Categoria: Educação Fisica Artigos |
Análise do somatotipo e condicionamento físico entre atletas de futebol de campo sub-20 |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIBEIRO, Rafael Soncin et al O objetivo deste estudo foi comparar o Somatotipo, Força Explosiva, Velocidade, Resistência Anaeróbica e Aeróbica entre atletas Semiprofissionais e Profissionais da categoria Sub-20. Para tanto, 20 atletas separados nos 2 grupos realizaram os seguintes testes com suas variáveis: Somatotipia (Endomorfia, Mesomorfia e Ectomorfia); Salto Vertical sem Contra-Movimento; Teste de Corrida de Velocidade de 30 metros; Running-based Anaerobic Sprint Test e Yo-yo Intermitent Recovery test. Ambos os grupos assumiram predominância somatotípica de “Mesomorfo Equilibrado”, e demonstraram a importância da Massa Corporal como uma variável a ser relacionada na obtenção da Força Explosiva. Assim, consideramos o Somatotipo e o Condicionamento Físico contribuintes para o melhor desempenho das funções técnico e táticas dos jogadores.
Palavras-chave: Somatotipo. Força Explosiva. Velocidade. Resistência Anaeróbica. Resistência Aeróbica.
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4378 0 bytes Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 4, p. 280-287, out./d http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades pedagógicas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina
Temos o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de ensino. Faremos uso da técnica da pesquisa bibliográfica, procurando discutir a importância de uma Educação direcionada para a cidadania e sinalizando para a necessidade de uma Educação Física escolar voltada para a possibilidade de todos terem acesso ao conteúdo esporte, sem restrições de condições físicas ou níveis de habilidades motoras, respeitando as diferenças entre os alunos. Elegendo a cultura corporal de movimento como referência para a Educação Física escolar, procuramos garantir o acesso a essa cultura, propiciando ao aluno condições de conhecê-la, reproduzi-la, reconstruí-la e transformá-la.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Física Escolar. Esporte.
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4625 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tendências competitivas de atletas no esporte adaptado |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GORGATTI, Márcia Greguol et al
O objetivo deste estudo foi verificar as tendências competitivas de atletas com deficiência. Para tanto, foram pesquisados 29 atletas com deficiência, sendo 12 com deficiência visual (GDV) e praticantes de goalball e 17 com deficiência física (GDF) e praticantes de basquete em cadeira de rodas. Todos os atletas pesquisados tinham pelo menos 5 anos de prática esportiva e experiência recentes em seleções nacionais. Os atletas responderam ao Questionário de Orientação Esportiva (1). A análise estatística foi realizada para a comparação intergrupos (GDV e GDF), sendo utilizado o teste t-student para as medidas quantitativas e o teste de Wilcoxon para medidas qualitativas (p<0,05). Foi possível verificar que a tendência predominante para os atletas no esporte adaptado foi a de estabelecer metas. Também se observa que o GDF mostrou esta tendência significativamente mais acentuada do que o GDV. Estes resultados demonstram predominância de comportamentos em relação às perspectivas internas de melhores resultados, desejo de melhora e superação. Tais comportamentos em geral não são observados para atletas do mesmo nível no esporte convencional, o que evidencia que, para atletas com deficiência, a prática esportiva parece estar mais altamente associada à auto-superação e menos à competição ou à vitória em si.
Palavras-chave: Tendência competitiva. Esporte adaptado. Deficiência visual. Deficiência física. Psicologia do esporte.
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4627 0 bytes Arquivos Sanny de Pesquisa em Saúde, Santos, v. 1, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Indústria Cultural e Esporte devem se interligar pela Publicidade |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAPINUSSÚL, José Maurício
O presente trabalho objetiva estabelecer um elo entre esporte e indústria cultural, a partir do instante em que ambos norteiam seus procedimentos, dentro de uma visão moderna e realista, sem mascaramentos e hipocrisia, por princípios de comercialização e lucro, naturalmente obedecendo a princípios éticos e morais, sem apelar para expedientes que a sociedade crítica condena. Tendo origem na década de 40 (1947) na Alemanha, a indústria cultural teve no berlinense Theodor Adorno o seu grande apologista, segundo ele, representando o estudo da comunicação sob o enfoque dos efeitos sociais de caráter ideológico dos meios de comunicação, efeitos esses que subordinam a ideologia ao princípio de comercialização da informação. A influência da indústria cultural, segundo opiniões de intelectuais que se aprofundaram no estudo do problema, pode ser prejudicial para o esporte, exigindo providências capazes de neutralizar este lado negativo, utilizando-se o recurso da publicidade como uma espécie de antídoto, cuja aplicação viria beneficiar o esporte.
Palavras-chave: Cultura. Esporte. Publicidade.
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4749 0 bytes Revista de Educação Física http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Motivos que levam adolescentes a praticarem futsal |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NUÑEZ, Paulo Ricardo Martins et al
Nos últimos anos, os estudos relacionados à psicologia esportiva têm ganhado considerável espaço no meio acadêmico brasileiro, principalmente naqueles relacionados aos aspectos motivacionais. Conhecer os motivos que levam jovens a praticarem determinada modalidade esportiva é de grande relevância para professores e treinadores, pois a motivação é pré-requisito para a permanência de um indivíduo em um programa esportivo. Diante do exposto, este estudo teve por objetivo avaliar os motivos que levam adolescentes a praticarem futsal. A amostra foi composta por 100 alunos/atletas, de 13 a 16 anos, do sexo masculino, inscritos em sete equipes de escolas particulares de Campo Grande – MS. Como instrumento, utilizou-se o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998). Os dados mostram que praticar futsal para o rendimento esportivo (M= 3,92) configura-se como a principal motivação de adesão ao esporte, seguido pela saúde (M= 3,79) e pela amizade/lazer (M= 3,34). A maior motivação dos jovens em praticarem futsal para o rendimento esportivo pode ser em decorrência dos adolescentes terem um grande ímpeto para atividades competitivas, uma vez que, por intermédio delas, suas potencialidades são evidenciadas.
Palavras-chave: Rendimento esportivo. Saúde. Lazer.
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4816 0 bytes Conexões, Campinas, v. 6, n. 1, p. 67-78, 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Verificação e comparação do nível de atividade física obtidos com pedômetro e o Teste de Milha |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GZGIK, Zelir Marizette
O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de atividade física de professores aparentemente saudáveis e que não se ocupam com atividades físicas, a não ser as laborais. Esta pesquisa descritiva foi aplicada em 6 professores com idade média de 43 anos. A população em questão são os 31 professores de um colégio estadual da cidade de Salto do Lontra – PR. A amostra, constituída por 3 homens e 3 mulheres, foi monitorada durante 1 dia de trabalho laboral, utilizando-se um pedômetro. O teste de caminhada de 1 milha foi realizado em dias subsequentes (sem o uso do pedômetro) a fim de comparamos o nível de atividade física, obtidos conforme classificação estipulada pelo equipamento e o teste em questão. O pedômetro demonstrou que os homens realizaram em média 6.248 e as mulheres 7.010 passos/dia. Estes valores referenciam uma classificação de “pouco ativo – sem esporte” para ambos os gêneros. Já o teste da caminhada de 1 milha, o qual proporciona uma classificação baseado em valores de VO2máx., apresentou uma média de 43,64 ml/kg/min (± 1,54) para homens (classificação boa) e 32,14 ml/kg/min (± 7,64) para mulheres (classificação média). Concluiu-se que as duas formas de investigação do nível de atividade física (pedômetro e teste da milha) indicam classificação inadequada para a amostragem e que estes professores precisam melhorar seus hábitos de vida, principalmente as mulheres. Sugere-se que sejam buscadas atividades compensatórias ao sedentarismo laboral, típico da categoria, como forma de prevenir doenças e melhorar o nível de atividade física.
Palavras-chave: Atividade física. Pedômetro. Hábitos de vida. Aptidão física.
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4840 0 bytes Faculdade: União de Ensino do Sudoeste do Paraná ( http://www.revistajopef.com.br/sumario.htm |
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