atraídos pela disciplina.

Palavras-chaves: Dança-educação. Educação Física. Processo ensino-aprendizagem.


Downloads 1018  1018  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/CE  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico Popular Versão: PDF
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete

A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.


Downloads 6297  6297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes

O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.

Downloads 5637  5637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CESUMAR  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O conceito/olhar da Educação Física Escolar para alunos e professores: refletindo sobre suas diversa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELO, Diogo Marques de; SOUZA, Antonio de

O presente estudo elege como questão prioritária à reflexão sobre os conceitos da educação física escolar para alunos e professores de outras áreas do conhecimento através de uma pesquisa bibliográfica e de alguns relatos de experiência. Sabe-se que o caráter educativo da educação física é bem maior e mais abrangente do que se tem mostrado e vivenciado, sendo assim espera-se desvelar os diferentes conceitos existentes em relação à educação física escolar.




Downloads 5709  5709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVALI  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Fisica: Perspectivas e Tendências na Profissão Popular Versão: pdf
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
BARROS, José Maria de Camargo

Na sociedade atual onde as forças sociais se organizam, a necessidade dos trabalhadores que prestam serviços no campo da Educação Física e do Esporte, de definirem um espaço próprio para serem melhor identificados e garantirem sua credibilidade junto a sociedade, é cada vez mais percebida. Este artigo se propõe, na sua modesta dimensão, fazer uma reflexão e acrescentar alguns pontos sobre o tema em questão que, do meu ponto de vista, necessitam ser reforçados na discussão sobre a formação e organização profissional na área da Educação Física e Esportes.

Downloads 3695  3695  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site www.rc.unesp.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o Judô escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Cordeiro Júnior, Orozimbo
Este texto relata a experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Metodologia no ensino da Educação Física: o judô como elemento da cultura corporal". O referido projeto teve como objetivo a construção de uma metodologia de ensino do judô adequado à realidade e às exigências do contexto escolar.

Downloads 1714  1714  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 »