Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula
A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.
Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.
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6535 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física dialógica: uma experiência de intervenção no ensino fundamental |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARMO, Clayton da Silva; GONÇALVES JUNIOR, Luiz
As diversas dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar, dentre elas o baixo índice de participação e interesse das crianças nas aulas, fizeram com que surgissem algumas inquietações que remetem à revisão de nossa metodologia e estratégias de ensino e de aprendizagem. Assim, realizamos intervenção baseados pela pedagogia dialógica, após levantamento de tema gerador junto a comunidade escolar, em aulas regulares do componente curricular educação física em uma turma de 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo deste estudo foi o de analisar a aceitação, participação e significação dos/as educandos/as na utilização da perspectiva dialógica na educação física escolar. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa com inspiração na fenomenologia. As intervenções foram sistematicamente registradas em diários de campo, dos quais, após a identificação das unidades de significado, emergiram cinco categorias: A) “Escolhendo o tema gerador”, B) “Dialogicidade nas aulas de Educação Física”, C) “Contribuições da professora de sala”, D) “Atividades originadas a partir da dialogicidade” e E) “Resistência na realização das tarefas”. Tais categorias possibilitaram a construção dos resultados. Consideramos que, dentre as dificuldades encontradas na intervenção, uma das mais preocupantes foi a resistência inicial das crianças em realizarem as tarefas de casa e as atividades em aula, bem como condutas que atrapalhavam a conversação. Favoravelmente observamos o desenvolvimento da autonomia e o rompimento gradual da resistência das crianças em realizar atividades nas aulas, com mudanças na conduta gerando situações de cooperação, solidariedade e responsabilidade, nova conduta que entendemos dever-se ao trabalho desenvolvido com a temática respeito, mais do que isso, nos indicam a aceitação e significação dos/as educandos/as do transcurso da intervenção com a pedagogia dialógica.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Física Escolar. Pedagogia Dialógica.
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2208 0 bytes CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONGRESSO IBERO–A http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.
Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.
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13316 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
É o futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica preliminar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SHIKIDA, Cláudio Djissey; SHIKIDA, Pery Francisco Assis Uma afirmação de senso comum – entre economistas e não-economistas é a de que o “futebol é o ópio do povo”. Este artigo representa uma tentativa original de se responder a esta pergunta. Argumenta-se que um aumento do tamanho do poder arrecadatório do governo pode ocorrer sem reação correspondente por parte do brasileiro comum pois o brasileiro substituiria “reação” ao aumento do governo pela “válvula de escape” representada pelo futebol. Assim, evidências preliminares da ação predatória do Estado sobre o número de pagantes em jogos do campeonato “Brasileirão” são captadas pelos “dias de servidão”, controlando-se por inovações institucionais/tecnológicas, o nível geral de preços e variações nas regras do campeonato. Encontra-se que, ceteris paribus, o aumento de 1% nos dias de servidão do brasileiro gera um aumento de 1% no número de pagantes aos jogos, em um ano.
Palavras-chave: Análise econométrica dos esportes. Futebol. Carga tributária.
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868 0 bytes ENCONTRO DE ECONOMIA PARANAENSE, 3., 2004, Londrin http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping genético e esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
RAMIREZ, Andréa; RIBEIRO, Álvaro Antônio Carneiro Pinto
Em uma época em que as Ciências do Esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhora do desempenho esportivo dos praticantes de esportes de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de novos métodos e substâncias em suas mais amplas implicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. Pelo método dialético vêm as linhas a seguir com o objetivo de propor novo enfoque sobre o que é atualmente considerado doping genético pela Agência Mundial Antidoping, assim como para enfatizar a necessidade de buscar uma solução mais adequada à inevitável evolução e impacto que terão as tecnologias biomoleculares na humanidade e, logo, no esporte de alto rendimento. Com a apropriação de conceitos de áreas do conhecimento humano como a Biologia, o Direito e a Filosofia, este ensaio se propõe a auxiliar na compreensão de elementos centrais do doping genético e a provocar o surgimento de novas interrogações. Considera-se ao final que o tratamento dado pela Agência Mundial Antidoping à utilização de tecnologias biomoleculares corresponde apenas em parte às transformações por que passa o mundo e às expectativas do Movimento Olímpico quanto à sua razão de existir.
Palavras-chave: Doping Genético. Esportes. Tecnologias Biomoleculares. Agência Mundial Antidoping. Direito.
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3802 0 bytes Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Hum http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping e mulheres nos esportes |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries; VOTRE, Sebastião Josué
O objetivo deste ensaio é discutir o doping no esporte feminino. O texto aborda as barreiras culturais para a inserção das mulheres no esporte, a reserva masculina, a difusão do doping e as mudanças verificadas no corpo das mulheres atletas. Ao final, apresentamos algumas considerações sobre o doping na natação feminina, a partir de entrevistas realizadas com três atletas olímpicas do Brasil, participantes dos Jogos Olímpicos de Munique, 1976; Seul, 1988; e Sidney, 2000.
Palavras-chave: Doping. Mulheres. Esporte.
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8786 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina http://www.boletimef.org |
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