Categoria: Educação Fisica Artigos |
Alongamento Estático e Treinamento de Força: Uma breve revisão de Literatura |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARQUILHA, Gustavo
A busca pela maximização dos resultados obtidos com um protocolo de treinamento de força vem levando a uma discussão sobre uma possível interferência do alongamento antes de um treinamento de força. Nesse sentido, o objetivo deste estudo de revisão foi investigar a influência aguda do alongamento estático no desempenho em um protocolo de treinamento de força. Foram utilizadas como fontes as bases de dados PUB-MED e SCIELO, assim como livros especializados no assunto. Na base de dados PUBMED foram utilizadas as palavras “stretching and strength”, e na base de dados SCIELO as palavras-chave “alongamento e força”. Foram encontrados, ao todo, 1026 artigos. Como critérios de inclusão foram escolhidos apenas artigos na língua inglesa ou portuguesa, publicados em um período de até 15 anos (entre 1994 e 2009), que utilizassem alongamentos estáticos em sua metodologia, além de um grupo controle e uma amostra com um número de participantes compatíveis com o objetivo do trabalho. Considerados tais critérios, foram selecionados 31 artigos. Analisando a literatura escolhida, foram encontrados indícios de que o alongamento pode interferir no desempenho em um treinamento de força, principalmente quando referido alongamento é realizado em alto volume. Entretanto, a razão da existência dessa interferência ainda é um tema controverso, fazendo-se necessários novos estudos para elucidar a questão.
Palavras-chave: Alongamento. Força. Desempenho.
|
2452 0 bytes Revista de Educação Física http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FANHANI, Ana Paula; FERREIRA, Márcia, P.
O exercício físico, com a devida moderação, traz benefícios orgânicos. Entretanto, atividades físicas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de radicais livres de oxigênio, os quais, quando não são devidamente neutralizados, podem iniciar um processo deletério nas células e tecidos, denominado estresse oxidativo. Esse processo degenerativo pode originar diversas doenças e, além disso, parece desempenhar um papel importante no processo de envelhecimento precoce. O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de consumo de alimentos antioxidantes e de conhecimento sobre seus benefícios em atletas, praticantes de diferentes modalidades esportivas, de ambos os sexos, da cidade de Umuarama-Paraná.
Palavras-chave: Radicais livres. Antioxidantes. Envelhecimento precoce.
|
2302 0 bytes SaBios-Rev. Saúde e Biol., v. 1, n. 2 p. 33-41 http://www.pluridoc.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Acerca da violência por meio do futebol no ensino de Educação Física: retratos de uma prática e seus |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALBINO, Beatriz Staimbach; ZEISER, Cristiane Camila; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez
Este artigo trata de uma experiência pedagógica em Educação Física, associada ao estágio supervisionado de formação universitária. Nessa experiência, realizada em uma escola pública da área urbana de Florianópolis, desenvolve-mos, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos e das alunas para as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Pedagogia crítica.Violência. Futebol. Formação de professores.
|
671 0 bytes Pensar a Prática, Vol. 11, No 2 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A violência no futebol a luz da teoria eliasiana |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NETTO, Alfredo Euclides Dias; OLIVEIRA JUNIOR, Constantino Ribeiro de; BARROS, Solange Barbosa de Moraes
Durante muitos anos os eventos esportivos foram deixados de lado pelos cientistas sociais, no entanto, esporte/futebol desponta como um dos maiores fenômenos sociais da atualidade, envolvendo em seus eventos, públicos cada vez maiores os quais se deixam levar pelas emoções, gerando inúmeros atos de violência. Para entender esta violência provocada pelos torcedores que freqüentam os estádios de futebol busca-se estudos do sociólogo Norbert Elias sobre o esporte, e mais especificamente sobre o futebol como um objeto sociológico. Neste contexto busca-se esclarecer o significado de violência e seu reflexo no esporte/futebol, através de um estudo qualitativo, de cunho exploratório.
Palavras-chave: Violência. Esporte. Futebol.
|
5005 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de
O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.
Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.
|
12074 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, s http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís.
O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.
Palavras-chave: Esporte. Cultura esportiva. Pedagogia do esporte. Técnica esportiva.
|
6193 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, j http:// |
|