Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Conceito de saúde e qualidade de vida para acadêmicos de Educação Física - um estudo descritivo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; JESUA, Karina Passos de; SANTOS, Roberto Jerônimo dos

A saúde e a qualidade de vida são termos que estão estritamente relacionados no cotidiano dos educadores físicos, entretanto ainda se apresentam revestidos de relevantes dúvidas, refletindo, sobretudo na prática profissional. Este estudo objetivou verificar o conceito de saúde e qualidade de vida dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa é do tipo descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário aberto aplicado a uma amostra representativa dos acadêmicos do curso regular e do Programa de Qualificação Docente, composta de 330 alunos. Para a análise dos dados as respostas foram categorizadas e utilizou-se a estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Para o conceito de saúde, 38% dos alunos aproximaram-se do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e apenas 1% dos alunos se aproximou do conceito contínuo, considerado também de saúde holística. Sobre a qualidade de vida, 31% dos alunos entenderam como um conjunto de fatores e apenas 1% dos alunos se aproximaram do conceito atual. Assim, conclui-se que os acadêmicos do curso de Educação Física compreendem saúde de acordo com a OMS e já para Qualidade de Vida os alunos apresentam como prioridade o conjunto de fatores.

Palavras-chave: Saúde. Qualidade de vida. Educação Física.

Downloads 25220  25220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUEIROZ e MELO, Maria de Fátima Aranha de; et al.

Neste artigo, chamamos a atenção para a necessidade de assumirmos a responsabilidade sobre o destino de nosso lixo, propondo para ele uma nova utilização. Tomamos a Teoria Ator-Rede como instrumento teórico metodológico para seguir a ação desenvolvida por uma das equipes da Brinquedoteca da Universidade no que chamamos de Projeto Sucata cujo objetivo tem sido transformar sucata em brinquedo com um grupo de crianças de uma comunidade de baixo poder aquisitivo de uma cidade mineira, tendo os conceitos de tradução e mediação como suportes para a descrição das transformações operadas nas partes envolvidas.

Palavras-chave: Brinquedo-sucata. Teoria ator-rede. Tradução. Mediação.

Downloads 851  851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicol. Soc. v.19 n.2 Porto Alegre maio/ago. 2007  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ambiente e inclusão na aprendizagem de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Físic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FALKENBACH, Atos Prinz; et al

O presente artigo aborda os resultados da pesquisa que investigou possibilidades pedagógicas de inclusão de crianças com necessidades especiais na educação física no nível de ensino da educação infantil da escola comum. Objetivou investigar a influência do ambiente educacional na aprendizagem e desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Exercitou o planejamento, intervenção e interação para refletir possibilidades pedagógicas para a educação física escolar viabilizando a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente educacional. A metodologia qualitativa, de estudo exploratório e descritivo, desenvolveu e descreveu práticas inclusivas nas aulas de educação física na educação infantil ministradas pelos pesquisadores. O estudo contribui com experiências pedagógicas que auxiliam na compreensão da influência do ambiente educacional inclusivo para a aprendizagem de alunos com necessidades especiais na educação
física da escola.

Palavras-chave: Educação Física. Ambiente e desenvolvimento. Inclusão.

Downloads 7069  7069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A psicologia do esporte aplicada a atletas portadores de necessidades especiais: reflexões epistemol Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANDRADE, Alexandro; BRANDT, Ricardo

Considerando o atual nível do esporte adaptado, se faz necessário utilizar a psicologia do esporte também para atletas portadores de necessidades especiais (APNE). No entanto, precisa-se de uma revisão nos atuais conceitos da psicologia do esporte, haja vista suas bases epistemológicas, filosóficas e práticas estejam voltadas para atletas normais. Contudo não se faz necessário criar uma psicologia específica para APNE, porem criar uma ramificação estendendo a psicologia esportiva preocupando-se com as peculiaridades destes atletas.


Palavras-chave: Psicologia do esporte. Atletas portadores de necessidades especiais. Competição.

Downloads 9519  9519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A contribuição da dança do ventre para a educação corporal, saúde física e mental de mulheres que fr Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
ABRÃO, Ana Carla Peto; PEDRÃO, Luiz Jorge

O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que frequentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.

Palavras-chave: Dança. Saúde. Saúde da mulher.

Downloads 1285  1285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Latino-Americana de Enfermagem  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atuação Acadêmica na Rede Pública de Ensino: Relato de Experiência nas aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALMEIDA, Cynthia Adriane de

Esse presente artigo iniciou-se através da possibilidade de desenvolver um trabalho teórico-prático em escolas públicas da cidade a partir da disciplina ministrada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná), denominada Educação Física em Contextos Educativos II, onde tinha por objetivo observar e fazer intervenções nas aulas de Educação Física em contextos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Partindo dessa possibilidade de ter um acesso ao âmbito escolar, relato nesse trabalho a minha experiência em uma das instituições observadas para essa disciplina. No decorrer deste trabalho percebo e reflito em algumas problemáticas que foram ocorrendo durante as,minhas observações na escola, como a relação de respeito e cooperação entre os/as aluno/as na sua convivência diária nas aulas. Esse foi o principal problema observado durante a minha atuação na escola. A partir desse encaminhamento metodológico planejei uma prática de acordo com os problemas levantados. Planejo uma aula de Dança de uma forma na qual as crianças tenham uma liberdade de criar a sua própria dança, sem nenhuma coreografia preparada para que a partir desta atividade os/as alunos/as tenham a oportunidade de respeitar o corpo do colega e principalmente obter uma relação corporal com cada um, objetivando também nessa prática, a cooperação entre as crianças. Finalizando, descrevo a maneira como as crianças receberam essa prática nas minhas intervenções em turmas de 1o e 2o ano da escola e nas considerações finais afirmo a importância de elaborar uma aula e também levantar problemas que possam subsidiar novas práticas tendo como principal fator o aprendizado do/a aluno/a e sobre como que foi para mim, acadêmica do 4o ano curso de Licenciatura em Educação Física, essa experiência no meu futuro ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Escola. Respeito. Práticas pedagógicas. Experiência docente.

Downloads 18174  18174  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Brasil versus Argentina: rivalidade ou identidade Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Elizângela Fernandes

Este ensaio tem por analogia o livro de Hugo Lovisolo “Vizinhos Distantes” relativizando com a teoria de Norbert Elias em “Envolvimento e Distanciamento”. Temos como hipótese que a rivalidade é algo pessoal proporcionada por uma competição a qual leva o impulso do conflito a tentar subrepujar o adversário. Como a realidade social constrói os símbolos, as representações e suas relações, povoando o cotidiano movendo o ser humano a ação, mas ao mesmo tempo em que uma relação social pode ser satisfatória, pode ocorrer ao contrário, pois quando se trata de seres humanos as relações podem ser imprevisíveis.

Palavras-chave: Futebol. Socialização. Rivalidade.

Downloads 4808  4808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SIMPOSIO INTERNACIONAL PROCESO CIVILIZADOR, 11., 2  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Educação no meio universitário Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AGOSTINI,Bárbara Raquel; PALOMARES, Edson Marcos de Godoy

A disciplina de Dança-Educação faz parte do currículo dos cursos de Educação Física nas Instituições Privadas de Ensino Superior da cidade de Fortaleza e de muitas outras instituições superiores de ensino. A dança como processo educativo institucional, transporta os educandos para um mundo mais lúdico e ligado as suas vontades. A disciplina em questão pode desenvolver tanto aspectos físicos, artísticos e psicológicos. Pelo fato de ser atual, interdisciplinar e contextual, optou-se por investigar melhor a visão dos educandos perante essa disciplina. Esse trabalho tem como objetivos: proporcionar uma maior reflexão sobre a Dança-Educação; investigar junto aos acadêmicos do Curso de Educação Física suas expectativas sobre a disciplina de dança e suas necessidades. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo quantitativa por meio de questionário. Os resultados analisados mostraram que grande maioria dos educandos considera a disciplina de dança educação importante, porém não se consideram prontos para desenvolvê-la na escola. Como conclusão alertamos os professores para uma prática pedagógica mais flexível e contextualizada. Uma prática que utilize a dança como um meio para o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos. Pois, acreditamos que, dessa forma nossos alunos se sentirão mais atraídos pela disciplina.

Palavras-chaves: Dança-educação. Educação Física. Processo ensino-aprendizagem.


Downloads 954  954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/CE  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico Popular Versão: PDF
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete

A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.


Downloads 6235  6235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes

O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.

Downloads 5550  5550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CESUMAR  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »