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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade física e osteoporose: proposta de intervenção e de atuação da Educaçao Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NETTO, Francisco dos Santos Ribeiro; FANTINI, Luciano; TAGLIATI, Juliano; NOVO JR. Jose Marques

Vários estudos têm indicado que devido à morbidade e à redução da expectativa de vida associadas à presença de fraturas, a intervenção mais apropriada é a prevenção da osteoporose. No entanto, entendemos que dentre as ações médicas, temos as intervenções específicas seguidas de algumas orientações que sugeriram mudanças de hábitos de vida. Ao profissional de Educação Física caberia, portanto, a prescrição de atividades físicas de tal modo a estimular a remodelação óssea por sobrecarga mecânica, menos em alguns casos restritos. Por conta dessa necessidade de intervenção multiprofissional, a adoção e a instituição de medidas gerais de saúde pública poderiam beneficiar toda a população. Dados do IBGE de 1994 estimavam que no ano 2000 teríamos uma população de osteoporóticos em torno de 4,3 milhões, decorrentes da ausência de programas de prevenção. Porém, é necessário que haja uma metodologia de avaliação física do osteoporótico para que essa prevenção e tratamento sejam bem-feitos. Por isso, tivemos como objetivo revelar alguns dos requisitos necessários à atuação do profissional de Educação Física na prevenção da osteoporose por meio da avaliação para uma prescrição mais eficaz da atividade física.

Palavras-chave: Osteoporose. Atividade física e avaliação.

Downloads 1865  1865  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho  Site http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.

Downloads 18173  18173  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atores sociais das ruas: esporte zero hora Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos

Considerando que o processo de crescimento em que as cidades de grande porte vivenciam, muitas das vezes desordenado, estabelecendo novas conjunturas sociais, faz com que os governantes municipais busquem novos projetos sociais que objetivem atender estas necessidades emergentes. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Ponta Grossa – Pr, preocupados em atender as demandas sociais que se apresentam, instituem na cidade um projeto esportivo/social, baseado em uma experiência norte-americana denominada de basquete zero hora. O projeto hora implantado em Ponta Grossa denominado de "atores sociais das ruas: esporte zero hora", visa atender os indivíduos que perambulam pelas ruas da cidade no período noturno. O problema que gerou este projeto está centrado no número excessivo de atores que perambulam pelas ruas da cidade e em muitos casos fazendo uso de produtos entorpecentes. Trata-se de um trabalho cujos mecanismos de pesquisa centram-se na pesquisa exploratória de cunho qualitativo, procurando demonstrar que a implantação de um programa de prática de atividade esportiva regular pode, diminuir o número desses atores sociais nas ruas da cidade no período noturno. A hipótese trabalhada conduz para o entendimento que estes ao estarem envolvidos com o referido projeto além de deixarem momentaneamente as ruas da cidade deixam também de fazer uso de produtos entorpecentes pelo período que estão envolvidos com esta atividade esportiva.

Palavras-chave: Atores sociais. Esporte.

Downloads 1682  1682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SEED  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival

Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.

Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.

Downloads 1418  1418  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://efartigos.atspace.org  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atletismo se aprende na Escola Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana

Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e
UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação
Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.

Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.


Downloads 7017  7017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividades recreativas em acampamento de férias Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Renata Laudares

A proposta deste capítulo é a focalização dos aspectos históricos das atividades de acampamento no Brasil, abordando, inclusive, sua estrutura e atividades, como jogos e brincadeiras específicas, além de delinear o perfil do profissional requisitado para o trabalho com este segmento, evidenciando as ações mais condizentes com sua atuação.

Downloads 83903  83903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Guanabara Koogan, 2004. p. 73-93  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Associações entre atividade física, índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adoles Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Kelly Samara da, NAHAS, Markus Vinicius, HOEFELMANN, Luana Peter et al.

Este estudo teve como objetivo determinar a associação do índice de massa corporal (IMC) com os níveis de atividade física (AF) e comportamentos sedentários (assistir TV, usar computador ou jogar videogames) em adolescentes de escolas públicas do Estado de Santa Catarina (15-19 anos; n = 5.028). Métodos: As informações foram coletadas por meio de questionário desenvolvido e validado para adolescentes.

Palavras-chave: Sobrepeso. Obesidade. Atividade física. Computador. Televisão. Adolescente.

Downloads 1672  1672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. epidemiol., mar. 2008, vol.11, no.1, p.  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN): ponto de referência na história da natação maste Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries

Os objetivos do presente estudo foram investigar os fatores responsáveis pela fundação da ABMN e sua importância para a natação master brasileira. Através do método da história oral, foram feitas quatro entrevistas com sócios-fundadores e dirigentes da entidade desde a sua fundação em 1984. Após transcrição, reenvio aos colaboradores, conferência e análise dos dados, concluímos que a ABMN foi de extrema importância para a profissionalização da natação master no Brasil, que possui importância educacional e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nadadores e para uma transformação no estigma social da velhice por parte de seus praticantes, amigos e familiares.

Palavras-chave: Natação master. História oral.

Downloads 2171  2171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 33-44, de  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!As tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; CHANAN, Aline de Abreu Curunzi

As novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aplicadas à Educação, têm influência em professores e em seus objetivos. A educação física é parte deste avanço, com o uso dos computadores e do Internet além de programas da televisão com o objetivo de melhorar a educação com melhores materiais didáticos. Esta pesquisa verificou o uso das TICs especificamente ao contexto da escola assim como no cotidiano dos professores e alunos, verificando a inserção das TICs nas várias áreas que constituem a Educação Física. A metodologia usada foi a aplicação de questionários aos professores que trabalham em escolas com o ensino médio. Nestes questionários aplicados verificou-se também o conhecimento tecnológico prévio daqueles professores, bem como a qualificação para a aplicação das tecnologias em suas aulas. A maioria dos professores tem o acesso aos computadores e ao Internet em casa, mas somente 20% das escolas têm o equipamento disponível e oferecem o acesso aos estudantes e aos professores. O governo ofereceu cursos de treinamento para os professores, mas estes não podem usar este conhecimento no ensino médio porque não há nenhum equipamento disponível; os programas oferecidos pela TvEscola é insuficiente para estimular professores a planejar aulas inovadoras, porém reconhecem que quando a usam recursos o desempenho dos estudantes é superior à aula tradicional. Além disso, o planejamento da aula e o conhecimento das TICs são considerados frutíferos pelos professores. A pesquisa aponta também ao desenvolvimento de novas políticas educacionais mais pesquisas nesta área.

Palavras-chave: Educação.Tecnologias.Qualificação.




Downloads 3484  3484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 22nd ICDE World Conference on Distance Education  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!As determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor sobre a questão da violência: a segurança do torc Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira et al

O artigo analisa as determinações do Estatuto de Defesa do Torcedor (EDT) sobre violência e segurança, a fi m de compreender quais sentidos os torcedores mineiros atribuem a tais aspectos na assistência ao futebol no estádio Mineirão. Para tanto, foram analisados: artigos do EDT que se referem à segurança e ao controle de atos violentos; entrevistas com torcedores no Campeonato Brasileiro de 2007, em Belo Horizonte (MG); além de se buscar um diálogo entre os discursos dos torcedores e as fontes ofi ciais relativas a ocorrências, audiências e atendimentos médicos nesse estádio. O EDT prevê mecanismos para fornecer segurança ao torcedor. Contudo, a sensação de segurança deste, durante a competição, não foi plena, contrariando os dados ofi ciais relativos à violência e à segurança nesse estádio.

Palavras-chave: Estatuto de Defesa do Torcedor. Futebol. Violência. Segurança.

Downloads 2285  2285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina  Site http://
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