Categoria: Educação Fisica Artigos |
Alterações posturais, desequilíbrios musculares e lombalgias em atletas de luta olímpica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEZAN, Valério Henrique; SARRAF, Thiago Augusto; RODACKI, André Luiz Félix
Este estudo objetivou analisar a ocorrência de lombalgias, curvaturas da coluna vertebral e encurtamento dos principais músculos que controlam a inclinação pélvica em atletas de luta olímpica. Métodos: Foram analisados 12 atletas de elite do sexo masculino (23,7 ± 5,0 anos; 1,71 ± 0,1 m; 74,2 ± 8,3 Kg). Os ângulos torácico e lombar da coluna vertebral, o encurtamento muscular dos flexores uni e bi-articulares da articulação do quadril e a flexibilidade dos músculos isquiostibiais foram quantificados por fotometria e fleximetria. A ocorrência de dores nas costas foi verificada por meio de questionário. Resultados: Mais da metade dos atletas (58%) apresentaram lombalgias dos quais 71,4% foram considerados como crônicas. Os sujeitos com dores crônicas apresentaram maior ângulo lombar, maior encurtamentos dos flexores uni e bi-articulares do quadril e maior flexibilidade dos músculos isquiostibiais comparados com os portadores de dores agudas e assintomáticos (p < 0,01). Foi encontrado uma correlação positiva entre a lordose e encurtamento dos flexores uni (r =0,77) e bi-articulares (r = 0,67) do quadril e entre lordose e flexibilidade dos isquiostibiais (r = 0,84).
Palavras-chave: Luta Olímpica. Postura. Lombalgias. Desequilíbrios Musculares.
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605 0 bytes R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 1 p. 35-38 j http://efartigos.atspace.org/lutas.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Capoeira: configurações e dinâmicas contemporâneas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JAQUEIRA, Ana Rosa Fachardo
Este ensaio enquadra-se numa ideia maior de discussão de Temas Atuais sobre a Capoeira, que encontra sua pertinência frente ao panorama atual de evolução geográfica1 e de dinâmica cultural pelas quais passa o patrimônio cultural brasileiro denominado capoeira. Cumpre salientar que, do prisma da Educação Humana pelo qual nos norteamos – a Educação Física e o Desporto em todos os seus hibridismos científicos –, temos no objeto capoeira um meio e um fim em si mesmo, espectivamente, o que nos permite enquadrá-lo conforme a especificidade de cada disciplina, mas nunca dissociá-lo de sua originalidade cultural. Sendo assim, e partindo do pressuposto de nossa experiência na práxis da capoeira ao longo de anos e, contemporaneamente, como docente assistente desta cadeira de Estudos Práticos na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, bem como através de nossos estudos acadêmicos, que tiveram e têm por objeto esta manifestação brasileira, concluímos ter por significantes a exploração desse mundo ímpar, sua nacionalidade e singularidade cultural; entretanto, quando tratado da óptica antropológica do homo sportivus, personagem histórico que imprime no mundo em que vive as marcas da dinâmica sócio-cultural à qual é afeito, deixa transparecer através desse formato as maiores similitudes e as menores diferenças que concluíram e que confluem para o surgimento, desenvolvimento e dinâmica dos jogos e dos desportos na sua própria ação.
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2839 0 bytes Estação Científica http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Basquete de rua como manifestação da cultura corporal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DUARTE, Ruy José Braga
O presente trabalho está em andamento, a pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar as características do basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador, buscando encontrar elementos variados para a prática pedagógica. A disciplina Educação Física traz o basquete como umas das suas manifestações da cultura corporal que sofre modificações significativas por quem pratica e se relaciona com ela de forma lúdica. O Basquete foi reinventado pela sociedade americana, principalmente os negros, que ao longo dos anos vem interferindo nas suas normas e formas de jogar, sendo chamado de street ball, ou seja, basquete de rua. O basquete de rua vem aos poucos se constituindo em tempo e espaço como referência para a população afro-descendente, por conta disso, tentando corroborar com as relações desse fenômeno esportivo para o afro-descendente colaborando com a inserção do negro na sociedade, pensamos na ação esportiva, que é um dos veículos de formação crítica do conceito de cidadania na busca da emancipação humana. Por ter uma linguagem própria, tem seus significados e significações, é uma mistura de música e esporte, jogo e brincadeira transformando e produzindo novos modelos e estilos de vida. Nossa abordagem está sendo feita na periferia de Salvador: Mussurunga, Cajazeiras, Paripe e Uruguai. Utilizamos um referencial teórico com base no materialismo histórico dialético. Para isso, estamos realizando uma pesquisa qualitativa onde utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) Levantamento bibliográfico nos bancos de teses e literatura sobre a temática; b) realizar as observações (fotos, vídeos, anotações), entrevistas ou questionários; c) levantar, sistematizar e analisar as categorias encontradas; d)dialogar com a literatura sobre a temática. Como resultados provisórios, observamos que existem possibilidades de formar cidadãos emancipados através de movimentos culturais de cunho social e de relevância para a população afrodescendente de Salvador.
Palavras-chave: Educação; Cultura corporal; Basquete de rua.
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12374 0 bytes Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. http://boletimef.org/biblioteca/2853/Basquete-de-rua-como-manifestacao-da-cultura-corporal |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do Ensino Fund |
Versão: pdf Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida
Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.
Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.
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16302 0 bytes Curso em Educação Física - UNICS |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida
O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.
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7078 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Refletindo sobre o Jogo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
Paula, Júlia
Este artigo propõe algumas reflexões sobre o tema jogo, mostrando inicialmente que este é uma entidade sem definição, pois representa uma busca de satisfação de uma necessidade não material do ser. Ele não é exclusivo desta ou daquela sociedade e também não é exclusividade da espécie humana: em todas as culturas há jogo e os animais também jogam. O jogo do bebê é funcional, pois expressa funções específicas da espécie. Já o jogo da criança é expressão de todo o seu ser. O jogo é espontâneo, sério, prazeroso, arrebatador. Ele instaura na criança o sentido de tarefa, bem como o amor à ordem e também a introduz no processo de socialização. Jogo não é sinônimo de esporte, nem de atividade física, pois ele é presente na humanidade desde os primórdios da existência , manifestando-se mesmo no princípio de todas as coisas, no ato da Criação. Tudo, portanto, já foi criado como jogo lá no início, cabendo ao homem recriar sua própria vida na medida em que se entrega a ela de maneira intensa e total, ou seja, em atitude de jogo.
Palavras-chave: Jogo, Espontaneidade, Criação, Recriação.
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645 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 2, Dezembro/1996 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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603 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na Escola |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana
Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.
Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.
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7018 0 bytes UNESP http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd |
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