Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição
Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.
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11712 0 bytes A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus
Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro. Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.
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1332 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lesões desportivas na elite do atletismo brasileiro: estudo a partir de morbidade referida |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PASTRE, Carlos Marcelo, CARVALHO FILHO, Guaracy, MONTEIRO, Henrique Luiz et al.
Os processos de quantificação e associação das lesões do esporte aos seus possíveis fatores causais são importantes para melhor entendimento sobre assunto. Assim constituiu-se como objetivo do presente estudo a observação das lesões desportivas (LD) em atletas da elite brasileira do atletismo, associando-as aos seus mecanismos de instalação e características da modalidade. Foram entrevistados 86 atletas (47 homens e 39 mulheres) convocados para representar o Brasil durante o ano de 2003. Utilizou-se um inquérito de morbidade referida, validado anteriormente, para obtenção dos dados referentes aos atletas e suas lesões. Para a análise dos resultados adotou-se o teste de Goodman para contrastes entre e dentro de proporções binomiais, sendo todas as conclusões discutidas para 5% de significância estatística.
Palavras-chave : Lesões do esporte; Atletismo; Alta performance.
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918 0 bytes Rev Bras Med Esporte, jan./fev. 2005, vol.11, no.1 http://www.scielo.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).
Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.
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5394 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves O objetivo do artigo é analisar a biografia do exjogador de futebol Garrincha como expressão de uma trajetória individual que encarna significados coletivos sobre o futebol nacional e sobre o “ser brasileiro”. Utilizamos como fonte o livro de Ruy Castro “Estrela solitária: Um brasileiro chamado Garrincha”. A análise demonstra que a biografia se transforma em um discurso identitário essencialista. A ancestralidade indígena é chave para interpretar tanto a exuberância e simplicidade do seu futebol, quanto seu comportamento avesso às normas sociais e a disciplina nos treinamentos. O dom e o sucesso no futebol independem, na leitura cultural realizada pelo biógrafo, do treino, da perseverança e do aperfeiçoamento.
Palavras-chave: Futebol. Identidade Nacional. Garrincha. Biografia.
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655 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 169-191, http:// |
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