Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves O objetivo do artigo é analisar a biografia do exjogador de futebol Garrincha como expressão de uma trajetória individual que encarna significados coletivos sobre o futebol nacional e sobre o “ser brasileiro”. Utilizamos como fonte o livro de Ruy Castro “Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha”. A análise demonstra que a biografia se transforma em um discurso identitário essencialista. A ancestralidade indígena é chave para interpretar tanto a exuberância e simplicidade do seu futebol, quanto seu comportamento avesso às normas sociais e a disciplina nos treinamentos. O dom e o sucesso no futebol independem, na leitura cultural realizada pelo biógrafo, do treino, da perseverança e do aperfeiçoamento.
Palavras-chave: Futebol. Identidade Nacional. Garrincha. Biografia.
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647 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 169-191, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perdido na intensidade da concentração |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUMBRECHT, Hans Ulrich
Algumas vezes, as reações dos atletas profissionais tornam-se momentos particularmente inspiradores na vida de profissionais de Humanidades. Pois apenas os profissionais podem confirmar se nossas tentativas de construções conceituais estão em uma boa direção e, ao mesmo tempo, apenas eles têm a autoridade para justificar o esforço em levar adiante certos pensamentos que começam a emergir em nossas mentes como arrojados e, conseqüentemente, muitas vezes como imprecisos. Um tal momento intelectual decisivo aconteceu quando, durante um colóquio sobre “O Corpo Atlético” organizado pelo Departamento de Atletismo e pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Stanford, em 1995, Pablo Morales, três vezes medalhista de ouro olímpico em nado borboleta, explicou, quase en passant, como o viciante desejo de “perder-se na intensidade da concentração” 2 havia lhe trazido de volta às competições esportivas após uma primeira aposentadoria e em uma idade que simplesmente parecia impossibilitar qualquer performance de sucesso em nível mundial em seu esporte.
Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009
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1463 0 bytes Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A violência no futebol a luz da teoria eliasiana |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NETTO, Alfredo Euclides Dias; OLIVEIRA JUNIOR, Constantino Ribeiro de; BARROS, Solange Barbosa de Moraes
Durante muitos anos os eventos esportivos foram deixados de lado pelos cientistas sociais, no entanto, esporte/futebol desponta como um dos maiores fenômenos sociais da atualidade, envolvendo em seus eventos, públicos cada vez maiores os quais se deixam levar pelas emoções, gerando inúmeros atos de violência. Para entender esta violência provocada pelos torcedores que freqüentam os estádios de futebol busca-se estudos do sociólogo Norbert Elias sobre o esporte, e mais especificamente sobre o futebol como um objeto sociológico. Neste contexto busca-se esclarecer o significado de violência e seu reflexo no esporte/futebol, através de um estudo qualitativo, de cunho exploratório.
Palavras-chave: Violência. Esporte. Futebol.
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4969 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eficiência de duas sessões semanais de treinamento com pesos na força muscular de mulheres idosas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Anderson Leandro Peres; ROMBALDI, Airton José; SILVA, Marcelo Cozzensa da; AFONSO, Mariângela da Rosa
Com base em dados estatísticos, constata-se que a população idosa vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, podendo atingir até 2020, 13% da população mundial. De acordo com essa presença cada vez mais acentuada do idoso no contexto social e, baseando-se em trabalhos já realizados com a Terceira Idade, proporcionados pelo Núcleo de Atividades da Terceira Idade (NATI) e pelo Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício (LABFEX), objetivou-se investigar a eficiência de duas sessões semanais de treinamento de força em mulheres idosas durante 12 semanas. A partir dos dados obtidos, evidenciou-se uma maior capacidade de movimentar cargas mais elevadas após o término do estudo, o que pode indicar uma melhora no nível de força localizada nos idosos.
Palavras-chave: Força. Terceira idade. Exercício físico. Qualidade de vida.
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2673 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.
Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.
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6281 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Físca da UENP, em relação aos aspectos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SIMEONI, Maria Cristina
Para conhecer o que os acadêmicos da UENP acreditavam ser um ambiente favorecedor da aprendizagem, organizei uma enquête com o objetivo de levantar qual é a melhor maneira de o aluno aprender um determinado conteúdo, durante as suas aulas. Com as respostas deste primeiro instrumento, pude elaborar uma coletânea de frases, onde o acadêmico deveria marcar um valor, de um até quatro, para cada um dos aspectos descritos. O caminho selecionado foi uma pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa. A frase descrita, escolhida como sendo um ótimo aspecto que favorece a aprendizagem, pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, foi àquela relacionada à ação de se “planejar aulas adequadamente”. Como resultado da pesquisa, para este grupo de alunos, concluí que um ambiente favorecedor de aprendizagem é aquele em que o professor planeja suas aulas adequadamente, oportunizando, ao aluno, vivenciar o que aprendeu; e, com o auxílio de diversas técnicas, apresenta desafios para os acadêmicos.
Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Visão dos acadêmicos
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1452 0 bytes UENP/CCS http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Prevâlencia de Transtornos Alimentares em Adolescentes de um Colégio Privado do Municipio de Marialv |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Fernanda Olímpio da; VAGETTI, Gislaine Cristina
O comportamento alimentar vem sido alterado ao longo dos anos, e muito influenciado pelos padrões culturais e pela mídia. Este estudo teve como objetivo, verificar a prevalência de transtornos alimentar bulimia e anorexia em adolescentes de ensino médio. Para tanto, foram avaliadas 50 alunas do sexo feminino, entre 14 e 18 anos, de um colégio de ensino privado do município de Marialva PR. Assim foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26), que tem como finalidade identificar os sujeitos com padrões alimentares anormais, e, Teste de Investigação Bulímica de Edimburgo (BITE), cujo objetivo é investigar comportamentos bulímicos. De acordo com o EAT-26, 18% das alunas, apresentaram comportamento alimentar inadequado, indicando a presença de fatores de risco para o desenvolvimento de anorexia nervosa. Em relação à avaliação da bulimia nervosa, foram identificados 20% das alunas com escores superiores ao limite da normalidade; deste percentual, o BITE revelou que, 36% das estudantes possuem comportamento alimentar não usual, indicando comportamento de risco. Foram identificadas também que, os maiores índices de porcentagem desses sintomas, se encontram em adolescentes com idade >15 anos, tanto na anorexia, quanto na bulimia. Conclui-se que, os dados desta pesquisa demonstram uma alta prevalência de possíveis transtornos alimentares, tanto anorexia, quanto bulimia, na população estudada, com dados semelhantes aos índices obtidos por outros estudos. Esses resultados apontam para uma prevalência crescente de transtornos alimentares entre mulheres jovens, indicando a necessidade de mais intervenção de familiares e profissionais envolvidos com esses adolescentes.
Palavras-chave: Transtornos alimentares. Anorexia nervosa e bulimia nervosa.
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8176 0 bytes Centro Universitario de Maringa - Cesumar http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping genético e esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
RAMIREZ, Andréa; RIBEIRO, Álvaro Antônio Carneiro Pinto
Em uma época em que as Ciências do Esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhora do desempenho esportivo dos praticantes de esportes de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de novos métodos e substâncias em suas mais amplas implicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. Pelo método dialético vêm as linhas a seguir com o objetivo de propor novo enfoque sobre o que é atualmente considerado doping genético pela Agência Mundial Antidoping, assim como para enfatizar a necessidade de buscar uma solução mais adequada à inevitável evolução e impacto que terão as tecnologias biomoleculares na humanidade e, logo, no esporte de alto rendimento. Com a apropriação de conceitos de áreas do conhecimento humano como a Biologia, o Direito e a Filosofia, este ensaio se propõe a auxiliar na compreensão de elementos centrais do doping genético e a provocar o surgimento de novas interrogações. Considera-se ao final que o tratamento dado pela Agência Mundial Antidoping à utilização de tecnologias biomoleculares corresponde apenas em parte às transformações por que passa o mundo e às expectativas do Movimento Olímpico quanto à sua razão de existir.
Palavras-chave: Doping Genético. Esportes. Tecnologias Biomoleculares. Agência Mundial Antidoping. Direito.
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3802 0 bytes Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Hum http://www.boletimef.org |
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