Categoria: Educação Fisica Artigos |
A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro
O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.
Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.
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16276 0 bytes Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do Ensino Fund |
Versão: pdf Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida
Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.
Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.
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16527 0 bytes Curso em Educação Física - UNICS |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O voleibol sentado: uma reflexão bibliográfica e histórica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GIOIA, Fernanda Menegassi; SILVA, Paula Ferreira Rodrigues da; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa
A presente proposta se propõe a realizar um levantamento histórico e bibliográfico sobre o voleibol e os PNEEs. Em segundo plano, o trabalho procura mostrar como o voleibol pode beneficiar o PNEEs, pois quase não há informações sobre este assunto para auxiliar o profissional de Educação Física que trabalha ou irá trabalhar nesta área a desvendar os benefícios que o voleibol pode propor aos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). Nesta esteira, a prática de atividade física e/ou desportiva para qualquer pessoa é importante, pois promove ganhos positivos na área da saúde e da socialização. Para os PNEE, tal prática é ainda mais importante porque podemos ressaltar resultados na esfera psicomotora e social. No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e no favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global, enquanto na esfera psíquica e social podemos observar ganhos variados, como a melhora da autoestima, integração social e redução da agressividade. Embora o voleibol seja considerado, dentre vários esportes, um dos mais difíceis de praticar, pela sua complexidade residente no envolvimento de habilidades não naturais, ainda assim pode trazer benefícios aos PNEE. O resumo ora apresentado consiste em uma análise histórica e bibliográfica do assunto em tela.
Palavras-chave: Voleibol. Portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). História.
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16545 0 bytes EFdeportes http://www.efdeportes.com/efd125/o-voleibol-sentado-um-reflexao-bibliografica-e-historica.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de O objetivo deste estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica, a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Para tanto, foi feito um breve histórico sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), assim como sobre Ginástica Laboral, analisando-se os aspectos relacionados às LER/DORT, os diferentes métodos de Ginástica Laboral, bem como os resultados positivos obtidos através desta ginástica. Das evidências apresentadas por diferentes autores, ressalta-se a importância da Ginástica Laboral no alívio das dores corporais, na diminuição dos casos de LER/DORT, no aumento da produtividade e no maior retorno financeiro para empresas.
Palavras-chave: Ginástica Laboral. Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho. Qualidade de Vida.
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16636 0 bytes Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 13 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os desafios da Educação Física Escolar no Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira
O presente artigo procura mostrar um estudo da atual realidade da Educação Física escolar no Ensino Médio e as novas vertentes emergentes na área da Educação Física. Verifica-se hoje, um alto índice de esportivação nos ambientes escolares, oriundos principalmente da falta de identidade enquanto disciplina curricular da Educação Física Escolar. O avanço tecnológico, através da mídia e informática, alterou significativamente o comportamento dos adolescentes. Neste sentido, se torna indispensável uma nova metodologia no campo da Educação Física Escolar amparada pela nova Lei de Diretrizes e Bases de nº9394 de, 20 de dezembro de 1996, frente às novas metodologias, aberta, crítico-superadora, construtivista e crítico-emancipadora, as quais, com suas peculiaridades e similaridades, emergem como o melhor caminho a ser seguido para que a Educação Física Escolar tenha sua própria identidade, formando uma disciplina compromissada com a transmissão e produção de conhecimentos em todos os níveis de ensino, principalmente no Ensino Médio.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Metodologia da Educação Física.
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17408 0 bytes CHALLENGES OF THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.
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18306 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
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