Categoria: Educação Fisica Artigos |
Conceito de saúde e qualidade de vida para acadêmicos de Educação Física - um estudo descritivo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; JESUA, Karina Passos de; SANTOS, Roberto Jerônimo dos
A saúde e a qualidade de vida são termos que estão estritamente relacionados no cotidiano dos educadores físicos, entretanto ainda se apresentam revestidos de relevantes dúvidas, refletindo, sobretudo na prática profissional. Este estudo objetivou verificar o conceito de saúde e qualidade de vida dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa é do tipo descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aberto aplicado a uma amostra representativa dos acadêmicos do curso regular e do Programa de Qualificação Docente, composta de 330 alunos. Para a análise dos dados as respostas foram categorizadas e utilizou-se a estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Para o conceito de saúde, 38% dos alunos aproximaram-se do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apenas 1% dos alunos se aproximou do conceito contínuo, considerado também de saúde holística. Sobre a qualidade de vida, 31% dos alunos entenderam como um conjunto de fatores e apenas 1% dos alunos se aproximaram do conceito atual. Assim, conclui-se que os acadêmicos do curso de Educação Física compreendem saúde de acordo com a OMS e já para Qualidade de Vida os alunos apresentam como prioridade o conjunto de fatores.
Palavras-chave: Saúde. Qualidade de vida. Educação Física.
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25220 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de
Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.
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18174 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico |
Versão: PDF Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete
A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.
Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.
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6235 0 bytes Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes
O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.
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5550 0 bytes CESUMAR http:// |
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