Categoria: Educação Fisica Artigos |
Relevância do Trekking e do Mountain Bike para o Desempenho em Corrida de Aventura |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR,Moacir Miorando; CASTRO, Flávio de Souza; VAZ, Marco Aurélio
O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.
Palavras-chave: Corrida de aventura. Mountain bike. Trekking.
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1720 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
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1267 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.
Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.
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753 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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603 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
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