Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival
Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46). Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.
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7566 0 bytes Unicamp- Campinas - SP http://efartigos.atspace.org/natacao.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques
Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.
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7650 0 bytes Refeld http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Exercícios multiarticulares para coordenação motora desenvolvida em academias na observação dos prof |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DOSSANTOS, Douglas Costa et al
O presente estudo avalia e discute a associação entre o uso de exercícios multiarticulares nas séries dos alunos iniciantes e alunos que praticam desporto, na visão do profissional de Educação Física para coordenação motora. A metodologia adotada foi de cunho descritivo, com tipologia de questionário internacional de nível de atividade física (IPAQ - versão 6 com adaptação para desempenho motor): estudo piloto em adultos e jovens brasileiros, com 68 profissionais de diferentes municípios preenchendo o questionário. O resultado para análise está em gráficos onde se apresentam as respostas dos profissionais de Educação Física, que mostram uma visão apurada sobre exercícios multiarticulares no desempenho motor de acordo com literaturas científicas do ramo. Observou-se nos gráficos estatísticos que 42% dos profissionais do Rio de Janeiro, 27% de Niterói e 31% de São Gonçalo mostram ter um bom padrão de conhecimento com relação à coordenação motora para as atividades multiarticulares, todavia nas academias de Niterói e São Gonçalo não foi observada uma padronização metodológica de treinamento, que proporcione um aumento específico dessa qualidade física envolvida. Constatou-se a utilização dos exercícios multiarticulares para a necessidade de evoluir a coordenação motora na concepção dos Profissionais de Educação Física.
Palavras-chave: Multiarticular. Desempenho motor. Aptidão física.
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7799 0 bytes FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 79, 2009. Special http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Prevâlencia de Transtornos Alimentares em Adolescentes de um Colégio Privado do Municipio de Marialv |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Fernanda Olímpio da; VAGETTI, Gislaine Cristina
O comportamento alimentar vem sido alterado ao longo dos anos, e muito influenciado pelos padrões culturais e pela mídia. Este estudo teve como objetivo, verificar a prevalência de transtornos alimentar bulimia e anorexia em adolescentes de ensino médio. Para tanto, foram avaliadas 50 alunas do sexo feminino, entre 14 e 18 anos, de um colégio de ensino privado do município de Marialva PR. Assim foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26), que tem como finalidade identificar os sujeitos com padrões alimentares anormais, e, Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo (BITE), cujo objetivo é investigar comportamentos bulímicos. De acordo com o EAT-26, 18% das alunas, apresentaram comportamento alimentar inadequado, indicando a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de anorexia nervosa. Em relação à avaliação da bulimia nervosa, foram identificados 20% das alunas com escores superiores ao limite da normalidade; deste percentual, o BITE revelou que, 36% das estudantes possuem comportamento alimentar não usual, indicando comportamento de risco. Foram identificadas também que, os maiores índices de porcentagem desses sintomas, se encontram em adolescentes com idade >15 anos, tanto na anorexia, quanto na bulimia. Conclui-se que, os dados desta pesquisa demonstram uma alta prevalência de possíveis transtornos alimentares, tanto anorexia, quanto bulimia, na população estudada, com dados semelhantes aos índices obtidos por outros estudos. Esses resultados apontam para uma prevalência crescente de transtornos alimentares entre mulheres jovens, indicando a necessidade de mais intervenção de familiares e profissionais envolvidos com esses adolescentes.
Palavras-chave: Transtornos alimentares. Anorexia nervosa e bulimia nervosa.
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8301 0 bytes Centro Universitario de Maringa - Cesumar http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores psicomotores.
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8976 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
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