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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival

Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46).
Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.

Downloads 7557  7557  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp- Campinas - SP  Site http://efartigos.atspace.org/natacao.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CELESTRINO, Juliana Oliveira; COSTA, André dos Santos

A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos, principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam à vida adulta. É nesse sentido que a disciplina de Educação Física assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física. Para tanto, é necessário que tais adolescentes pratiquem atividade física, quer seja nas aulas em questão ou no âmbito extraescolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação dos escolares obesos com a atividade física nas aulas de Educação Física escolar e em seu tempo livre. Para isso, aplicou-se um questionário e avaliação antropométrica de peso e estatura, em 42 escolares na faixa etária 11 e 12 anos, ambos os sexos, em uma escola particular da região de Osasco-SP. Resultou-se que a prevalência de obesidade foi de 33% nas meninas e 23% nos meninos. Os sujeitos com obesidade, em especial as meninas, apresentaram-se menos ativos fisicamente em comparação à população com peso normal, tanto durante o tempo livre da semana, como do final de semana; e demonstraram falta de interesse por atividades físicas mais intensas como a corrida. Conclui-se que é de fundamental importância adequar a intensidade e o tipo de atividade física às características fisiológicas e motoras dessa população.

Palavras-chave: Obesidade. Adolescência e Atividade Física.

Downloads 1684  1684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Presbiteriana Mackenzie  Site http://efartigos.atspace.org/obesidade.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Relação entre força muscular e densidade mineral óssea em mulheres Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NUNES, Joie de Figueiredo; DUARTE,Maria de Fátima da Silva; OURIQUES, Erasmo Paulo Miliorini

Este estudo verificou a relação entre densidade mineral óssea ( DMO) e força muscular em mulheres, bem como comparou a força muscular de mulheres normais e osteoporóticas. Pacientes e métodos: A amostra foi composta por 51 mulheres (50 a 65 anos), com índice de massa corporal entre 20 e 28kg/m2, não praticantes de programa de exercícios com peso, não atletas, sem irregularidade menstrual ou doença que interferisse na condição muscular e óssea.

Palavras-chave: Densidade mineral óssea. Força muscular. Mulheres.

Downloads 1586  1586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Bras Reumatol – Vol. 41 – No 2 – Mar/Abr, 2001  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre  Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley

O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.

Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.

Downloads 15726  15726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário de Maringá  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O Polybat como atividade inclusiva nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; DUARTE, Edison

O presente estudo teve como objetivo enfocar a temática da educação inclusiva sob a perspectiva da Educação Física, através da pesquisa bibliográfica. Abordamos os temas Educação Física inclusiva e Polybat, que é uma modalidade esportiva adaptada para permitir a plena participação de pessoas com deficiência física nas aulas de Educação Física, evitando, portanto a exclusão.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Física. Pessoas com deficiência. Polybat.




Downloads 2597  2597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade de Pato Branco - FADEP.  Site http://www.efdeportes.com/efd87/polybat.htm
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Bocha Adaptado: fatores motivacionais na deficiência física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LIMA, Sonia Maria Toyoshima; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; NAKADA, Karenn Patrícia
A pesquisa, de caráter descritivo com ênfase exploratória, objetivou descrever os fatores que motivaram as pessoas com deficiência física a participarem da modalidade de Bocha Adaptado na cidade de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista com questões abertas e fechadas junto aos seus praticantes. Fizeram parte da pesquisa cinco pessoas que praticam o bocha adaptado, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. Os resultados demonstraram que os motivos que os levaram a praticar o bocha adaptado foi o de praticar um esporte para competir, ocupar o tempo e provar para si mesmos o potencial individual. Contudo, para a prática há dificuldades e, dentre elas, a maior dificuldade apontada para a participação na modalidade foi o deslocamento até as atividades, uma
constante reclamação dos deficientes físicos em nosso país. Por outro lado, como aspecto positivo, foi citado que a prática do bocha adaptado contribuiu para identificação das potencialidades, assim como, estimulou e oportunizou a convivência principalmente com seus pares.

Palavras-chave: Bocha adaptado. Deficiência física. Aspectos motivacionais.

Downloads 3705  3705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 95 -   Site http://www.efdeportes.com/efd95/bocha.htm
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Karatê Shotokan: pontos dos golpes durante o Kumitê de competição masculino Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

A literatura de kumitê do karatê shotokan informa que a maioria dos pontos acontece através do soco e tendo mínima participação do chute. Porém, as referências não estabeleceram os golpes que causam ippon ou waza-ari. O objetivo do estudo foi de identificar os golpes dos atletas de karatê que causam ippon e waza-ari. Foram observadas com scout 70 lutas de karatê shotokan masculino da internet. Os resultados apontaram um maior número de waza-ari (58%) e de ippon (34%) do Gyaku zuki porque esse golpe é preciso. Os demais golpes que resultaram em ponto foram compostos pelo kizami zuki, oi zuki, mawashi geri, mae geri e ashi barai seguido de zuki. Em conclusão, no treino e durante a luta de competição o karateca deve fazer maior uso dos golpes que geram ponto.

Palavras-chave: Karatê. Esporte. Competição

Downloads 989  989  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulbra e Movimento (REFUM), Ji-Paraná, v.2 n.1 p.1-  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensino do treino da visão periférica para jogadores do futsal Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

Métodos: O objetivo do estudo foi de ensinar o treino da visão periférica para jogadores do futsal. Dez jovens jogadores de futsal com 10,4±2,31 anos treinaram 25 dias. O grupo (GE) experimental fez 25 sessões do treino da visão periférica e o grupo controle (GC) realizou 15 sessões do treino tradicional do futsal e efetuou 10 sessões do treino da visão periférica. A pesquisa teve três turnos de um campeonato em dupla que foram filmados e depois analisados por scout. Resultados: O GE tinha 80% de jogadores de hemisfério esquerdo e 20% de atletas de hemisfério direito. O GC tinha 60% de jogadores de hemisfério esquerdo e 40% de atletas de hemisfério direito. A Anova two way (2 grupos x 3 turnos) foi significativa no início ofensivo, na construção e desenvolvimento ofensivo e na finalização durante o aprendizado do treino da visão periférica pelo GE e pelo o GC após o terceiro turno. Conclusão: Parece que o GE e o GC tiveram aquisição do treino da visão periférica.

Palavras-chave: Ensino. Visão. Visão periférica. Treino. Futsal.


Downloads 2543  2543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELLO, Alexandre Moraes de

Jogos e esportes tradicionais são atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas, que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeitos a padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o próprio ato de brincar.



Downloads 7941  7941  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: CO  Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição

Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.



Downloads 12615  12615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C  Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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