Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes
O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.
|
5630 0 bytes CESUMAR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico e a água: uma proposta de inclusão do elemento |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FREIRE, Marília; ANDRIES JÚNIOR, Orival
Segundo Cenni (1993), a água ”É um meio no qual é impossível se fazer menos e deixar acontecer mais, pode-se permitir o fluir”(p.46). Entendemos aqui o “Fluir”, no sentido de desfrutar dos prazeres em meio líquido de forma lúdica, criando um novo sentido para o contato com esse mundo amplo e ambivalente que é a água. Existem muitas maneiras, formas e lugares para se brincar com a água, o que desperta o interesse e a atração de muitos a experimentá-la, senti-la, vê-la fluir, e desfrutar de suas emoções. Pode-se brincar com a água da chuva, com a água do chão molhado, fazer represas, e até mesmo numa bacia, onde a criança pode ser a dona do seu movimento e estar em contato com a água, o que é muito bom para acalmar, e também desenvolver algumas brincadeiras com as mãos, os pés, com objetos, com papel, bexigas, usando a imaginação, a respiração, molhando-se.
|
7549 0 bytes Unicamp- Campinas - SP http://efartigos.atspace.org/natacao.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da
É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.
Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.
|
896 0 bytes Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte http:// |
|