Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Representações de homens e mulheres sobre a prática da musculação em academia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MACHADO, Leonardo de Paula; DEVIDE, Fabiano Pries.

Este estudo busca identificar os objetivos de praticantes de musculação de ambos os sexos em academias. Aplicou-se um questionário semiestruturado em 60 alunos(as) regularmente matriculados na academia New Limit, praticantes de musculação há no mínimo 3 meses. A amostra foi constituída de indivíduos com faixa etária entre 20 e 40 anos, 30 homens e 30 mulheres. Os resultados indicam que homens e mulheres possuem objetivos distintos com a prática da musculação, a saber: mulheres tendem a objetivar a redução de gordura corporal, enquanto homens objetivam a hipertrofia muscular. A maioria dos homens respondeu que a participação de ambos sexos é igual na sala de musculação, enquanto as mulheres discordam desta afirmação. A maioria dos respondentes considera-se fora do seu peso ideal. Concluímos que a questão de gênero é fundamental na atuação do profissional de Educação Física na sala de musculação, pois homens e mulheres apresentam objetivos distintos com esta atividade.

Palavras-chave: Gênero. Exercício físico. Musculação.

Downloads 8103  8103  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aire  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o fenômeno tempo na educação, na Educação Física escolar e na sociedade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROBLE, Odilon José

Com base em uma reflexão de caráter filosófico e educacional, busca-se traçar uma compreensão do fenômeno tempo quando tratamos de observá-lo no âmbito atual da educação e da educação física escolar. Para tanto, observa-se a tendência de aceleração e de não-permanência dos fenômenos e como isso projeta-se para perspectivas educativas e para uma noção de corpo e de atividade física presentes no ambiente da Educação Física Escolar. A influência de modelos midiáticos e, em especial, das novas formas de comunicação e tecnologia são também identificadas como fatores atuantes nesse imaginário sobre o tempo.

Palavras-chave: Tempo. Educação. Corpo. Educação Física escolar. Sensibilidade.

Downloads 855  855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relação entre força muscular e densidade mineral óssea em mulheres Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NUNES, Joie de Figueiredo; DUARTE,Maria de Fátima da Silva; OURIQUES, Erasmo Paulo Miliorini

Este estudo verificou a relação entre densidade mineral óssea ( DMO) e força muscular em mulheres, bem como comparou a força muscular de mulheres normais e osteoporóticas. Pacientes e métodos: A amostra foi composta por 51 mulheres (50 a 65 anos), com índice de massa corporal entre 20 e 28kg/m2, não praticantes de programa de exercícios com peso, não atletas, sem irregularidade menstrual ou doença que interferisse na condição muscular e óssea.

Palavras-chave: Densidade mineral óssea. Força muscular. Mulheres.

Downloads 1400  1400  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Bras Reumatol – Vol. 41 – No 2 – Mar/Abr, 2001  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relação entre o tempo em frente à TV e o gasto calórico em adolescentes com diferentes percentuais d Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PELEGRINI, Andreia; SILVA, Rosane Carla Rosendo da Silva; PETROSKI, Edio Luiz.

A inatividade física tem sido considerada um fator de risco independente para doenças crônicas, sendo o tempo gasto em frente à TV um dos meios sedentários mais difundidos. O propósito do presente estudo foi verificar a associação entre o tempo em frente à TV e o gasto calórico em adolescentes com diferentes percentuais de gordura corporal (%G). Participaram do estudo 40 adolescentes de 14 a 16 anos, do sexo masculino, com nível socioeconômico elevado (A e B) e da cor branca.

Palavras-chave: Tempo de Televisão. Tritrac. Estado nutricional. Atividade física. Adolescente. Acelerometria.

Downloads 729  729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relações entre midia e Educação Física:a busca do corpo perfeito Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Este trabalho visa refletir acerca da relação do corpo produzido pela mídia e a Educação Física. Apresenta as novas possibilidades de configuração social da contemporaneidade. Versa sobre o processo de subjetivação criado pela mídia nesta relação corpo sujeito social e as relações do corpo e cultura. A Educação Física sofre com os reflexos do corpo produzido nos ideais suportados pelos desejos dos sujeitos que a procura.

Palavras-chave: Contemporaneidade. Subjetivação. Discurso. Corpo. Representação. Educação Física.

Downloads 10764  10764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 -  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relevância do Trekking e do Mountain Bike para o Desempenho em Corrida de Aventura Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JÚNIOR,Moacir Miorando; CASTRO, Flávio de Souza; VAZ, Marco Aurélio

O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.

Palavras-chave: Corrida de aventura. Mountain bike. Trekking.




Downloads 1720  1720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre


Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.

Downloads 1267  1267  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58,  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teste de força bio-operacional e bioestrutural para a saúde e para a performance Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O objetivo do artigo foi ensinar os testes de força bio-opercaional e bioestrutural.

Palavras-chave: Teste. Força.Teste de força.

Downloads 875  875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, S  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al

O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.


Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua

Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para
seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.

Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 (25) 26 27 28 29 »