Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança na Escola: Benefícios e Contribuições na Fase Pré-Escolar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Josiane Tavares dos; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira da
Os novos currículos escolares da primeira infância que trazem a tendência de incluírem artes criativas (música, artes e dança) têm ganhado lugar de honra dentro da educação. Devido aos métodos e processos criativos, que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as cercam. A dança como uma atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não é só uma ação pedagógica, mas também psicológica, com o fim de normalizar ou melhorar o comportamento da criança, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético, e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
Palavras-chave: Dança. Escola. Infância.
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699 0 bytes www.psicologia.com.pt http://efartigos.atspace.org/danca.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de
Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.
Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.
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2000 0 bytes Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e osteoporose: proposta de intervenção e de atuação da Educaçao Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NETTO, Francisco dos Santos Ribeiro; FANTINI, Luciano; TAGLIATI, Juliano; NOVO JR. Jose Marques
Vários estudos têm indicado que devido à morbidade e à redução da expectativa de vida associadas à presença de fraturas, a intervenção mais apropriada é a prevenção da osteoporose. No entanto, entendemos que dentre as ações médicas, temos as intervenções específicas seguidas de algumas orientações que sugeriram mudanças de hábitos de vida. Ao profissional de Educação Física caberia, portanto, a prescrição de atividades físicas de tal modo a estimular a remodelação óssea por sobrecarga mecânica, menos em alguns casos restritos. Por conta dessa necessidade de intervenção multiprofissional, a adoção e a instituição de medidas gerais de saúde pública poderiam beneficiar toda a população. Dados do IBGE de 1994 estimavam que no ano 2000 teríamos uma população de osteoporóticos em torno de 4,3 milhões, decorrentes da ausência de programas de prevenção. Porém, é necessário que haja uma metodologia de avaliação física do osteoporótico para que essa prevenção e tratamento sejam bem-feitos. Por isso, tivemos como objetivo revelar alguns dos requisitos necessários à atuação do profissional de Educação Física na prevenção da osteoporose por meio da avaliação para uma prescrição mais eficaz da atividade física.
Palavras-chave: Osteoporose. Atividade física e avaliação.
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1867 0 bytes Universidade Gama Filho http://efartigos.atspace.org/osteoporose.html |
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