Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival
Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46). Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.
|
7557 0 bytes Unicamp- Campinas - SP http://efartigos.atspace.org/natacao.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CELESTRINO, Juliana Oliveira; COSTA, André dos Santos
A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos, principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam à vida adulta. É nesse sentido que a disciplina de Educação Física assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física. Para tanto, é necessário que tais adolescentes pratiquem atividade física, quer seja nas aulas em questão ou no âmbito extraescolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação dos escolares obesos com a atividade física nas aulas de Educação Física escolar e em seu tempo livre. Para isso, aplicou-se um questionário e avaliação antropométrica de peso e estatura, em 42 escolares na faixa etária 11 e 12 anos, ambos os sexos, em uma escola particular da região de Osasco-SP. Resultou-se que a prevalência de obesidade foi de 33% nas meninas e 23% nos meninos. Os sujeitos com obesidade, em especial as meninas, apresentaram-se menos ativos fisicamente em comparação à população com peso normal, tanto durante o tempo livre da semana, como do final de semana; e demonstraram falta de interesse por atividades físicas mais intensas como a corrida. Conclui-se que é de fundamental importância adequar a intensidade e o tipo de atividade física às características fisiológicas e motoras dessa população.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência e Atividade Física.
|
1684 0 bytes Universidade Presbiteriana Mackenzie http://efartigos.atspace.org/obesidade.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley
O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.
Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.
|
15726 0 bytes Centro Universitário de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Bocha Adaptado: fatores motivacionais na deficiência física |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LIMA, Sonia Maria Toyoshima; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; NAKADA, Karenn Patrícia A pesquisa, de caráter descritivo com ênfase exploratória, objetivou descrever os fatores que motivaram as pessoas com deficiência física a participarem da modalidade de Bocha Adaptado na cidade de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista com questões abertas e fechadas junto aos seus praticantes. Fizeram parte da pesquisa cinco pessoas que praticam o bocha adaptado, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. Os resultados demonstraram que os motivos que os levaram a praticar o bocha adaptado foi o de praticar um esporte para competir, ocupar o tempo e provar para si mesmos o potencial individual. Contudo, para a prática há dificuldades e, dentre elas, a maior dificuldade apontada para a participação na modalidade foi o deslocamento até as atividades, uma constante reclamação dos deficientes físicos em nosso país. Por outro lado, como aspecto positivo, foi citado que a prática do bocha adaptado contribuiu para identificação das potencialidades, assim como, estimulou e oportunizou a convivência principalmente com seus pares.
Palavras-chave: Bocha adaptado. Deficiência física. Aspectos motivacionais.
|
3705 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 95 - http://www.efdeportes.com/efd95/bocha.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição
Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.
|
12615 0 bytes A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
|