Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping e mulheres nos esportes |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião Josué
O objetivo deste ensaio é discutir o doping no esporte feminino. O texto aborda as barreiras culturais para a inserção das mulheres no esporte, a reserva masculina, a difusão do doping e as mudanças verificadas no corpo das mulheres atletas. Ao final, apresentamos algumas considerações sobre o doping na natação feminina, a partir de entrevistas realizadas com três atletas olímpicas do Brasil, participantes dos Jogos Olímpicos de Munique, 1976; Seul, 1988; e Sidney, 2000.
Palavras-chave: Doping. Mulheres. Esporte.
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8786 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores psicomotores.
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8876 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A questão de gênero nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Angélica da Fonseca; COCATE, Paula Guedes; FREITA, Maria Eunice de Paiva ; SOARES, Leililene Antunes; CRUZ,Lúcia Aparecida dA
Atualmente, vivemos em uma sociedade marcada por exclusões, dentre as quais destaca-se a questão de gênero. Nas aulas de educação física (EF), presenciamos essa divisão de forma nítida, quando professores reforçam padrões discriminatórios de comportamento em seu discurso. O objetivo desse estudo foi analisar a relação de gênero nas aulas de EF e a real atuação do professor diante desse problema. Nesse trabalho foram realizadas observações de 15 aulas de EF além da aplicação de um questionário para 100 alunos do ensino fundamental, de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Verificou-se que a grande maioria dos alunos, disseram que meninos e meninas fazem as aulas de EF juntas, não havendo separação entre eles. Porém observou-se pouca interação entre os alunos no decorrer das aulas, havendo nítida separação entre os gêneros na maioria das atividades. Constatou-se também que, meninos e meninas consideram ter direitos iguais nas aulas, compartilhando o mesmo espaço e inter-relacionando de maneira harmônica nas atividades. Entretanto, ao observar as aulas, verificou-se contradição nas respostas dos alunos. Conclui-se que grande parte das aulas de Educação Física é dividida entre meninos e meninas e que esta atitude de divisão sexista é reforçada pelas atividades propostas pelo professor.
Palavras-chave: Gênero. Educação Física.
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9196 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
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