Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jog Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA,lcides José

Os estudos acerca dos jogos esportivos coletivos avançaram significativamente, principalmente ao que se referem às suas abordagens teóricas. Em oposição aos clássicos modelos reducionistas, que privilegiavam a simplificação do jogo a elementos – partes – isolados, desconsiderando sua totalidade complexa e dinâmica, a teoria dos jogos coletivos, sobre os fundamentos do pensamento sistêmico-complexo, avançou a sua compreensão sobre seus elementos constitutivos e suas inter-relações, valorizando seu caráter organizacional – unidade global – e as propriedades de sua totalidade sistêmica. Em face às propriedades da totalidade sistêmica dos jogos coletivos, objetivamos nesse estudo a formulação e edificação de uma proposta metodológica para o ensino nos jogos coletivos, privilegiando a natureza complexa de jogo jogado e jogante. O estudo decorreu sobre uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de verificarmos e refletirmos diferentes contribuições cientificas já existentes, para então sustentarmos os fundamentos de uma proposta metodológica, baseada em uma abordagem interacionista e do pensamento sistêmico-complexo. Tendo em vista a natureza essencialmente complexa dos jogos coletivos, o mais importante no jogo é o jogador conseguir gerir a sua desordem, respondendo às diferentes situações emergenciais de caráter acontecimental, resultantes dos conflitos de objetivos existenciais no próprio jogo, valorizando a interação dos elementos constitutivos de sua totalidade sistêmica. Essa proposta metodológica privilegia a gestão da desordem – emergências – do jogo jogado como fonte geradora de todo o progresso, permitida ao pedagogizar o jogo, através de modificações e possibilidades de variações de sua estrutura formal, valorizando sua totalidade complexa.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Jogo. Jogos coletivos. Handebol.

Downloads 1648  1648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.51-63, jan./mar. 200  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência moral na criança através dos jogos e brincadeiras Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Heraldo Simões

Este artigo reflete as questões paradigmáticas que se inserem no âmbito e nas ações da prática do profissional de Educação Física intervindo na educação infantil através da educação psicomotora, com a finalidade de buscar a educação em saúde para os pequenos, salientando a importância da compreensão dos jogos e brincadeiras e através do estudo detectar respostas para a questão da guia investigativa: o brincar é uma atividade que influencia na formação do caráter das crianças? Quais as conseqüências dos jogos na formação moral das crianças? Como a qualidade de vida pode ser alcançada na infância através dos jogos?

Palavras-chave: Educação psicomotora. Jogo. Criança.

Downloads 5364  5364  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Virtual EFArtigos, Natal, v. 3, n. 12, ou  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Escola vai ao baile? Possíveis relações entre a Dança e a Educação Física na Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  28/4/2012
Descrição:
MARCELINO, Elisa Popyelisko; KNIJINIK, Jorge Dorfman

Na Escola a dança não é considerada uma disciplina, apenas está inserida como parte do Currículo Disciplinar de Educação Física ou Artes. Determinar com precisão em qual disciplina a dança seria ensinada não é possível, no entanto acredita-se que a dança pode oferecer benefícios em diversas vertentes. O presente estudo tem a intenção de analisar a Dança na Escola, considerando os aspectos culturais e sociais. Entrevistas foram feitas com profissionais de Educação Física que utilizam a dança como conteúdo em suas aulas, e foi possível confirmar a teoria na prática. As diferentes características desta dança escolar poderiam servir para enriquecer a Educação Física, ou conteúdos abordados por qualquer disciplina; e se o professor souber a melhor forma de abordá-la, esta pode acrescentar muito aos alunos.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Dança.

Downloads 1220  1220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Educação Física na Educação Especial Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele

A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.





Downloads 16019  16019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104   Site http://www.efdeportes.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança Aplicada às Tendências da Educação Física Escolar  Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GASPARI, Telma Cristiane

Este estudo visou abordar algumas tendências pedagógicas da Educação Física Escolar, apontando seus principais autores e características, assim como sugerir um possível plano de aula, especificamente objetivando a Dança, de acordo com as características da tendência estudada.

Palavras-chave: Dança. Educação Física Escolar. Psicomotricidade. Desenvolvimentista. Construtivismo. Biológica renovada.

Downloads 1518  1518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Motriz, Set/Dez 2002, Vol.8 n.3, pp. 123 - 129  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança Criativa e o Potencial Criativo: dançando, criando e desenvolvendo Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
ARCE, Carmen; DÁCIO, Gabriela Mavignier

Este artigo apresenta o embasamento teórico e os resultados de uma pesquisa voltada para o desenvolvimento humano, utilizando os conceitos de desenvolvimento descritos por Vygotsky e Piaget, e aprimoramento do Potencial Criativo a partir da aplicação do conceito de Dança Criativa, reforçando a idéia de que a arte da Dança vai muito além de festividades e complemento educacional.

Palavras-chave: Dança, Desenvolvimento, Criatividade, Dança Criativa.

Downloads 31305  31305  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica Aboré Publicação da Escola Supe  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança e sua característica sagrada Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Marta Claus

A dança e sua característica sagrada pretende mostrar, através de uma abordagem histórica, que a Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. O trabalho ora apresentado se preocupa em resgatar o valor do movimento do corpo como parte da vida cotidiana do homem e não como se considera na atual idade, uma arte, uma diversão ou mesmo um recurso para manter ou realçar a beleza do corpo. Trata -se de uma abordagem inicial e parcial sobre o tema que nos remete à necessidade de estudos mais aprofundados tanto pelo ponto de vista historiográfico, quanto pelo filosófico.

Palavras-chave: Dança. Deuses. Ato Sagrado.

Downloads 892  892  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma “Existência e Arte”- Revista Eletrônica do Grupo P  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Dança na Aprendizagem Popular Versão: pdf
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
CAVASIN, Cátia Regina

A Educação Física Escolar permite abordar didaticamente, além dos esportes e dos jogos, a dança. A criança possui múltiplas habilidades físicas, e o movimento corporal rítmico está relacionado diretamente ao seu crescimento como forma de exteriorizar sentimentos. Este artigo baseia-se na análise da aplicação de um trabalho realizado com crianças nos diferentes níveis escolares, no qual a dança, por meio de uma metodologia sugerida e dentro de um contexto interdisciplinar, tanto visa desenvolver às habilidades motoras e cognitivas, quanto resgatar valores culturais.

Palavras-chave: Dança. Aprendizagem. Educação Física Interdisciplinar.

Downloads 1122  1122  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.  Site http://efartigos.atspace.org/danca.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
SILVA, Kelly Lúcia Gava Lorenzini

A osteoporose é uma doença do esqueleto relacionada com a idade, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa, época em que ocorre queda no nível de estrógeno. É caracterizada pela diminuição de massa óssea, tornando os ossos frágeis e susceptíveis a fraturas, especialmente nas regiões do quadril, punho e vértebras. Dentre as causas dessa doença temos a ingestão inadequada de cálcio, deficiência de estrógeno e o sedentarismo. O presente estudo teve por objetivo verificar a influência da atividade física no aumento da densidade mineral óssea. Estudos comprovam que a atividade física beneficia o esqueleto aumentando a massa óssea, reduzindo assim o risco da osteoporose. Em contrapartida a imobilização o desgasta.

Palavras-chaves: Osteoporose. Prevenção. Atividade física.

Downloads 25598  25598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de  Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:


BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente

O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.

Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.


Downloads 14500  14500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 »