Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A iniciação esportiva na ginástica ritmica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAÇOLA, Priscila

A iniciação em diferentes esportes tem sido um tema amplamente discutido dentro da Educação Física. Este trabalho revisa as concepções metodológicas e as propostas defendidas por autores que se preocuparam com a aprendizagem na Ginástica Rítmica (GR), buscando fazer um quadro geral da iniciação desse esporte e uma análise crítica deste quadro, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. Aprendizagem. Iniciação.

Downloads 15992  15992  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Educação Física na Educação Especial Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele

A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.





Downloads 16019  16019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104   Site http://www.efdeportes.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O voleibol sentado: uma reflexão bibliográfica e histórica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GIOIA, Fernanda Menegassi; SILVA, Paula Ferreira Rodrigues da; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa

A presente proposta se propõe a realizar um levantamento histórico e bibliográfico sobre o voleibol e os PNEEs. Em segundo plano, o trabalho procura mostrar como o voleibol pode beneficiar o PNEEs, pois quase não há informações sobre este assunto para auxiliar o profissional de Educação Física que trabalha ou irá trabalhar nesta área a desvendar os benefícios que o voleibol pode propor aos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). Nesta esteira, a prática de atividade física e/ou desportiva para qualquer pessoa é importante, pois promove ganhos positivos na área da saúde e da socialização. Para os PNEE, tal prática é ainda mais importante porque podemos ressaltar resultados na esfera psicomotora e social. No âmbito motor, podemos perceber a melhora na resistência física e no favorecimento de sua adaptação ou readaptação física global, enquanto na esfera psíquica e social podemos observar ganhos variados, como a melhora da autoestima, integração social e redução da agressividade. Embora o voleibol seja considerado, dentre vários esportes, um dos mais difíceis de praticar, pela sua complexidade residente no envolvimento de habilidades não naturais, ainda assim pode trazer benefícios aos PNEE. O resumo ora apresentado consiste em uma análise histórica e bibliográfica do assunto em tela.

Palavras-chave: Voleibol. Portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs). História.

Downloads 16185  16185  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma EFdeportes  Site http://www.efdeportes.com/efd125/o-voleibol-sentado-um-reflexao-bibliografica-e-historica.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do Ensino Fund Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2013
Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida

Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.

Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.

Downloads 16297  16297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso em Educação Física - UNICS  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2013
Descrição:
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de

O objetivo deste estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica, a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Para tanto, foi feito um breve histórico sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), assim como sobre Ginástica Laboral, analisando-se os aspectos relacionados às LER/DORT, os diferentes métodos de Ginástica Laboral, bem como os resultados positivos obtidos através desta ginástica. Das evidências apresentadas por diferentes autores, ressalta-se a importância da Ginástica Laboral no alívio das dores corporais, na diminuição dos casos de LER/DORT, no aumento da produtividade e no maior retorno financeiro para empresas.

Palavras-chave: Ginástica Laboral. Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho. Qualidade de Vida.

Downloads 16499  16499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 13  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e Antropologia: necessidade de engajamento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARMO JÚNIOR, Wilson

Nesse artigo a idéia é conduzir ao leitor a refletir sobre a necessidade de trazer a reflexão para a Educação Física em todo seu conteúdo. Trata-se de estabelecer vínculos com aspectos da corporeidade e motricidade como fenômenos engajados numa cultura das práticas corporais, sobretudo, permitindo comparar a dinâmica da integralidade entre o conceito e a natureza nas questões que conduz a formação do ser humano na sua totalidade. O discurso sobre prática cujo teor indica relações entre uso do corpo como entidade da cultura com relevância da prática de exercícios físicos podem formar um corpo de conhecimento original e promissor. Dessa forma a tentativa de trazer para o debate de aspectos antropológicos nas discussões sobre a experiência humana no mundo vivido estimulam um pensar sobre o corpo e a motricidade construindo outras linguagens. Educação física e antropologia, enquanto categorias conceituais parecerem ter fundamentos originais sobre os quais repousam temas estruturais de valores culturais semelhantes: o corpo além do organismo biológico como ferramenta de intervenção no mundo; a motricidade com experiência associada à concepção de prática como linguagem. Com o suporte teórico dos aspectos conceituais da fenomenologia abre-se aqui mais uma possibilidade de olhar para a Educação Física com os fundamentos mais rigorosos e de múltiplos sentidos.

Palavras-chave: Educação Física. Antropologia e Sentido da Prática.



Downloads 17166  17166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Os desafios da Educação Física Escolar no Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira

O presente artigo procura mostrar um estudo da atual realidade da Educação Física escolar no Ensino Médio e as novas vertentes emergentes na área da Educação Física. Verifica-se hoje, um alto índice de esportivação nos ambientes escolares, oriundos principalmente da falta de identidade enquanto disciplina curricular da Educação Física Escolar. O avanço tecnológico, através da mídia e informática, alterou significativamente o comportamento dos adolescentes. Neste sentido, se torna indispensável uma nova metodologia no campo da Educação Física Escolar amparada pela nova Lei de Diretrizes e Bases de nº9394 de, 20 de dezembro de 1996, frente às novas metodologias, aberta, crítico-superadora, construtivista e crítico-emancipadora, as quais, com suas peculiaridades e similaridades, emergem como o melhor caminho a ser seguido para que a Educação Física Escolar tenha sua própria identidade, formando uma disciplina compromissada com a transmissão e produção de conhecimentos em todos os níveis de ensino, principalmente no Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Metodologia da Educação Física.

Downloads 17175  17175  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CHALLENGES OF THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.

Downloads 18173  18173  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Queimada com pinos  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SADI, Renato Sampaio

O jogo Queimada com pinos, para crianças dos 7 aos 12 anos, parte do princípio de que o esporte pode e deve ser ensinado tanto a partir de situações lúdicas como a partir das determinações mo­toras e técnicas. As atuais discussões da Pedagogia do Esporte envolvem este tipo de prática e direcionam a base do ensino-aprendizagem para as questões cognitivas e complexas. O jogo Queimada com pinos faz parte da categoria jogos de alvo. Podemos afirmar que, após seu pleno desenvolvimento, consolida-se um processo de ensinar e aprender vários esportes coletivos, como o basquetebol, o voleibol e o handebol.

Downloads 18290  18290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista do Professor 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Saberes sobre o contéudo dominância lateral: contribuições para a Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SALADINI, Ana Claudia; FOGAÇA, Orlando Mendes Júnior; REIS, Pedro Ferreira

A Educação Física, enquanto área de conhecimento na escola deve sistematizar situações de ensino e de aprendizagem que garantam aos alunos a apropriação da compreensão sobre conhecimentos que, para os alunos, são práticos, atitudinais, factuais e conceituais. Assim destacamos a dominância lateral como um dos conteúdos específicos da disciplina de Educação Física, e apresentamos as hipóteses que buscam explicar esta dominância.

Downloads 18817  18817  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadi  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 »