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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival

Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46).
Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.

Downloads 7566  7566  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp- Campinas - SP  Site http://efartigos.atspace.org/natacao.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques

Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.

Downloads 7650  7650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Refeld  Site http://www.refeld.com.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Exercícios multiarticulares para coordenação motora desenvolvida em academias na observação dos prof Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DOSSANTOS, Douglas Costa et al

O presente estudo avalia e discute a associação entre o uso de exercícios multiarticulares nas séries dos alunos iniciantes e alunos que praticam desporto, na visão do profissional de Educação Física para coordenação motora. A metodologia adotada foi de cunho descritivo, com tipologia de questionário internacional de nível de atividade física (IPAQ - versão 6 com adaptação para desempenho motor): estudo piloto em adultos e jovens brasileiros, com 68 profissionais de diferentes municípios preenchendo o questionário. O resultado para análise está em gráficos onde se apresentam as respostas dos profissionais de Educação Física, que mostram uma visão apurada sobre exercícios multiarticulares no desempenho motor de acordo com literaturas científicas do ramo. Observou-se nos gráficos estatísticos que 42% dos profissionais do Rio de Janeiro, 27% de Niterói e 31% de São Gonçalo mostram ter um bom padrão de conhecimento com relação à coordenação motora para as atividades multiarticulares, todavia nas academias de Niterói e São Gonçalo não foi observada uma padronização metodológica de treinamento, que proporcione um aumento específico dessa qualidade física envolvida. Constatou-se a utilização dos exercícios multiarticulares para a necessidade de evoluir a coordenação motora na concepção dos Profissionais de Educação Física.

Palavras-chave: Multiarticular. Desempenho motor. Aptidão física.


Downloads 7799  7799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 79, 2009. Special  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELLO, Alexandre Moraes de

Jogos e esportes tradicionais são atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas, que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeitos a padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o próprio ato de brincar.



Downloads 7952  7952  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: CO  Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Experimentos práticos de inclusão em Educação Física escolar: um estudo a partir das publicações da  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FALKENBACH, Atos Prinz; DREXSLER, Greice; LAUXEN, Patrícia

O presente estudo é um ensaio que investiga os experimentos práticos de inclusão desenvolvidos na educação física escolar. Assim questionamos: que características possuem as produções ou publicações de experimentos práticos de inclusão nas aulas de Educação Física escolar? A metodologia do estudo é descritiva e interpretativa de cunho bibliográfico. A busca foi realizada em artigos das seguintes revistas: Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Lecturas: Educación Física y Deportes - Revista Digital. Também foi utilizado o modo de busca do banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). As buscas foram realizadas tomando o ano de 2000 como a data de partida para as produções destes periódicos e instituição. O estudo evidenciou a manutenção da produção de conhecimento voltada para as áreas da educação especial e do esporte adaptado, também para a inclusão no contexto da escola de modo geral e não especificamente nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Produção de conhecimento. Educação Física. Inclusão.

Downloads 8139  8139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Representações de homens e mulheres sobre a prática da musculação em academia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MACHADO, Leonardo de Paula; DEVIDE, Fabiano Pries.

Este estudo busca identificar os objetivos de praticantes de musculação de ambos os sexos em academias. Aplicou-se um questionário semiestruturado em 60 alunos(as) regularmente matriculados na academia New Limit, praticantes de musculação há no mínimo 3 meses. A amostra foi constituída de indivíduos com faixa etária entre 20 e 40 anos, 30 homens e 30 mulheres. Os resultados indicam que homens e mulheres possuem objetivos distintos com a prática da musculação, a saber: mulheres tendem a objetivar a redução de gordura corporal, enquanto homens objetivam a hipertrofia muscular. A maioria dos homens respondeu que a participação de ambos sexos é igual na sala de musculação, enquanto as mulheres discordam desta afirmação. A maioria dos respondentes considera-se fora do seu peso ideal. Concluímos que a questão de gênero é fundamental na atuação do profissional de Educação Física na sala de musculação, pois homens e mulheres apresentam objetivos distintos com esta atividade.

Palavras-chave: Gênero. Exercício físico. Musculação.

Downloads 8214  8214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aire  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Prevâlencia de Transtornos Alimentares em Adolescentes de um Colégio Privado do Municipio de Marialv Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROCHA, Fernanda Olímpio da; VAGETTI, Gislaine Cristina


O comportamento alimentar vem sido alterado ao longo dos anos, e muito influenciado pelos padrões culturais e pela mídia. Este estudo teve como objetivo, verificar a prevalência de transtornos alimentar bulimia e anorexia em adolescentes de ensino médio. Para tanto, foram avaliadas 50 alunas do sexo feminino, entre 14 e 18 anos, de um colégio de ensino privado do município de Marialva PR. Assim foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26), que tem como finalidade identificar os sujeitos com padrões alimentares anormais, e, Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo (BITE), cujo objetivo é investigar comportamentos bulímicos. De acordo com o EAT-26, 18% das alunas, apresentaram comportamento alimentar inadequado, indicando a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de anorexia nervosa. Em relação à avaliação da bulimia nervosa, foram identificados 20% das alunas com escores superiores ao limite da normalidade; deste percentual, o BITE revelou que, 36% das estudantes possuem comportamento alimentar não usual, indicando comportamento de risco. Foram identificadas também que, os maiores índices de porcentagem desses sintomas, se encontram em adolescentes com idade >15 anos, tanto na anorexia, quanto na bulimia. Conclui-se que, os dados desta pesquisa demonstram uma alta prevalência de possíveis transtornos alimentares, tanto anorexia, quanto bulimia, na população estudada, com dados semelhantes aos índices obtidos por outros estudos. Esses resultados apontam para uma prevalência crescente de transtornos alimentares entre mulheres jovens, indicando a necessidade de mais intervenção de familiares e profissionais envolvidos com esses adolescentes.

Palavras-chave: Transtornos alimentares. Anorexia nervosa e bulimia nervosa.


Downloads 8301  8301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitario de Maringa - Cesumar  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A prescrição da ginástica laboral a partir da avaliação ergonômica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MONTEIRO, Vívian Delgado

Sinônimo de qualidade de vida no trabalho, a ginástica laboral está cada vez mais disseminada entre organizações. O ritmo vertiginoso de trabalho há pouco só dava trégua quando terminava o expediente. Hoje, é permitido em algumas empresas que já implantaram o programa, relaxar ou preparar a musculatura do corpo em uma aula de ginástica laboral. O conceito de ganho em qualidade de vida e de prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, precisam ser acompanhados por ações paralelas para seu maior aproveitamento. O presente artigo pretende servir de referencial para os profissionais da área da saúde, administradores, ergonomistas e trabalhadores que se encontram envolvidos nesta atividade, seja contratando, implementando ou executando.

Palavras-chave: Ginástica Laboral. Ergonomia. Qualidade de vida.

Downloads 8580  8580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma JORNADA DE ERGONOMIA  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Mobiliário escolar: antropometria e ergonomia da postura sentada Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira; REIS, Diogo Cunha dos; MORO, Antonio Renato Pereira

A partir de estudos na área de ergonomia, antropometria, biomecânica e psicologia é que se fundamentam as discussões a respeito das complexidades das tarefas na sala de aula e o comportamento do aluno, advindo de sua interação com o mobiliário escolar.

Downloads 8786  8786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CESUFOZ - UFSC  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al

O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores
psicomotores.

Downloads 8976  8976  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
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